Essa tese discute trajetórias de vida presentes na sociedade brasileira que trazem em comum variadas estratégias de inversão de papéis sociais que correspondem à percepção do lugar de cada um dentro de uma sociedade hierarquizada como a brasileira. Pelé e Carmen Miranda simbolizam essas estratégias de inversão de papéis sociais e suas trajetórias são comparadas dentro da idéia de que existe um imaginário de brasilidade perpassando suas performances nos campos de futebol, nos palcos, nas rádios, no cinema e nas ruas em pleno carnaval. O trabalho amplamente comparativo encontra similitudes e diferenças entre esses dois personagens principais como também entre outros personagens cujas trajetórias estão relacionadas tanto a Pelé como a Carmen Miranda.Para comprovar essas hipóteses utilizo conceitos antropológicos clássicos como “performance social”, “inversão”, “alteridade”, “liminaridade”, “communitas”, “autenticidade” e “carnavalização”. E alguns conceitos também são criados para melhor entendimento da tese como “cultura do improviso” e “imaginário monárquico”.Como conclusão desenvolvo algumas noções que surgiram ao longo da pesquisa e correlaciono com discussões de grande importância no Brasil como identidade nacional, identidades culturais, dominação cultural e a inserção da cultura brasileira dentro de um mundo globalizado de culturas interrelacionadas.