141.64

Futebol Mexicano: Libertadores é a ‘obsessão’ dos times astecas

Nayra Antunes 29 de março de 2021
México Futebol
Fonte: Divulgação

Os times do futebol mexicano parecem ansiosos para retornar a Copa Libertadores. Desde o início do ano, circula entre a imprensa do México a informação de que os clubes do país devem retornar ao  torneio. Quatro anos depois da última participação do clubes da América do Norte na competição da  Conmebol, os técnicos também consideram importante que suas equipes voltem a competir contra os sul-americanos. Além disso, acreditam que agora o futebol mexicano tem potencial para levar a taça.

A participação do Tigres no Mundial animou os mexicanos

O atual campeão da Concacaf Champions é considerado o time da década no México, pois nos últimos anos levantou muitas taças na Liga Nacional do país. Como prova do seu grande momento, o Tigres disputou pela primeira vez o Mundial de clubes em 2021, a equipe também foi a única do país a conseguir este feito. A participação do time deixou os conterrâneos orgulhosos, além de demonstrar que podem está no mesmo nível que os vizinhos do Sul.

Certamente, a vitória sobre o Palmeiras no Mundial foi essencial para levar confiança aos mexicanos. Apesar de ter enfrentado um rival apático e ter triunfado com gol de pênalti, o jogo foi suficiente para mostrar a torcedores e equipes técnicas que a qualidade do futebol no país evolui. Logo, estariam preparados para retornar a Libertadores podendo, finalmente, levar a taça.

futebol mexicano - Tigres
Tigres chegou a final do Mundial contra o Bayern .Foto: Reprodução Facebook

O histórico mostra que os astecas nunca vieram a passeio

A princípio, os clubes do México chegaram a final em três situações na história. Aliás, as equipes entraram no torneio a partir de 1998. O Tigres foi o último time mexicano a disputar a taça da Libertadores. Os Felinos fizeram uma campanha marcante em 2015, mas empataram em 0 x 0 em casa no jogo de ida e caíram no Monumental diante do River Plate (3 x 0) na volta. Pierre Gignac já estava no elenco, e  hoje se tornou a principal estrela do time de Ricardo Ferretti.

Antes disso, em 2001, o Cruz Azul despontava como o primeiro mexicano a chegar na  final do continental. No entanto, a equipe perdeu para o Boca Juniors. Em 2010, o Chivas foi o segundo  a chegar a final, desta vez, os astecas caíram diante do Inter, de Porto Alegre.

Os mexicanos chegaram na reta final em outras oportunidades, como em 2000, quando o América do México protagonizou jogos memoráveis na semifinal contra o Boca. Também estiveram nas semis com o Chivas, em 2005, e nas quartas de finais, em 2013, com o Tijuana.

A última participação das equipes da terra da tequila no torneio foi em 2016. Entre as condições para as vagas estava o veto que negava a disputa do Mundial mesmo que fossem campeões. Apesar do esforço, os astecas nunca conseguiram superar os sul-americanos na competição.

Vale lembrar que a Liga MX ainda luta para se garantir entre as principais do mundo, enquanto no Brasil e na Argentina as disputas nacionais sempre tiveram alto nível de dificuldade. Contudo, na última década, houve uma evolução na Liga mexicana que, inclusive, passou a contar com mais jogadores de diferentes continentes que as sul-americanas. 

Para os astecas, a Libertadores é o maior torneio de futebol da América

No país, o que se fala a respeito da Libertadores é sobre o seu grande prestígio e alto nível de competitividade. Não foi oportuno deixar o torneio mais importante entre clubes de futebol da América. Mas um reajuste no formato acabou excluindo os clubes mexicanos do certame, visto que seria necessário mais equidade entre os participantes. No entanto, para a Conmebol não interessou facilitar a vida dos convidados na competição, dessa forma ficaram fora da disputa.

No ano passado, a imprensa do México espalhou que representantes da Conmebol voltaram a se reaproximar de dirigentes da Liga MX. Além disso, em entrevista a instituição deixou as portas abertas para os clubes retornarem ao torneio, sob quais premissas ainda não se sabe. Mas setoristas do futebol mexicano garantem que o anúncio será em breve.

Liga MX
Fonte: Wikipédia

Nos bastidores dos clubes, a informação atiçou mandatários e treinadores de clubes do país, que consideram essencial para o futebol mexicano estar entre os melhores. Em janeiro deste ano, o presidente da Liga MX, Mikel Arriola, declarou que essa temporada seria essencial para definirem sobre a volta de seus times a Libertadores.

Já o treinador do Puebla,  Nicolás Larcamón, garantiu que os mexicanos “estão a altura” do torneio. Enquanto o treinador do Santos Laguna, Guillermo Almada, foi mais arrojado em coletiva. Afirmou que os times mexicanos já teriam levado a taça caso ainda tivessem disputando. “Certamente, haveria vários times que já teriam se tornado campeões”, assegurou o treinador.


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 13 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Nayra Antunes

Nayra é teresinense, jornalista de formação. Atua na área de esportes e cobre futebol. Com foco em webjornalismo, se dedica a criação de conteúdo especializado na internet, redes sociais e blogs.

Como citar

ANTUNES, Nayra. Futebol Mexicano: Libertadores é a ‘obsessão’ dos times astecas. Ludopédio, São Paulo, v. 141, n. 64, 2021.
Leia também:
  • 140.22

    Até onde vai o surto daqueles que vivem para comparar o Palmeiras atual com o Flamengo de 2019?

    Nayra Antunes
  • 139.49

    O plano da China para se tornar potência no futebol

    Nayra Antunes
  • 139.38

    Ensaio: Ronaldinho Gaúcho, o bom samaritano do ‘rolê aleatório’

    Nayra Antunes