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Tese

A Seleção Brasileira de futebol nos jogos da Copa do Mundo entre 1930 e 1958

O esporte como um dos símbolos de identidade nacional
Ano

2004

Faculdade/Universidade

Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista

Tema

Tese

Área de concentração

Doutorado em História

Páginas

336

Arquivos

Resumo

Na década de 1930, algumas das manifestações da cultura popular de massa, foram concebidas como símbolos de identidade nacional. Especialmente a partir da implantação do regime do Estado Novo, em 1937, tal idéia foi reforçada. Ela contou com o incentivo de representantes do governo federal, através de órgãos oficiais como o Departamento de Imprensa e Propaganda. Nesse período, várias perspectivas analíticas discutiram o sentido da (re) interpretação de determinados elementos, cujas peculiaridades poderiam remeter a símbolos de unidade da nação. O futebol, como prática esportiva de grande alcance popular, fora objeto dessas reflexões. A realização de campeonatos mundiais, iniciados em 1930, demonstrava o interesse despertado pelo esporte, cabendo-lhe novos sentidos para sua interpretação, como algo que ia além do âmbito esportivo. A verificação do gradativo aumento de espaço destinado às notícias relacionadas aos clubes, e à seleção brasileira, ampliava-se nos periódicos de grande circulação, revelando, em parte, a medida desse interesse. A construção do Maracanã reforçou a dimensão dos significados atribuídos ao esporte. Ao conquistar a Copa do Mundo em 1958, o Brasil passou a ser conhecido como o país do futebol. Esta Tese analisa as razões que levaram à idéia de que o futebol configurou-se, entre as décadas de 1930 e 1950, como um dos símbolos de identidade nacional.

Palavras-Chave: Futebol; Copa do Mundo: Identidade Nacional; Esportes.

Resumo (outro idioma)

Dans les années 30 quelques manifestations de la culture populaire colletive ont été conçues comme des symboles d’identité nationale. Cette idée a pris force depuis le débuit du régimen de l’ Estado Novo en 1937. Elle a eu l’accord et l’apuui des répresentants du gouvernement fédéral par ses organismes officiels, tel le Departamento de Imprensa e Propaganda. Pendant cette periade, des perspectives analytiques ont discuté le sens de la reinterpretation de certains éléments dont les particularités pourraient remettre à des symboles de l’unité de la nation. Le football en tant que pratique sportive de grand apeel populaire avait été l’objet de ces reflexions la réalisation des championnats mondiaux á partir de 1930 rendait évident l’ intérêt pour le sport et détournait, par conséquent, le sens de son interprétation, le plaçant au-delá l’univers sportif les nouvelles Qui concernaient les clubs et l’ équipe brésilienne ont pris place dans la presse écrite de grande circulation ce Qui mettait en évidence la mesure de tel intérêt. La construction du Maracanã vient renforcer , les nouvelles dimensions de la directions attribué à ce sport. Après avoir remporté la coupe du monde de 1958, le Brésil commence à être connu comme le pays du fooball. Cette thèse analyse les raisons selon lesquelles le football devient, entre 1930 et 1950, l’ un des symboles d’identité nationale.

Mots-clé: Football, Coupe du Monde, Indentité Nationale, Sports.

Abstract

In the 1930, some popular culture manifestations were considered as symbols of national identity. This idea was reforced specially when The New State System was built up. This idea had the cooperation of the representative parties of the federal government, through official organizations, such as Printing Press and Advertisement Department. In this period a lot of critics discussed the meaning of (re) interpretation of some elements which could take to symbols of the nation. football, as na sport of great popularity was the sport of these reflections. At the beginning of 1930, they set up the world championship which showed a great number of news related to clubs and our brazilian selection of football increasing in the printing press, showing our interes in this sport. The Maracanã building showed the meaning giving to this sport and when Brazil won the World Cup in 1958, this country began to be known as the country of football. This research aims to analyze the reasons why football was considered in the nineteen thirties and nineteen fifties as one of the symbols of national identity.

Key-words: Football; World Cup; National Identy; Sport.

Sumário

Introdução, 10

Capítulo 1
O significado do futebol na década de 1930, 68

Capítulo 2
A conquista do campeonato mundial de 1938 como uma das formas de propaganda de regimes políticos, 111

Capítulo 3
A atividade esportiva no Brasil: um dos instrumentos de fortalecimento da nação, 173

Capítulo 4
A construção de centros esportivos, 204

Capítulo 5
Brasil: O país do futebol, 235

Considerações Finais, 304
Fontes, 313
Referência Bibliográfica, 318
Resumo, 332
Abstract, 333
Résumé, 334

Referência

SILVA, Eliazar João da. A Seleção Brasileira de futebol nos jogos da Copa do Mundo entre 1930 e 1958: O esporte como um dos símbolos de identidade nacional. 2004. 336 f. Tese (Doutorado em História) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Assis, 2004.
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