Biblioteca

Seja um dos 26 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Dissertação

O jogo de futebol no contexto escolar e extraescolar

encontro, confronto e atualização
Título original / alternativo

The game of soccer in context of school and of out-of-school: encounter, confrontation and updating

Ano

2009

Faculdade/Universidade

Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas

Orientador(a)

Jocimar Daolio

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Educação Física

Título em inglês

The game of soccer in context of school and of out-of-school: encounter, confrontation and updating

Páginas

162

Arquivos

Resumo

A partir do pressuposto de que alunos aprendem também em contextos extraescolares (comunitários e familiares, por exemplo), este estudo objetivou compreender como o jogo de futebol das aulas de Educação Física está inserido em uma dinâmica de encontro, confronto e atualização em relação ao jogo de futebol extraescolar. Foram observadas 22 aulas de Educação Física e 5 jogos extraescolares discentes de futebol. Além disso, foram realizadas 18 entrevistas com 12 alunos pertencentes a duas turmas de 7ª e duas de 8ª séries do ensino fundamental público em Campinas, São Paulo. A análise cultural realizada constatou a existência de três temas (regras do jogo, saber jogar e jogo de meninas e meninos) que emergiram na dinâmica de encontro, confronto e atualização; bem como evidenciou implicações pedagógicas para a aula de Educação Física, tendo em vista que a noção da formação da cidadania é problemática em relação à condição do jogo de futebol no Brasil.

Palavras-Chaves: Educação Física Escolar; Mediação de Saberes; Ação Humana; Alunos; Futebol; Cultura.

Abstract

From the assumption that students also learn out-of-school context (family and community, for example), this study aimed to understand how the game of soccer of the Physical Education classes is inserted in a dynamic of encounter, confrontation and updating, regarding the game of soccer of out-of-school. There were observed 22 classes of Physical Education and 5 games of soccer of some students, out-of-school. In addition, 18 interviews were conducted with 12 students belonging to two classes of 7th and 8th grades of the elementary education of a public school in Campinas, São Paulo. The cultural analysis conducted found the existence of three issues (game rules, know play, and game of girls and boys) that emerged in the dynamics of encounter, confrontation and updating; as well as has evidenced implications for the Physical Education classes, in order that the training notion of citizenship is problematic in relation to the game of soccer in Brazil.

Keywords: Physical Education at School; Mediation of knowledge; Human Action; Students; Soccer; Culture.

Sumário

Cenas introdutórias, 23

1 Uma dérmache metodológica sócio-cultural, 29
1.1 Um olhar, ouvir e escrever acerca da ação discente, 30
1.2 Cenas de interpretação, 37

2 A construção sócio-cultural de uma escola, 39

3 Aulas de Educação Física como contexto, 51
3.1 O Comodato, 52
3.2 A organização das aulas de educação física, 56
3.3 Protagonistas, 69

4 Do jogo com e sem regras, 73
4.1 O início, o desenrolar e o encerramento de cada jogo, 73
4.2 De acordos, saberes e cavalar, 82

5 Saber jogar, 95
5.1 Saber giros, 97
5.2 Compartilhar saberes, 104

6 Jogo de meninas e meninos, 117
6.1 Cada jogo, 118
6.2 De estátuas (e) domésticas congênitas, 129

7 Dos fins: considerações acerca do jogo de futebol escolar e extraescolar, 143

Referências, 155

Apêndices, 161
APÊNDICE A, 162

Referência

BUSSO, Gilberto Leandro. O jogo de futebol no contexto escolar e extraescolar: encontro, confronto e atualização. 2009. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.
Cadastre-se para receber novidades