Logotipo do ProFut
Logotipo do ProFut

O ProFut (Grupo de Estudos e Pesquisas dos Aspectos Pedagógicos e Sociais do Futebol) é um grupo de estudos e pesquisas coordenado pelo professor Osmar Moreira de Souza Júnior, docente do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que congrega estudantes, profissionais de educação física e pesquisadores para discutir e pesquisar o futebol à luz dos referenciais das ciências humanas, com destaque para os campos da pedagogia do esporte, da antropologia e da sociologia. Criado em 10 de maio de 2013, o ProFut tem mantido uma rotina de reuniões regulares com periodicidade variável, voltadas para a leitura e discussão de textos, realização de pesquisas e eventos relacionados ao futebol.

Pesquisador Bruno Martins recebe premiação em Sevilha
Pesquisador Bruno Martins recebe premiação em Sevilha.

 

Público em auditório do Congresso de Treinadores de Sevilha (2016)
Público em auditório do Congresso de Treinadores de Sevilha (2016).

O ProFut tem se destacado pelas pesquisas que investigam projetos de vida de jovens futebolistas nas interfaces com os campos educacional e profissional. Uma das pesquisas realizadas pelo grupo, intitulada “¿Estudiar o jugar al fútbol?: comprendiendo los dilemas que atormentan los proyetos de vida de jóvenes futbolistas brasileños”, foi contemplada com o prêmio de melhor investigação na categoria Comunicação Oral no “II Congreso Mundial de Entrenadores de Fútbol”, realizado em Sevilha-Espanha, de 12 a 14 de junho de 2015. O pesquisador Bruno Martins Ferreira, foi o autor responsável pela apresentação do estudo em Sevilha e destacou que o evento reuniu um grande público de especialistas no futebol, além de renomados profissionais da área.

Festival ProFut de Fútbol Callejero
Festival ProFut de Fútbol Callejero.

O grupo também tem se destacado por dar visibilidade ao movimento de Fútbol Callejero, realizando uma série de pesquisas sobre o tema, tendo recebido o prêmio de melhor tema livre especial no “IX Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana / XV Simpósio Paulista de Educação Física”, na Unesp-Rio Claro, com a pesquisa intitulada “Fútbol Callejero: desafios e potencialidades de uma metodologia para a Educação Popular”.

 

II Copa ProFut de Futebol de Botão
II Copa ProFut de Futebol de Botão.
II Copa ProFut de Futebol de Botão
II Copa ProFut de Futebol de Botão.

Outra frente na qual o ProFut tem sido bastante atuante é na oferta de atividades e eventos extensionistas, destacando-se o Cidade do Futebol, que adotou um modelo de escola de futebol a partir dos pressupostos da pedagogia do esporte; o Futebol em Cena, que realizava exibições de filmes relacionados ao futebol seguidas de debates com convidados estudiosos das temáticas em pauta; o I, II e III Fórum de Pedagogia do Futebol, evento acadêmico reunindo pesquisadores, ex-atletas e treinadores de futebol; a II e III Copa ProFut de Futebol de Botão; o I e II Festival ProFut de Fútbol Callejero; além de mini-cursos e palestras ministradas pelos membros do grupo.

Folder do II Fórum de Pedagogia do Futebol
Folder do II Fórum de Pedagogia do Futebol.

 

Futebol em cena (Linha de passe): coordenador Osmar M. Souza Jr. e palestrante Júlio Palmiéri
Futebol em cena (Linha de passe): coordenador Osmar M. Souza Jr. e palestrante Júlio Palmiéri.

O ProFut está cadastrado no diretório de grupos de pesquisa da plataforma do CNPQ, possuindo duas linhas de pesquisa: Futebol e Sociedade; Pedagogia do Futebol.

Reunião ProFut (agosto de 2015)
Reunião ProFut (agosto de 2015).

 

SÍNTESE DAS PRODUÇÕES DO PROFUT

Organização de Eventos Acadêmicos e Esportivos

I Fórum de Pedagogia do Futebol:  2013 – Formação de atletas, futebol profissional e futebol feminino – 2013

II Fórum de Pedagogia do Futebol: Atuação Profissional, formação e reconversão de futebolistas – 2014

III Fórum de Pedagogia do Futebol: Futebóis Possíveis – 2015

II Copa ProFut de Futebol de botão: Copa do Mundo Masculina – 2014

III Copa ProFut de Futebol de botão: Copa do Mundo Feminina – 2015

I Festival ProFut de Fútbol Callejero – 2014 (infantojuvenil)

II Festival ProFut de Fútbol Callejero – 2015 (adulto, participação de movimentos sociais e coletivos – refugiados políticos, estudantes africanos, estudantes indígenas, coletivo anarquista/feminista e ONG em defesa de Direitos Humanos)

Minicursos e Intervenções

Oficinas: “Futebol também se aprende” – Sesc Piracicaba (2014)

Minicurso: “Pedagogia do futebol: conhecimentos críticos e corporais do jogo” – Centro Universitário Claretiano de Batatais – XIV Encontro de Iniciação Científica (2015)

Palestra: “As questões atitudinais na Copa SESC de Futsal 2016” – Sesc São Carlos (2016)

Atividades de Extensão

  • “Cidade do Futebol: aprendendo futebol e conhecendo o mundo”: escola de futebol para meninos e meninas com o objetivo de ensinar mais do que futebol a todos(as).
  • “Futebol em Cena”: cineclube com exibição e debate de filmes que tematizam o futebol.

