Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
TCC

Um podcast sobre o Club Atlético 3 de Febrero e o jornalismo esportivo de Ciudad Del Este na contemporaneidade

Ano

2021

Faculdade/Universidade

Centro Universitário União Dinâmica das Cataratas

Tema

TCC

Área de concentração

Bacharelado em jornalismo

Páginas

112

Arquivos

Resumo

O futebol fascina as pessoas, tendo surgido ainda antes de Cristo, porém não sob as regras atuais. Grande parte dos historiadores afirmam que o futebol no formato atual teve início na Inglaterra no século XVIII ou XIX, sendo os ingleses a definirem a maior parte das regras do futebol como é conhecido hoje. No Brasil, no início, o futebol era esporte das elites e foi introduzido pelos jovens que tinham ido estudar na Europa e trouxeram a bola e a nova moda. Com o crescimento da industrialização no Brasil, os jovens trabalhadores das indústrias passam a praticar o futebol nas várzeas, porém os jogos da população pobre e dos “de cor” não eram valorizados e nem aceitos. No início do século XX, o Brasil formou sua primeira seleção oficial. Hoje, o futebol é amplamente divulgado nos meios de comunicação, mas nem sempre foi assim. Houve um tempo em que os meios de comunicação não viam o futebol como esporte importante para atrair pessoas e melhorar as vendas ou a lucratividade. Os meios de comunicação foram evoluindo da mídia impressa e do rádio para a televisão e a internet. Com a internet, o rádio pode evoluir da audição imediata para a audição na hora que for mais conveniente para o ouvinte: o podcast. Esta nova forma de distribuir conteúdo está sendo cada vez mais consumida. Os principais referenciais teóricos estão pautados em Coelho, Bezerra e Lima sobre o radiojornalismo, César, Neuberger, Gomes e Santos, Almeida e Magnoni discorreram sobre o rádio, Boscariol, Luiz e Lopes conceituaram podcast. O tema a ser abordado é a importância do Club Atlético 3 de Febrero, uma equipe sediada em Ciudad del Este (Paraguai) para a mídia local e regional. Neste âmbito, buscou-se dissertar um pouco a respeito da história do C. A. 3 de Febrero e relacioná-la historicamente como a mídia local tratou de divulgar e apoiar o clube. O objetivo geral foi demonstrar a relevância do Club Atlético 3 de Febrero para os meios de comunicação do jornalismo esportivo em Ciudad del Este por meio de um podcast. A metodologia para a parte teórica está pautada nas pesquisas bibliográficas, quantitativa e qualitativa. A pesquisa quantitativa foi feita por meio de questionário online com o objetivo de entender como as pessoas que participaram respondendo o questionário percebem o futebol, o jornalismo e o jornalismo esportivo, bem como o interesse em consumir podcast. A pesquisa qualitativa por meio de entrevistas com membros da diretoria do Club Atlético 3 de Febrero, jogadores, ex-jogadores, fotógrafa, assessor de imprensa, torcedores, jornalistas, visando perceber como cada um se relaciona com o clube foco deste trabalho, como percebem o jornalismo e a relação do jornalismo com o Club Atlético 3 de Febrero. A criação do podcast será o produto de conclusão da pesquisa para demonstrar qual a relevância do Club Atlético 3 de Febrero para os meios de comunicação do jornalismo esportivo em Ciudad del Este. A internet se mostrou uma excelente opção de divulgação por ser uma mídia gratuita e pela possibilidade de interação do ouvinte com o podcast em forma de curtidas, comentários e engajamento.

Palavras-chave: Podcast. Futebol. Esportes. Jornalismo. Rádio. 

Abstract

Football fascinates people, having appeared before Christ, but not under current rules. Most historians claim that football in its current format began in England in the 18th or 19th century, with the English defining most of the rules of football as it is known today. In Brazil, in the beginning, soccer was a sport of the elites and was introduced by young people who had gone to study in Europe and brought the ball and the new fashion. With the growth of industrialization in Brazil, young industrial workers started to play soccer in the floodplains, but the games of the poor population and of the “colored” were neither valued nor accepted. At the beginning of the 20th century, Brazil formed its first official selection. Today, football is widely publicized in the media, but this was not always the case. There was a time when the media did not see football as an important sport to attract people and improve sales or profitability. The media evolved from print media and radio to television and the internet. With the internet, radio can evolve from immediate listening to listening at the time that is most convenient for the listener: the podcast. This new way of distributing content is being increasingly consumed. The main theoretical references are based on Coelho, Bezerra and Lima on radio journalism, César, Neuberger, Gomes and Santos, Almeida and Magnoni spoke about radio, Boscariol, Luiz and Lopes conceptualized podcasts. The theme to be discussed is the importance of Club Atlético 3 de Febrero, a team based in Ciudad del Este (Paraguay) for the local and regional media. In this context, we sought to talk a little about the history of C. A. 3 de Febrero and relate it historically to how the local media tried to promote and support the club. The general objective was to demonstrate the relevance of Club Atlético 3 de Febrero to sports journalism media in Ciudad del Este through a podcast. The methodology for the theoretical part is based on bibliographic, quantitative and qualitative research. The quantitative research was carried out through an online questionnaire in order to understand how the people who participated, answering the questionnaire, perceive football, journalism and sports journalism, as well as their interest in consuming podcasts. Qualitative research through interviews with members of the board of directors of Club Atlético 3 de Febrero, players, former players, photographer, press officer, fans, journalists, in order to understand how each one relates to the club that is the focus of this work, as they perceive journalism and the relationship of journalism with Club Atlético 3 de Febrero. The creation of the podcast will be the product of the conclusion of the research to demonstrate the relevance of Club Atlético 3 de Febrero for the media of sports journalism in Ciudad del Este. The internet proved to be an excellent dissemination option because it is a free medium and because the listener can interact with the podcast in the form of likes, comments and engagement.

