140.22

Até onde vai o surto daqueles que vivem para comparar o Palmeiras atual com o Flamengo de 2019?

Nayra Antunes 10 de fevereiro de 2021

Qualquer temporada que se compare ao momento atual do futebol sairá ganhando. De fato, existem muitos argumentos que mostram como é desonesto forçar qualquer comparação. Então, por que boa parte da imprensa insiste tanto em comparar o atual Palmeiras com o Flamengo de Jorge Jesus? Dizer que é porque os técnicos das equipes são de Portugal não vale.

O Palmeiras teve que disputar o Mundial poucos dias após a conquista da Libertadores 2020. Interrompeu a grande comemoração do troféu mais desejado das Américas. Para quem perde a disputa, como foi o caso do Palmeiras, fica a sensação de que esse jogo deveria esperar um pouco mais para acontecer para não atrapalhar o momento e a festa.

Sem dúvida, oara muitos da imprensa está sendo uma ótima oportunidade para tentar apagar ou diminuir a principal conquista, usando o Flamengo de 2019 como muleta e referência. A comparação é injusta e repleta de falsas simetrias.

A contaminação do Covid-19

Em 2019 não havia pandemia, nunca é demais pontuar. Não havia o perigo de contaminação de uma doença desconhecida que provocava uma crise mundial. O Palmeiras, por exemplo, teve um surto de Covid, quase ninguém do elenco escapou da doença.

O calendário do futebol brasileiro

Após a paralisação dos campeonatos no início de 2020, o retorno dos times foi marcado por uma maratona de jogos. Não houve nenhum ajuste significativo no calendário que beneficiasse os clubes e impedisse várias equipes de jogar até três vezes em uma semana.

O Palmeiras disputou simultaneamente Copa do Brasil e Libertadores e chegou a final em ambas, apesar de todos os problemas e do desgaste físico e mental. A equipe ainda conseguiu se sustentar por muito tempo entre os primeiros colocados do Brasileirão com chance de título.

Flamengo x Palmeiras em jogo válido pela 30° rodada no Brasileirão 2020. Foto: Ag. Palmeiras/Cesar Greco.

O Flamengo de 2019 tinha mais tempo de descanso entre um jogo e outro, e também não enfrentou problemas nos treinamentos. Imagina treinar com regras de distanciamento em um esporte de contato? Foi assim quando as equipes retomaram os treinos após paralisação, é óbvio que isso afeta o conjunto. A pré-temporada foi completamente comprometida em 2020.

O tempo de trabalho dos técnicos não coincide

Apesar de Abel Ferreira e Jorge Jesus terem assumido o comando com os carros andando, eles não tiveram o mesmo tempo de trabalho. Jesus chegou em junho de 2019 para tentar fazer valer o investimento milionário do Flamengo, e Abel assumiu o Palmeiras em novembro de 2020 com a missão de recuperar pelo menos a união do grupo, que naquele momento já não nadava na mesma corrente que Vanderlei Luxemburgo. O meio da tabela poderia ser uma realidade.

A diferença entre os elencos de Palmeiras e Flamengo

O Flamengo foi muito agressivo no mercado em 2019, nos levantamentos os gastos beiravam os R$ 200 milhões. Um time forte, caro e que só deslanchou com a chegada de Jorge Jesus. Naquele ano, o Palmeiras também gastou muito com contratações, parecia que havia uma disputa interna de quem gastava mais. Mas o Flamengo foi quem colheu os melhores resultados.

Palmeiras x Flamengo em disputa no Brasileirão 2019. Foto: Ag. Palmeiras/Cesar Greco.

Em 2020, o Flamengo manteve os gastos no alto, não necessariamente com muitas contratações, mas para manter jogadores essenciais no clube, como fez ao comprar Gabigol. No quesito investimento está na frente do Palmeiras, que economizou muito na contratação de reforços. O elenco atual do Verdão é inferior comparado aos últimos anos, os cariocas ainda possuem um conjunto melhor.

Se o Palmeiras foi superestimado não é culpa dele. Talvez alguns não saibam lidar com um campeão improvável, que foi construído aos 45 do segundo tempo, a base de organização, do brilho inesperado de jogadores da base e solidez defensiva. O Palmeiras vacilou várias vezes, esteve em risco em muitas ocasiões, mas também soube ser eficiente e aproveitar as oportunidades. Se faltou repertório, sobrou superação e vontade. Nunca enganou, apenas surpreendeu. A cobrança não tem sido honesta nem racional, são surtos momentâneos, mas todos sabem o que realmente fica na história.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Nayra Antunes

Nayra é teresinense, jornalista de formação. Atua na área de esportes e cobre futebol. Com foco em webjornalismo, se dedica a criação de conteúdo especializado na internet, redes sociais e blogs.

Como citar

ANTUNES, Nayra. Até onde vai o surto daqueles que vivem para comparar o Palmeiras atual com o Flamengo de 2019?. Ludopédio, São Paulo, v. 140, n. 22, 2021.
Leia também:
  • 177.17

    O Ninho: Vivendo e morrendo Flamengo

    Eduarda Moro, Alexandre Fernandez Vaz
  • 177.5

    Sob a guarda de Ogum: a luta de Stuart Angel contra as demandas da ditadura

    Fabio Zoboli, Perolina Souza
  • 176.19

    Disputas políticas nos clubes de futebol brasileiro: Palestra Itália (SP) e o arquiteto Armando Brasini nos anos 1930

    Jefferson Ferreira do Nascimento