Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
TCC

Tecnologias disciplinares para vigiar e punir o torcedor brasileiro e chileno

Ano

2018

Faculdade/Universidade

Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas

Tema

TCC

Área de concentração

Bacharel em Educação Física

Páginas

40

Arquivos

Resumo

No presente estudo analisamos as principais medidas de segurança para os estádios de futebol no Brasil e no Chile através das respectivas legislações: Estatuto de Defesa do Torcedor e Plan Estadio Seguro. Primeiro, apresentamos os principais conceitos de Foucault no livro Vigiar e Punir para exacerbar as relações de poder ocultas em suas tecnologias disciplinares sobre os corpos. Depois, utilizamos como metodologia a análise bibliográfica de publicações acadêmicas sobre ambos os documentos. Concluímos que tais medidas se legitimam em princípios equivocados, sem que se surpreenda com o fracasso contínuo de seus resultados na prevenção da violência. E na persistência de formas de torcer que a elas resistem.

Palavras-chaves: Futebol; Violência; Segurança; Disciplina; Torcidas Organizadas.

Resumo (outro idioma)

En la presente investigación hemos analisado las principales medidas de seguridad em los estadios de fútbol en Brasil y en Chile a traves de sus respectivas legislaciones: Estatuto de Defesa do Torcedor y Plan Estadio Seguro. Arrancamos con la presentación de los principales conceptos de Foucault en el libro Vigilar y Castigar para señalar las relaciones de poder ocultas em sus tecnologias disciplinares sobre los cuerpos. A seguir, hemos utilizado como metodologia el análisis bibliográfica de investigaciones académicas sobre ambos documentos. Hemos concluído que tales medidas se legitiman em princípios engañosos, sin que se surpreenda con el fracaso contínuo de sus resultados en la prevención de la violencia. Y, además, con la persistencia de maneras de alentar que resistan a ellas.

Palabras-claves: Fútbol; Violencia; Seguridad; Disciplina; Barras Bravas.

Sumário

INTRODUÇÃO, 7

1 O REFERENCIAL TEÓRICO FOUCAULTIANO, 14

2 VIOLÊNCIA E SEGURANÇA NO FUTEBOL BRASILEIRO: ESTATUTO DE DEFESA DO TORCEDOR, 17

3 VIOLÊNCIA E SEGURANÇA NO FUTEBOL CHILENO: O PLAN ESTADIO SEGURO, 24

CONSIDERAÇÕES FINAIS, 28

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, 35

Referência

PERINA, Fabio. Tecnologias disciplinares para vigiar e punir o torcedor brasileiro e chileno. 2018. 40 f. TCC (Bacharel em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2018.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A