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Tese

Significados socioculturais de rituais de futebol em Salvador-BA

Os babas “de saia” e “do vinho”
Ano

2023

Faculdade/Universidade

Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia

Tema

Tese

Área de concentração

Doutorado em Educação

Páginas

155

Arquivos

Resumo

“Baba” é a forma como o futebol vivenciando no lazer e nas suas vertentes mais populares é conhecido na Bahia. Em Salvador, no feriado da Semana Santa e no último dia do ano ocorre tradicionalmente o “Baba de Saia”, também denominado “Baba do Vinho”, que consiste em um jogo ritual no qual homens se vestem com roupas e adereços femininos. Estes eventos, situados entre o jogo e a festa, proporcionam refigurar valores tradicionalmente associados à masculinidade e feminilidade, congregando numa perspectiva regional, elementos fundantes da identidade nacional como o futebol e o carnaval. O objetivo geral desta tese constituiu-se em interpretar os significados socioculturais dos Babas de Saia/do Vinho em Salvador-Ba. Os objetivos específicos foram assim delineados: investigar os significados do Baba de Saia/do Vinho a partir de dois jornais de Salvador; compreender elementos que atravessam as tessituras deste jogo ritual como as questões de gênero e vivenciar a experiência do Baba de Saia/do Vinho. A metodologia constituiu-se da junção de duas abordagens. A primeira uma análise documental em jornais impressos e a segunda uma etnografia clássica com dois grupos de futebol amador em Salvador, empregando a observação participante, diário de campo e entrevistas. O capítulo um, abordou por meio da História Cultural, o olhar de dois jornais impressos de Salvador a respeito do fenômeno, os periódicos A Tarde e Correio; no capítulo dois, os significados foram analisados a partir da etnografia com o grupo futebolista Amigos do Acupe na praia de Piatã. O terceiro, dedicou-se aos jogadores do grupo BabaSextou da comunidade do Calabar. A conclusão propôs uma síntese dos significados por meio dessas fontes, estreitando as relações do jogo com a educação. Os resultados revelaram que o Baba de Saia ou do Vinho são denominações de um mesmo fenômeno na cidade, assumindo características distintas a depender do grupo que o realizam, sendo uma prática de lazer para os soteropolitanos no feriado católico, constituído dos seguintes significados socioculturais: espaço de sociabilidade masculina, espaços de performances de gênero feminino que projetam construções sociais sobre masculinidades e feminilidades, uma tradição cultural-intergeracional, produção de violências simbólicas, uma ação comunitária de visibilidade social e o estabelecimento de relações com a natureza.

PALAVRAS-CHAVE: Futebol; Cultura; Gênero

Resumo (outro idioma)

“Baba” es como se conoce en Bahia el fútbol vivido en el tiempo libre y en sus aspectos más populares. En Salvador, en la festividad de Semana Santa y el último día del año, tradicionalmente tiene lugar la “Baba de Saia”, también llamada “Baba do Vinho”, que consiste en un juego ritual en el que los hombres se visten con ropa y complementos de mujer. . Estos eventos, situados entre el juego y las festividades, ayudan a refigurar valores tradicionalmente asociados a la masculinidad y la feminidad, reuniendo, desde una perspectiva regional, elementos fundantes de la identidad nacional como el fútbol y el carnaval. El objetivo general de esta tesis es interpretar los significados socioculturales de Babas de Saia/do Vinho en Salvador-Ba. Los objetivos específicos fueron esbozados de la siguiente manera: investigar los significados de Baba de Saia/do Vinho a partir de dos periódicos de Salvador; comprender elementos que cruzan las texturas de este juego ritual como las cuestiones de género y vivir la experiencia Baba de Saia/do Vinho. La metodología consistió en la combinación de dos enfoques. El primero es un análisis documental de periódicos impresos y el segundo es una etnografía clásica con dos equipos de fútbol amateur de Salvador, utilizando observación participante, diario de campo y entrevistas. El capítulo uno abordó, a través de la Historia Cultural, la mirada de dos diarios impresos salvadoreños frente al fenómeno, los periódicos A Tarde y Correio; en el capítulo dos, los significados fueron analizados a partir de la etnografía con el grupo de fútbol Amigos do Acupe en la playa de Piatã. El tercero estuvo dedicado a los jugadores del grupo BabaSextou de la comunidad de Calabar. La conclusión propuso una síntesis de los significados a través de estas fuentes, fortaleciendo la relación entre el juego y la educación. Los resultados revelaron que la Baba de Saia o el Vino son denominaciones de un mismo fenómeno en la ciudad, asumiendo diferentes características según el grupo que la realiza, siendo una práctica de ocio para los salvadoreños en la festividad católica, constando de los siguientes significados socioculturales: espacio de sociabilidad masculina, espacios de performances femeninas que proyectan construcciones sociales sobre masculinidades y feminidades, tradición cultural-intergeneracional, producción de violencia simbólica, acción comunitaria de visibilidad social y establecimiento de relaciones con la naturaleza.

