Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Tese

A Fortaleza da Copa

imagens da cidade no campo e megaeventos esportivos.
Ano

2016

Faculdade/Universidade

Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal do Ceará

Tema

Tese

Área de concentração

Doutorado em Sociologia

Páginas

263

Arquivos

Resumo

Megaeventos como a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 são vistos pelos países que se candidatam a sediá-los como oportunidades de negócios e exposição mundial. Bilhões de dólares são investidos pelo poder público e capital privado no intuito de divulgar uma imagem positiva das cidades, incentivando o consumo do espaço urbano, seja por fluxos de capitais solventes, com o turismo de entretenimento ou de eventos, seja através do incremento do capital imobiliário, verificado através de projetos de modernização da infraestrutura urbana. Nesta perspectiva, a imagem de Fortaleza a partir de sua candidatura a cidade-sede da Copa do Mundo 2014, bem como o projeto de desenvolvimento nela contido é o alvo da análise que ora se enseja. Considera-se no presente trabalho a tese de que a atuação de Fortaleza como cidade-sede esteve ligada, sobretudo, à estratégia governamental de dinamização do turismo em nível global, assim como, de enobrecimento do espaço urbano na Cidade e não à produção de legados tangíveis relacionados à redução de problemas infraestruturais ou de mobilidade, como se previu na Matriz de Responsabilidade da Copa.

Abstract

Mega-events like a FIFA World Cup Brazil 2014 have been seen as an opportunity to business and world exhibition. Billions of US dollars are invested by the governments and by the private capital to show a positive image, encouraging the urban space use, either by the solvent capital flows, by entertainment or touristic events, or by projects of urban infrastructure modernization. Fortaleza’s host city candidature for the World Cup 2014, as well as the development project therein, it’s the target of this thesis. The main purpose here is to show that Fortaleza as a World Cup host city was a local government strategy to insert the city in the world touristic circuit, not an action to solve the urban problems concerning mobility or infrastructure like announced at the World Cup Responsibilities Matrix.

Sumário

INTRODUÇÃO – A Copa do Mundo 2014 em Fortaleza e suas disputas
simbólicas, 1

CAPÍTULO 1 – OS MEGAEVENTOS ESPORTIVOS E A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DAS CIDADES, 11
1.1.A imagem de uma cidade como “política pública”, 13
1.2. A governança empreendedorista e a cidade global como um novo paradigma, 22
1.3. O processo de modernização da capital cearense a partir dos Governos das Mudanças, 29
1.4. O turismo como vetor de marketing e desenvolvimento local, 33
1.5. A questão dos “legados” e dos impactos da realização de um megaevento em uma cidade, 43
1.6. A construção da Copa do Mundo como o maior espetáculo esportivo da Terra, 48
1.7. Copas no contexto de países em desenvolvimento: A Copa da África do Sul 2010 e analogias com o caso brasileiro, 53

CAPÍTULO 2 – A CONSTRUÇÃO DA COPA NO BRASIL E AS IMAGENS DE FORTALEZA PRODUZIDAS PELO PODER PÚBLICO, 56
2.1. A política em jogo, 56
2.2. A Lei geral da Copa e arranjos institucionais, 64
2.3. O Governo Cid Gomes e a Fortaleza como cidade avant guard, 70
2.4. A candidatura de Fortaleza e a busca pela construção da imagem de sede-modelo, 78
2.5. A Arena Castelão como palco de disputas, 95

CAPÍTULO 3 – IMAGENS DE OUTROS AGENTES DA COPA EM FORTALEZA, 105
3.1. Imagens da mídia sobre a Copa em Fortaleza, 105
3.2. O capital privado e as imagens da valorização imobiliária, 114
3.3. Imagens de movimentos de resistências, 120

CAPÍTULO 4 – AS COPAS EM FORTALEZA: IMAGENS E IMAGINÁRIO, 134
4.1. A Mobilidade Urbana como legado?, 134
4.2. Os Investimentos em estádios, 139
4.3. Portos e aeroportos, 145
4.4. O desenvolvimento turístico, as telecomunicações e a segurança pública como “operação de guerra” para o Mundial, 148
4.5. Impactos em Fortaleza do evento-teste segundo o discurso oficial, 151
4.6. A aquisição dos ingressos e os momentos dos jogos, 155
4.7. Fortaleza se abre ao mundo: o pré-jogo e os jogos de encontros no Mundial, 162

CAPÍTULO 5 – DEPOIS DA FESTA: A IMAGEM COMO LEGADO, 180
5.1. A Copa de 2013 e a “Copa das Copas?, 182
5.2. Imagens e indicadores turísticos do Mundial no Brasil, 189
5.3. Imagens e indicadores turísticos do Mundial em Fortaleza, 200
5.4. O uso do Castelão 212

CONSIDERAÇÕES FINAIS, 217

REFERÊNCIAS, 222
ANEXO A – Empreendimentos/ações em mobilidade urbana previstos ou executadas nas cidades-sede da Copa 2014, 243
ANEXO B – Ações na segurança pública para a Copa 2014, 246
ANEXO C – Pontos de estacionamento, transporte coletivo e desembarque para o Estádio Castelão durante a Copa 2014, 247

Referência

VASCONCELOS, Leonardo Costa de. A Fortaleza da Copa: imagens da cidade no campo e megaeventos esportivos.. 2016. 263 f. Tese (Doutorado em Sociologia) - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A