Apresentação de pesquisas em eventos científicos

  • Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?: apontamentos sobre a formação de futebolistas na perspectiva de treinadores de categorias de base (IV Congresso Internacional de Jogos Desportivos – 2013)
  • Futebol como projeto profissional para meninos e meninas – (Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – 2013)
  • Diálogos possíveis entre o futebol de rua e a pedagogia do esporte (I Seminário Futebol e Cultura – 2014)
  • Juventudes, futebol e projetos de vida: perspectivas de futebolistas das categorias de base de um clube paulista (II Simpósio Internacional de Estudos sobre o futebol. Expressões, Memórias, Resistências e Rivalidades – 2014)
  • Álbum da Copa nas escolas: da proibição aos projetos pedagógicos (IX Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana – 2015)
  • Fútbol Callejero: desafios e potencialidades de uma metodologia para a Educação Popular (IX Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana – 2015)
  • Fútbol Callejero e Educação Física escolar: a explicitação dos saberes atitudinais pelo jogo em três tempos (VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA DO ESPORTE – 2015)
  • Fútbol Callejero: o jogo como espaço de formação para o diálogo (67ª Reunião Anual da SBPC)
  • Quando as meninas tomam a rua: as relações de gênero no Fútbol Callejero (XIX Conbrace – 2015)
  • ¿Estudiar o jugar fútbol?: comprendiendo dilemas que atormentan los proyectos de vida de jóvenes futbolistas brasileños (II Congreso Mundial de Entrenadores de Fútbol – Sevilha-ES – 2015)

Publicações em periódicos científicos

Revista Mineira de Educação Física: “Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?: apontamentos sobre a formação de futebolistas na perspectiva de treinadores de categorias de base”. (2013)

Fútbol-Tactico: Revista professional de Fútbol y Fútbol Sala (Espanha): “Estudiar o jugar al fútbol? : Comprendiendo dilemas que atormentan los proyectos de vida de jóvenes futbolistas brasileños” (2015)

Revista Corpoconsciência: “Pedagogia do Futebol: Desenvolvimento de seus princípios pedagógicos em uma escola de futebol de base espanhola”. (2016)

Premiações e Menções Honrosas

  • Melhor trabalho investigativo no II Congresso Mundial de entrenadores de fútbol  -Estudiar o jugar al fútbol?: “Comprendiendo dilemas que atormentan los proyectos de vida de jóvenes futbolistas brasileños” (2015)
  • Menção Honrosa no CONIPE – Congresso Internacional de pedagogia do esporte – “Pedagogia do Futebol: Desenvolvimento de seus princípios pedagógicos em uma escola de base espanhola” (2016)
  • Menção Honrosa no V Congresso Estadual e II Congresso Nacional de Educação Física Escolar – “Ensinar mais que futebol: experiências pedagógicas em uma escola de formação espanhola” (2016)
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Osmar Moreira de Souza Júnior

Professor Adjunto no Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).  Licenciado em educação física pela Unesp-Rio Claro (1992); mestre em ciências da motricidade pela Unesp-Rio Claro (2003) e doutor em educação física pela Unicamp (2013). Líder do Grupo de estudos e pesquisas dos aspectos pedagógicos e sociais do futebol (ProFut).

Bruno Martins Ferreira

Mestrando em Educação pela UFSCar, estudando a temática futebol; Graduado em Educação Física pela UFSCar e UV (Universitat de Valência - Espanha).

Maurício Mendes Belmonte

Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar - ingresso 2015). Mestre em Educação e Licenciado em Educação Física (UFSCar - 2014 e 2011, respectivamente). Tem realizado seu engajamento científico-político ancorado nos horizontes das Epistemologias do Sul, observando, em especial, os preceitos da Pedagogia Dialógica, da Filosofia da Libertação e da Fenomenologia Existencial na busca por ampliar seus saberes e experiências no campo do Ócio/Lazer em suas interfaces com a Educação Popular, em meio a sua práxis educativa de Educação para a Paz. Atualmente tem se dedicado ao desenvolvimento de sua pesquisa de doutorado, fomentada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), que se encontra com o título provisório de “Fútbol Callejero: processos educativos emergentes das interfaces entre jogo, motricidade humana e pedagogia dialógica, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CEP-Plataforma Brasil) sob parecer número 15.565.644. Esta pesquisa está sendo realizada em parceria com a Universidade de Vigo (Campus Pontevedra - Espanha) por meio do Programa Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE-2016). De maneira concomitante e complementar, também participa do Grupo de Estudos e Pesquisa dos Aspectos Pedagógicos e Sociais do Futebol (ProFut-UFSCar).

Como citar

SOUZA JúNIOR, Osmar Moreira de; FERREIRA, Bruno Martins; BIANCONI, Ana Cláudia; BELMONTE, Maurício Mendes; RAMOS, Glauco Nunes Souto. ProFut: quem somos e o que fazemos. Ludopédio, São Paulo, v. 93, n. 10, 2017.
Leia também:
  • 100.8

    Laura: a menina que joga no time dos meninos por mérito, mas é proibida pela norma

    Osmar Moreira de Souza Júnior, Ana Cláudia Bianconi
  • 96.4

    Quando as meninas invadem o campo dos meninos: conheçam a Laura

    Ana Cláudia Bianconi, Osmar Moreira de Souza Júnior
  • 94.32

    As questões atitudinais em uma competição de futsal: relato de uma intervenção

    Maurício Mendes Belmonte, Bruno Martins Ferreira, Osmar Moreira de Souza Júnior, Ana Cláudia Bianconi, Glauco Nunes Souto Ramos