Esta pesquisa trata de uma análise da projeção e consolidação midiática, nos cenários nacional e internacional, do Cruzeiro Esporte Clube, durante o final da década de 1990, tendo como marco dois principais eixos do futebol em Minas Gerais: a construção do Estádio Governador Magalhães Pinto (1965) e as ações de marketing do presidente do clube Felício Brandi (1961-1982). A metodologia utilizada foi a qualitativa, com o uso de fonte escritas e iconográficas, há também um levantamento de dados estáticos, por meio do sítio eletrônico Futebol80, no que se refere ao número de jogos dos clubes da capital mineira: América, Atlético e Cruzeiro, entre os anos de 1900 a 1979. A análise é construída através de periódicos dos anos de 1965, 1966, 1968, 1969, 1970, 1971, 1972, 1973 e 1985 da Revista Manchete e Placar Magazine e de uma reportagem da década de 1990 da TV Cultura, que contemplam a relação entre o Cruzeiro, Estádio Mineirão e Felício Brandi. O que difere dos trabalhos recentes é a sua inovação, com a proposta de utilizar o presidente do clube como objeto de estudo, já que esta figura é sempre enigmática. Explorando a dicotomia presente na torcida em relação aos seus cartolas que são ora odiados outrora amados. Além disso, supre a lacuna do que acontece nos anos seguintes da inauguração do Mineirão, tendo em vista que as produções acadêmicas privilegiam o cenário de construção do estádio. Em seu primeiro capítulo, foi demonstrado como a construção do Estádio fornece estabilidade para os clubes mineiros. O segundo capítulo, por sua vez, demonstrou a astúcia do cartola para direção do clube. Ambos os capítulos, ressaltam a necessidade da torcida pela consolidação do Cruzeiro. A proposta de desenvolver uma análise da consolidação do Cruzeiro entre os grandes clubes brasileiros surgiu do desejo em se conhecer mais o futebol mineiro e também em comemoração ao centenário da equipe celeste.
Palavras-chave: História do futebol mineiro. Cruzeiro e Mineirão. Dirigente Felício Brandi.