Sumário
Introdução, 10
1. Considerações sobre a pesquisa, 12
2. Um plano geral, 15
3. Observações sobre a apresentação dos textos, 17 1. O "país do futebol", 21 1. Notas etnográficas sobre um país em transe, 22
1.1 Um tarde de junho no "país do futebol", 22
1.2 O Brasil na Copa e a Copa no Brasil, 24 2. O futebol na cultura brasileira contemporânea, 30
2.1 Caráter nacional brasileiro: um revisão crítica, 32
2.2 Futebol e cultura no Brasil, 42 3. "Na frente da televisão a gente sofre": mídia e Copa do Mundo no Brasil, 50
3.1 Considerações sobre a mídia, 51
3.2 Mídia, mediação e Copa do Mundo no Brasil, 58 4. Copa do Mundo, estados nacionais e um mundo globalizante, 69 2. O discurso publicitário, 80 1. A noção de representação em uma perspectiva antropológica, 81 2. "O melhor dos mundos", 93
2.1 Representações sociais na retórica publicitária, 96
2.2 Publicidade e "duplo-vínculo", 101
2.3 Publicidade e ideologia, 106
2.4 Publicidade e mito, 113 3. Metodologia, 117
1. Pesquisando a mídia na Copa do Mundo, 118
2. Pressupostos metodológicos, 120
3. Delimitação do corpus, 123
3.1 Jornais, 125
3.2 Revistas, 127
3.3 Televisão, 129
4. Análise de anúncios, 132 4. A representação do brasileiro na publicidade, 138
Parte 1 - Temáticas gerais, 140 1.1 Um tempo para jogar, 141
a) Agón: a bola e a publicidade, 145
b) Alea: a Copa e o cassino telefônico, 151
c) Mimicry: a máscara verde-amarela, 154
d) Ilnix: comemora, Brasil!, 157 1.2 Os jogadores: celebridades em um tempo lúdico, 162
a) Reis por um mês, 163
b) Ronaldinho e Roberto Carlos: um paralelo notável, 168 1.3 A "nossa" vitória e a aniquilação do "outro", 187
a) Arrebenta, Brasil: não basta vencer, tem que humilhar, 188
b) Considerações sobre um "canibalismo" simbólico, 199
c) A conquista da França, 204
d) Os campeões do século: derrota e consolo, 217 Parte 2 - Temáticas específicas, 223
2.1 Um mundo masculino: relações de gênero, 224
2.2 Negros jogam, brancos torcem: relações raciais, 241
2.3 Pertencimento e exclusão: relações de classe e trabalho, 263
2.4 Uma vela para cada santo: religião e magia, 280
2.5 Pátria amada, Brasil!: representações da nacionalidade, 289
2.6 A bola e a "bolada": representações do poder econômico, 305
2.7 A seleção do futuro: representações da infância, 313 Conclusão, 327 Índice de pranchas, 346 Referências bibliográficas, 348
, Édison.
a representação do "brasileiro" na publicidade da Copa do Mundo. 2000. 353 f. Tese (Doutorado em Multimeios) - Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.