O futebol fascina as pessoas, tendo surgido ainda antes de Cristo, porém não sob as regras atuais. Grande parte dos historiadores afirmam que o futebol no formato atual teve início na Inglaterra no século XVIII ou XIX, sendo os ingleses a definirem a maior parte das regras do futebol como é conhecido hoje. No Brasil, no início, o futebol era esporte das elites e foi introduzido pelos jovens que tinham ido estudar na Europa e trouxeram a bola e a nova moda. Com o crescimento da industrialização no Brasil, os jovens trabalhadores das indústrias passam a praticar o futebol nas várzeas, porém os jogos da população pobre e dos “de cor” não eram valorizados e nem aceitos. No início do século XX, o Brasil formou sua primeira seleção oficial. Hoje, o futebol é amplamente divulgado nos meios de comunicação, mas nem sempre foi assim. Houve um tempo em que os meios de comunicação não viam o futebol como esporte importante para atrair pessoas e melhorar as vendas ou a lucratividade. Os meios de comunicação foram evoluindo da mídia impressa e do rádio para a televisão e a internet. Com a internet, o rádio pode evoluir da audição imediata para a audição na hora que for mais conveniente para o ouvinte: o podcast. Esta nova forma de distribuir conteúdo está sendo cada vez mais consumida. Os principais referenciais teóricos estão pautados em Coelho, Bezerra e Lima sobre o radiojornalismo, César, Neuberger, Gomes e Santos, Almeida e Magnoni discorreram sobre o rádio, Boscariol, Luiz e Lopes conceituaram podcast. O tema a ser abordado é a importância do Club Atlético 3 de Febrero, uma equipe sediada em Ciudad del Este (Paraguai) para a mídia local e regional. Neste âmbito, buscou-se dissertar um pouco a respeito da história do C. A. 3 de Febrero e relacioná-la historicamente como a mídia local tratou de divulgar e apoiar o clube. O objetivo geral foi demonstrar a relevância do Club Atlético 3 de Febrero para os meios de comunicação do jornalismo esportivo em Ciudad del Este por meio de um podcast. A metodologia para a parte teórica está pautada nas pesquisas bibliográficas, quantitativa e qualitativa. A pesquisa quantitativa foi feita por meio de questionário online com o objetivo de entender como as pessoas que participaram respondendo o questionário percebem o futebol, o jornalismo e o jornalismo esportivo, bem como o interesse em consumir podcast. A pesquisa qualitativa por meio de entrevistas com membros da diretoria do Club Atlético 3 de Febrero, jogadores, ex-jogadores, fotógrafa, assessor de imprensa, torcedores, jornalistas, visando perceber como cada um se relaciona com o clube foco deste trabalho, como percebem o jornalismo e a relação do jornalismo com o Club Atlético 3 de Febrero. A criação do podcast será o produto de conclusão da pesquisa para demonstrar qual a relevância do Club Atlético 3 de Febrero para os meios de comunicação do jornalismo esportivo em Ciudad del Este. A internet se mostrou uma excelente opção de divulgação por ser uma mídia gratuita e pela possibilidade de interação do ouvinte com o podcast em forma de curtidas, comentários e engajamento.
Palavras-chave: Podcast. Futebol. Esportes. Jornalismo. Rádio.