A pesquisa direciona o olhar para o futebol no contexto nacional esportivo, com foco nas categorias de base, que reúnem crianças e adolescentes do sexo masculino de idade entre dez, às vezes menos, e treze anos, imersos em processos de treinamento corporal especializado em clubes profissionais de futebol, com vistas à ascensão às equipes principais. A tese teve como objetivo geral investigar projetos de formação de instituições futebolísticas brasileiras que fomentam a etapa inicial de formação esportiva, observando e analisando suas relações com as mediações de agentes formadores (coordenadores de clubes esportivos e treinadores) e de famílias de crianças e adolescentes no universo do futebol profissional. Do ponto de vista metodológico, foram tomadas como fontes: a) informações divulgadas oficialmente por oito clubes profissionais de futebol (cinco do Estado de Santa Catarina, dois de São Paulo e um do Rio Grande do Sul) em suas mídias sociais (site oficial, Facebook, Instagram e Twitter) e notícias vinculadas ao meio esportivo em jornais eletrônicos; b) entrevistas com agentes formadores (dois coordenadores técnicos e seis treinadores) que atuavam com atletas em trajetória inicial; c) entrevistas com três familiares (uma mãe e dois pais) de atletas em trajetória inicial, pertencentes às categorias de base de um dos clubes investigados; e, complementarmente, d) documentos oficiais, obtidos por meio de acesso a teses, dissertações, artigos, atas de reuniões, relatórios técnicos, participação em cursos e eventos sobre futebol de base, além de observações no contexto de atuação profissional e conversas informais com agentes do campo. A análise dos dados, realizada qualitativamente por meio de eixos articuladores, indica que o perfil dos treinadores atuantes na etapa de iniciação ao futebol é composto por profissionais com experiência de vida no esporte e em trajetórias iniciais de carreira, os quais tendem a dedicar-se à formação universitária e conciliar a jornada de trabalho no clube com outros empregos, a fim de complementarem a renda mensal. Mostra também os investimentos familiares e as estratégias de flexibilização para o ingresso e a continuidade no projeto de construção de carreira do filho atleta e a consequente conciliação com a jornada escolar obrigatória. Por fim, os resultados indicam tensões presentes nos processos de formação e especialização esportiva em ambientes de competição infantil, com vistas à profissionalização. Nos apontamentos finais, a tese propõe nove eixos para possíveis intervenções, sob a ótica de uma educação esportiva institucional direcionada à infância em clubes profissionais de futebol.
Palavras-chave: Agentes formadores. Categoria de base. Família. Formação. Futebol. Iniciação.