Inscreva-se no canal do Ludopédio!

Como é o dia-a-dia de trabalho dos profissionais das categorias de base nos clubes de futebol no Brasil? Qual o papel que as assistentes sociais dos clubes desempenham na formação de jovens atletas? Para entrar nestas questões, o #LudopédioemCasa receberá nesta terça, a partir das 20h30, as assistentes sociais Regiane Ferreira (Corinthians) e Bárbara Parra (Palmeiras).

E para enriquecer o debate, convidamos duas grandes parceiras do Ludo para a mediação: a psicóloga do esporte, pesquisadora do GeFut/UFMG, Marina Dantas, e a nova apresentadora do programa #PorOutroFutebol, pesquisadora e mestranda em serviço social (PUC-SP), Roberta Pereira.

Saiba mais sobre as convidadas:

Regiane Cristina Ferreira
Assistente Social, trabalhadora na área de crianças e adolescentes que praticam e treinam futebol, no Sport Club Corinthians Paulista há 15 anos. Militante do Movimento de Assistentes Sociais no Futebol que faz a defesa dos direitos das crianças e adolescentes que praticam o esporte, desde 2013. Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (2019). Especialista em Serviço Social – Direitos Sociais e Competências Profissionais Cfess/Unb (2010). Graduada pela Faculdade Paulista de Serviço Social de São Caetano do Sul em 2000 (FAPSS São Caetano do Sul). Conselheira estadual do Conselho Regional de Serviço Social de SP, integrante da Comissão de Orientação e Fiscalização Profissional, da Comissão Ampliada de Ética e Direitos Humanos, e do Comitê Assistentes Sociais no Combate ao Racismo do CRESS-SP.

Bárbara Santos Parra
Graduada em Serviço Social pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e aluna no curso de Pós-graduação: Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global – 2021. (PUC- RS). Atuando na Sociedade Esportiva Palmeiras desde 2015, tendo ingressado como estagiária, há 06 anos atuando como Assistente Social no Departamento Socioeducacional das categorias de base. Membro da Comissão de Orientação e Fiscalização Profissional (COFI), da Comissão Ampliada de Ética e Direitos Humanos (CAEDH) e integrante do Comitê de Combate ao Racismo do CRESS/SP. 

Marina de Mattos Dantas

Psicóloga (CRP 04/28.914). Doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP (com estágio pós-doutoral em Estudos do Lazer na UFMG) e mestre em Psicologia Social pela UERJ. Professora substituta no Departamento de Fundamentos da Educação na Universidade Federal do Piauí e no Instituto de Educação Continuada da PUC Minas. Pesquisadora no Grupo da Estudos sobre Futebol e Torcidas (GEFuT/UFMG) e no Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Social do Esporte (GEPSE/UFMG). Produtora  no Programa Óbvio Ululante na Rádio UFMG Educativa.

Roberta Pereira da Silva

Pesquisadora sobre futebol de várzea e racismo no futebol. Doutoranda pela PUC SP Santista e metida a poeta nas horas vagas.
Veja também:
  • 25 de janeiro de 2022

    O trabalho na base: psicologia do esporte

    Marina de Mattos Dantas, Roberta Pereira da Silva
  • 1 de setembro de 2021

    Democracia e 111 anos de Corinthians

    Marco Lourenço, Max Rocha, José Paulo Florenzano, Leonor Macedo, Plínio Labriola Negreiros
  • 4 de agosto de 2021

    Skate e Surf com Giancarlo Machado e Léo Nepomuceno

    Enrico Spaggiari, Marco Lourenço