171.18

A guerra em Nice: o que de fato aconteceu naquela noite

Gabriel de Oliveira Costa 18 de setembro de 2023

Em setembro de 2022, o jogo do Nice com o 1. FC Köln ficou marcado por um confronto entre torcedores que culminou em um alarde de sérias falhas na segurança pública na França. Após meses de uma problemática final da Champions League, no Stade de France, onde acontece uma  briga entre torcedores do Liverpool e Real Madrid, além de problemas com a entrada de torcedores geraram críticas à polícia francesa. Contudo, pela Conference League, apesar de todos indícios dos riscos entre as torcidas destes times, novas falhas culminaram em um episódio com cerca de 39 pessoas feridas, incluindo 9 policiais.

De acordo com o portal alemão “DW”, torcedores do Nice e 1. FC Köln brigaram por alguns minutos no Riviera Allianz Stadium, na França. No entanto, horas antes a briga já havia sido iniciada há 10km do estádio, onde de acordo com os alemães, foi motivada pela falha da segurança policial francesa. Entretanto, mesmo com a briga tão distante do estádio, a partida que chegou a ser atrasada por cerca de 55 minutos, também viu um torcedor ser gravemente ferido após cair da arquibancada, fraturando a costela e sua cabeça de forma grave.

Nice
Torcedores do Nice e Köln causaram uma das piores brigas na Europa no ano passado. Fonte: divulgação

Sendo assim, diante de tantas falhas, a prefeitura de Nice chegou a ameaçar cobrar de Colônia, os danos financeiros desta noite. Conforme relata o “DW”, danos públicos foram causados na região de Cote d´Azur, em Nice.

A guerra em Nice

Dias antes do jogo, os ultras do 1. FC Köln se organizaram para uma verdadeira invasão à França. Segundo a imprensa local, estima-se que 10 mil torcedores viajaram para o jogo – um número bem superior a quantidade visitante disponibilizada no estádio. Apesar disso, os alemães tiveram um apoio de torcedores do PSG, na qual são aliados. Ainda que estejam punidos desde 2010, os Supras, como são conhecidos, prestaram apoio aos alemães para o jogo contra o Nice. Além deles, também ficou comprovada a presença de torcedores organizados do Borussia Dortmund e do Rot-Weiss Essen, ambos da Alemanha e também aliados do 1. FC Köln.

Horas antes do jogo, torcedores do 1. FC Köln relaram o primeiro confronto, na parte de fora do estádio, onde um torcedor alemão teria sido esfaqueado. Após esse primeiro momento, dezenas de alemães juntos de seus aliados se equipararam com balaclavas e morteiros para o revide aos torcedores do Nice, mas dentro do estádio. Diante de tamanha confusão, a UEFA cogitou cancelar o jogo que se arrastava 50 minutos para iniciar, porém com intervenção da polícia nas arquibancadas, a partida enfim aconteceu.

Nice
Amizade entre parisienses e alemães teria sido o motivo da briga em Nice. Fonte: divulgação

Entretanto após abrigarem infiltrados torcedores do PSG, fãs do 1. FC Köln insatisfeitos com o episódio chegaram a protestar contra os ultras: “nós somos o Colônia! Não vocês”, direcionados aos ultras do PSG que estavam na arquibancada para a briga. Após o registro da participação dos parisienses, o PSG emitiu nota dizendo não reconhecer tais ultras, pois o clube os aboliu dos estádios anos atrás.

Como ficou?

Por fim, diante ao caos implantado, o saldo estimado pela imprensa francesa foram de 39 pessoas feridas, 9 policias e 1 torcedor parisiense gravemente ferido ao cair da arquibancada. Além disso, Bernard Gonzalez, comissário da polícia de Nice criticou a postura dos torcedores alemães, caracterizados como violentos. Já Christian Estrosi, prefeito de Nice, chegou a dizer que estava desgostoso diante dos conflitos.

Diante disso, a UEFA criou um processo disciplinar contra as torcidas alemãs e uma investigação com as filmagens da briga. Já o presidente do 1. FC Köln, Werner Wolf, condenou os episódios e o capitão do time, Jonas Hector, chegou a pedir nos autofalantes do estádio para a briga terminar e que as equipes pudessem jogar futebol.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Gabriel de Oliveira Costa

Jornalista carioca, tenho 22 anos. Apaixonado por futebol, fator principal pelo qual sou motivado para trabalhar com  a comunicação social, desde março realizo trabalhos direcionados ao conteúdo esportivo. Há dois anos trabalho com pautas de economia e política.

Como citar

COSTA, Gabriel de Oliveira. A guerra em Nice: o que de fato aconteceu naquela noite. Ludopédio, São Paulo, v. 171, n. 18, 2023.
Leia também:
  • 176.27

    Como Durkheim – com ajuda de Simmel – explicaria o futebol

    Rodrigo Koch
  • 173.11

    Salif Keïta, the defiant Malian football legend who created history on and off the field

    Paul Dietschy
  • 172.14

    Resistir: O verbo preferido da torcida do Vasco da Gama

    Nathan Ferreira Conde