.

O que deu errado para Salomon Kalou no Botafogo?

15 de março de 2021
Kalou
Foto: Reprodução

Houve muita euforia em torno do Botafogo quando eles anunciaram a contratação do jogador livre no mercado Salomon Kalou no ano passado. O clube também contratou a ex-estrela do Milan, Keisuke Honda, pouco antes de Kalou, e esperava que as duas contratações ajudassem a inspirar o clube dentro e fora do campo. No entanto, foi longe de ser a temporada de contos de fadas que os dirigentes do clube esperavam quando contrataram as duas estrelas.

Kalou, que conquistou a Liga dos Campeões da UEFA com o Chelsea em 2012, não causou grande impacto no clube, marcando apenas uma vez em 25 jogos da Série A do Brasileiro, e não conseguiu salvar o Botafogo do rebaixamento da primeira divisão do Brasil.

Essa foi apenas a ponta do iceberg durante alguns meses bastante monótonos no clube sul-americano. Kalou, que foi liberado pelo Hertha Berlin no ano passado devido a violar os protocolos covid-19, admitiu que lutou com problemas de idioma, mudanças constantes de técnico, táticas ruins e até mesmo com os problemas financeiros de um clube endividado, que era aparente antes mesmo do atacante assinar o contrato em definitivo.

“Éramos os jogadores mais experientes, mas lançados em um novo ambiente”, disse Kalou à BBC Sport África. “Há uma barreira de idioma e a forma como o futebol é jogado no Brasil é diferente – é muito individual. Você tem que fazer a diferença. Às vezes, você precisa de muita fisicalidade e habilidade em muitas situações um-a-um. É menos tático.”

De forma alguma o Botafogo foi a opção mais atraente para Kalou. No entanto, ele acabou sendo convencido pelo técnico do clube, Paulo Autuori, a se juntar ao time do Rio de Janeiro. Mas Autuori deixou o clube após 13 partidas na temporada, e novos técnicos interinos apareciam a todo tempo.

Em seus primeiros seis meses, Kalou trabalhou com seis treinadores. Então, você pode imaginar por que a vida foi difícil para o jogador da Costa do Marfim e para a Honda enquanto tentavam se adaptar à vida no Brasil. Na verdade, o jogador de 35 anos nota que as coisas pioraram tanto que Honda deixou o clube porque estava “farto” da situação.

O lado financeiro das coisas também não ajudava na vida de Kalou. Às vezes, o clube, um dos clubes mais endividados de todo o Brasil, lutava para pagar o salário do jogador de 35 anos, sendo que o ex-jogador do Chelsea alegava que seus salários não “eram sempre pontuais”.

Com o Botafogo na Série B, os dias de Kalou no clube estão contados. No entanto, o que restou de sua carreira profissional quase certamente será passado no Brasil.

O jogador de 35 anos conheceu sua mulher em Berlim, e ela é brasileira e, tendo acabado de dar à luz um filho, está ansiosa para criá-lo em sua terra natal. Como resultado, Kalou está vinculado a um retorno à Série A, sendo o São Paulo um destino provável para o atacante, de acordo com este site de apostas esportivas online.

Embora as coisas não tenham dado certo para Kalou no Botafogo, esperamos que o jogador de 35 anos possa mostrar sua classe com uma segunda chance no Brasil, sem necessariamente ser em outro clube.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Como citar

, . O que deu errado para Salomon Kalou no Botafogo?. Ludopédio, São Paulo, , 2021.
Leia também:
  • 179.19

    Futebol e Antagonismo na política brasileira: por uma agenda democrática e popular

    Hugo Araújo, Jefferson Luiz
  • 179.18

    Futebol na fronteira: Rivera, o mosaico multicultural da fronteira da paz

    Marco Aurélio Ames
  • 179.17

    Jogo 5: Tropeço no Sul

    Gustavo Cerqueira Guimarães