PALABRAS CLAVE: Fútbol; Cultura; Género

Abstract

“Baba” is a form as soccer is experienced at leisure and its more popular aspects known in Bahia. In Salvador, at the Semana Santa holiday and in the last day of the year occurs traditionally the “Baba de Saia”, also denominated “Baba do Vinho”, which consists in a ritual match in which the men dress themselves with women clothes and accessories. These events, situated between the matches and the traditional parties, provides reshape the traditional values associated to the masculinity and femininity, congregating in a regional perspective, base elements in the national identity with the soccer and the carnival. The general objective of this thesis is constituted and interpret the sociocultural meanings of Babas de Saia/do Vinho in Salvador/BA. The especifics objectives were outlined as follows: investigate the meanings of Baba de Saia/do Vinho from two Salvador matches; comprehend the elements that cross the textures of this ritual game such as gender issues and live the experience of Baba de Saia/do Vinho. The methodology consisted of the combination of two approaches. The first is a documentary analysis in printed newspapers and the second, a classic ethnography with two groups of amateur soccer in Salvador, employing participant observation, field diary and interviews. The chapter one addressed, through Cultural History, the look of two printed newspapers in Salvador regarding the phenomenon, the periodicals A Tarde and Correio; in the chapter two, the meanings were analyzed based on ethnography with the soccer group Amigos do Acupe on Piatã beach. The third was dedicated to players from the BabaSextou group in the Calabar community. The conclusion propose a synthesis of the meanings through these sources, narrowing the relationship between the game and education. The results revealed that the Baba de Saia or do Vinho were denominations of the same phenomenon in the city, assuming distinct characteristics by depending on the group who realized, being a leisure practice for the soteropolitan in the catholic holydays, constituting of the following sociocultural meanings: space for male sociability, female performance spaces which project social constructions about masculinities and femininities, a cultural tradition interregional, violence and symbolic productions, the community action of social visibility and the establishing relationships with nature.

KEYWORDS: Soccer; Culture; Gender

Sumário

INTRODUÇÃO, 16

O MÉTODO: DESAFIOS DE UM PERÍODO PANDÊMICO E APONTAMENTOS GERAIS, 37

CAPÍTULO 1- “EMBRIAGAR DE ALEGRIA A SANTA MONOTONIA”: O Baba do Vinho/de Saia pelo olhar de Jornais de Salvador, 47

CAPÍTULO II, 61
2- QUANDO A MARÉ BAIXAR: o Baba do Vinho dos Amigos do Acupe em Piatã, 61
2.1 O Baba do Vinho em Piatã: de um dia de chuva às memórias dos jogadores, 71
2.1.1 – Uma Confraternização masculina, 73

CAPÍTULO III, 78
3 – DA COMUNIDADE PARA A AVENIDA CENTENÁRIO! : O Baba de Saia do Calabar, 78
3.1 – É carnaval na Sexta-feira Santa: o dia do jogo, da festa!, 85
3.1.1 – O Baba de Saia do Calabar 2022, 85
3.1.2 – O Baba de Saia do Calabar 2023, 92
3.2 – As categorias de análise, 101
3.2.1 – As fantasias, 101
3.2.2 – A Corporeidade, 110
3.2.3 – O consumo, 120

CONCLUSÃO, 128

Construindo uma síntese dos significados socioculturais do “Baba de Saia/do Vinho” por meio das fontes, 128

REFERÊNCIAS, 140

Referência

CALDAS, Francisco Demetrius Luciano de. Significados socioculturais de rituais de futebol em Salvador-BA: Os babas “de saia” e “do vinho”. 2023. 155 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.
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