10.7

Apresentação do GEFuT

Si­lvio Ricardo da Silva 22 de abril de 2010

A partir desse número o GEFuT passará a integrar o time do Ludopédio na seção “Arquibancada”. Portanto, sentimos a necessidade de nessa primeira entrada em campo fazer nossa apresentação. O Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas (GEFuT) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG tem, desde setembro de 2006, se debruçado sobre temas correlatos ao futebol e as torcidas. Cabe ressaltar que os trabalhos desenvolvidos, são, quase que na sua unanimidade referentes à Minas Gerais.

Nosso grupo é composto por professores doutores, doutorandos e mestres; estudantes de graduação e pós-graduação, que para além de suas competências individuais têm em comum a paixão pelo futebol.

GEFUTO GEFuT objetiva contribuir com a produção do conhecimento sobre futebol e o torcer, entendendo que essa produção pode subsidiar a elaboração de políticas públicas para o campo do esporte e do lazer.

Para, além disso, temos atuado no ensino universitário com disciplinas na graduação e na pós graduação e na extensão com dois projetos: Educação para e pelo Torcer, em que realizamos em escolas públicas e particulares de Belo Horizonte, uma série de intervenções voltadas para a formação de professores e de alunos, enfocando o futebol como elemento cultural e a educação para e pelo torcer. Estamos também desenvolvendo o Programa de Rádio “Obvio Ululante, que pretende ampliar nossos horizontes para além do meio acadêmico, utilizando os conhecimentos que estudamos e construímos para dialogar com o público da Rádio UFMG Educativa, em uma discussão que problematize o futebol de forma crítica e com múltiplos olhares, gerando novas reflexões para o ouvinte e para nós mesmos.

O GEFuT está nesse momento está comemorando as primeiras dissertações de mestrado do grupo defendidas no mês de março. São elas: “A invenção do torcer em Belo Horizonte: da assistência ao pertencimento clubístico (1904 – 1930)” do professor Georgino Jorge de Souza Neto; “O torcer no futebol como possibilidade de lazer e a Educação Física Escolar” de autoria do professor Luiz Gustavo Nicácio e “Mulheres torcedoras do Cruzeiro Esporte Clube presentes no Mineirão”, realizada pela professora Priscila Augusta Ferreira Campos. Em andamento temos o desenvolvimento de uma pesquisa do grupo financiada pela REDE CEDES – Secretaria Nacional do Desenvolvimento do Esporte e Lazer (SNDEL) que objetiva estudar o perfil do torcedor organizado de Belo Horizonte, mais especificamente do Cruzeiro Esporte Clube e do Clube Atlético Mineiro. Há dois outros trabalhos de mestrado em andamento: o professor Tiago Felipe da Silva está estudando a torcida do Democrata, um time tradicional de Governador Valadares e a professora Mariana Alves Rodrigues está pesquisando o futebol virtual, a partir da federação luziense de futebol digital.

Bem, o GEFuT estará no Ludopédio a cada 15 dias, com espírito de arquibancada: apaixonados pelo debate e com a esperança que a nossa presença faça diferença.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Como citar

SILVA, Si­lvio Ricardo da. Apresentação do GEFuT. Ludopédio, São Paulo, v. 10, n. 7, 2010.
Leia também:
  • 181.2

    Futebol e infância: a importância da inserção das crianças nos estudos sobre torcidas

    Maria Silva
  • 181.1

    O que significou ser mulher e gostar de futebol? Reflexões sobre experiência, memória e feminismo

    Luiza Sarraff
  • 180.29

    Jovens jogadores, vicissitudes e movimentos

    Alexandre Fernandez Vaz