Keywords: Podcast. Soccer. Sports. Journalism. Radio.

Sumário

1 INTRODUÇÃO, 16

2JORNALISMO ESPORTIVO, 19
2.1 FUTEBOL NO BRASIL E NO MUNDO, 19
2.2 JORNALISMO ESPORTIVO, 27
2.3 O JORNALISTA ESPORTIVO, 33
2.4 O JORNALISMO ESPORTIVO NO RÁDIO, 38
2.5 O JORNALISMO ESPORTIVO NA TELEVISÃO, 40
2.6 JORNALISMO ESPORTIVO NA INTERNET, 44

3 O PODCAST NO JORNALISMO, 47
3.1 O RADIO E SUAS CARACTERÍSTICAS, 47
3.2 A RADIODIFUSÃO NO BRASIL, 50
3.3 O ADVENTO DA INTERNET E A RELAÇÃO COM O RÁDIO, 53
3.4 CONCEITO DE PODCAST, 57
3.5 PODCAST NO BRASIL, 59
3.6 PODCAST E O CENÁRIO DO JORNALISMO ESPORTIVO, 62

4 METODOLOGIA, 64
4.1 ESPECIFICAÇÃO DO PROBLEMA, 64
4.2 MÉTODOS DA PESQUISA, 64
4.3 POPULAÇÃO AMOSTRADA, 66
4.4 INSTRUMENTO E PROCEDIMENTOS PARA A COLETA DE DADOS, 66
4.5 ANÁLISE DE DADOS, 67
4.5.1 Análise da pesquisa quantitativa, 67
4.5.1.1 Local onde reside, 67
4.5.1.2 Conteúdo esportivo, 68
4.5.1.3 Qual opção ao consumir conteúdo esportivo, 68
4.5.1.4 Plataformas utilizadas para consumir conteúdo jornalístico, 69
4.4.1.5 Interesses em conteúdo esportivo, 70
4.5.1.6 Tempo dedicado ao consumo de conteúdo esportivo, 70
4.5.1.7 Rede social de preferência para consumir conteúdo, 71
4.5.1.8 Clube preferido, 72
4.5.1.9 Justificativa pela preferência do clube, 73
4.5.1.10 Qual divisão de preferência para assistir, 73
4.5.1.11 Motivo de sua resposta anterior, 74
4.5.1.12 Costuma ouvir podcast, 75
4.5.1.13 Qual conteúdo consome em podcast, 76
4.5.1.14 Você consumiria conteúdo sobre análise de dados para escolha de clubes para transmissão ao vivo?, 77
4.5.1.15 Se o participante conhece o Club Atlético 3 de Febrero, 77
4.5.1.16 A cobertura da imprensa local sobre o Club Atlético 3 de Febrero, 78
4.5.1.17 Consumir podcast voltado ao Club Atlético 3 de Febrero, 79
4.6 Considerações sobre os dados coletados, 79
4.7 Análise da pesquisa qualitativa, 80

5. PRODUTO PODCAST: TODO ROJO, 88
5.1 DEFESA DO PRODUTO, 90
5.2 OBJETIVOS DO PRODUTO, 91
5.3 JUSTIFICATIVA DA REALIZAÇÃO DO PRODUTO, 91
5.4 ASPECTOS EDITORIAIS, 94
5.4.1 Nome do programa, 94
5.4.2 Público alvo, 95
5.4.3 Duração, 96
5.4.4 Número de episódios, 96
5.4.5 Plataforma de distribuição, 97
5.4.6 Capa do programa na plataforma, 97
5.5. PROCESSO DE PRÉ-PRODUÇÃO, 98
5.5.1 Pesquisa, 98
5.5.2 Seleção dos entrevistados, 99
5.5.3 Pauta/roteiro, 99
5.6 PROCESSOS DE EDIÇÃO, 99
5.6.1 Elementos de montagem, 99
5.6.2 Padrão de aberturas e fechamentos, 100
5.6.3 Trilhas, 100
5.7 QUESTÕES TÉCNICAS, 100
5.7.1 Equipamentos, 100
5.7.2 Técnicas de reportagem, 101

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS, 104

REFERÊNCIAS, 106

Referência

BOTTEGA, Abilio Henrique. Um podcast sobre o Club Atlético 3 de Febrero e o jornalismo esportivo de Ciudad Del Este na contemporaneidade. 2021. 112 f. TCC (Bacharelado em jornalismo) - Centro Universitário União Dinâmica das Cataratas, Foz do Iguaçu, 2021.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A