177.21

A Liga de Futebol Norte de São Paulo: o campeão do Vale do Paraíba em 1941

Introdução

O tema de um dos grandes debates que existe atualmente no futebol brasileiro, certamente, é sobre a necessidade de uma Série E, o fim dos campeonatos estaduais e a criação de ligas regionais e municipais como a base da pirâmide do futebol nacional. Porém, um sistema pouco explorado no futebol paulista, ainda em sua era amadora, já trazia relação com o que pedimos mais de 100 anos depois.

Em 1918, a APEA (Associação Paulista de Esportes Atléticos) cria o Campeonato do Interior, com o foco de levar o futebol, a nível competitivo, fora do eixo São Paulo-Santos, visto que os times que disputavam o Campeonato Paulista naquele momento eram apenas da capital e da Baixada Santista.
Originalmente, o campeonato foi dividido em 5 zonas de acordo com cada linha férrea que passava na cidade do clube. Portanto, tivemos: Zona Central do Brasil (Caçapava, Taubaté e Guaratinguetá), Zona Mogiana (Ribeirão Preto), Zona Paulista (Jundiaí, Rio Claro e Pirassununga), Zona Sorocabana (Sorocaba, Votorantim e Piracicaba) e a Zona São Paulo Railway (Santos e Campinas).

Em 1918, o seu primeiro campeão foi o Taubaté, vencendo a final em cima do Comercial de Ribeirão Preto em jogo realizado no ano seguinte devido a pandemia da gripe espanhola. Até o ano de 1932, ininterruptamente (com exceção de 1924, muito provável ao Movimento Tenentista, a APEA realizou os campeonatos do Interior, tendo parado de organizá-lo a partir de 1933.

A FPFA (Federação Paulista de Futebol Amador), em 1934, organizou uma edição única do Campeonato do Interior, com a AA Ferroviária de Pindamonhangaba como vencedora. Anos mais tarde, a partir de 1938, surge a Liga de Futebol Norte de São Paulo (LFNSP) a fim de ser a liga do Vale do Paraíba, sendo uma liga privada com sede em Taubaté. Anos depois, se tornaria a Liga Municipal da cidade.

A Liga de Futebol Norte de São Paulo

A LFNSP ocorreu em um momento que a Federação Paulista não organizaria mais os campeonatos interioranos, com isso, surge a necessidade dos times do Vale do Paraíba terem uma competição para ser disputada, com o objetivo de não ficarem por parados durante o ano e caírem no esquecimento.

Sem ter uma federação chancelando a competição, a Liga de Futebol Norte tem seu início em 1938, sendo dividido em grupo A e grupo B. O Cachoeira FC (Cachoeira Paulista), vindo do grupo B, se sagrou campeão após ganhar do Ponte Preta FC (Jacareí), oriundo do grupo A, na melhor de três. Na ocasião, três troféus foram distribuídos, a Taça “Morim-Ave Maria”, oferta da CTI (Companhia Taubaté Industrial) ao Ponte Preta, a Taça “Companhia Fabril de Juta”, dado da fábrica homônima ao Cachoeira e a Taça “Cidade de Taubaté”, dada ao campeão da LFNSP.

Em 1939, o formato do torneio muda se tornando pontos corridos, o campeão foi o Cruzeiro FC (Cruzeiro) ao terminar na frente do tradicionalíssimo e clube mais vitorioso do Vale do Paraíba até então, o EC Taubaté (Taubaté). A Taça “A Preferida” foi ofertada por Nivaldo Righi, importante personalidade taubateana.

Seguindo o mesmo formato da competição do ano anterior, o EC Taubaté se tornou o campeão da LFNSP, vencendo 12 dos 14 jogos possíveis, o vice-campeão foi o primeiro vencedor da liga, o Cachoeira FC (Cachoeira Paulista). Ficando com a Taça “Café Vitória”, em homenagem a indústria do mesmo nome.

No ano seguinte, e o último campeonato organizado pela LFNSP, a competição retorna ao formato da sua primeira edição, sendo dividido em dois grupos. O vencedor foi a AE São José (São José dos Campos), após vencer a primeira partida contra o Hepacaré (Lorena) e ocorrer a desistência do time lorenense, conquistando a Taça “Dr. Hermínio Galhanoni”.

Em 1942, o Campeonato do Interior volta a ser disputado, agora sob guarda da FPF (Federação Paulista de Futebol), ocorrendo até o ano de 1947, sendo substituído pelo Campeonato Paulista da Segunda Divisão.

Com o lançamento do livro: “125 anos de história – memórias do futebol paulista”, os títulos do Campeonato do Interior organizados historicamente pela APEA, LAF (Liga Amadora do Futebol), FPFA e FPF foram reconhecidos como títulos da Segunda Divisão Estadual, conhecida como Campeonato Paulista da Série A2.

Entretanto, os títulos das equipes do Vale do Paraíba, organizados pela LFNSP, não foram reconhecidos e muito menos, conhecidos entre o grande público. Por falta de bibliografia que abrange esta temática, foram utilizados principalmente jornais para o maior conhecimento sobre este campeonato, como o Correio Joseense, período semanal que está disponibilizado no Núcleo de Pesquisa Pró-Memória São José dos Campos.

Portanto, a partir disso, vamos buscar dados e pesquisas sobre a LFNSP para um reconhecimento para os times: Cachoeira FC, Cruzeiro FC, EC Taubaté e AE São José como um título estadual. O foco desta pesquisa será o título de 1941 da Associação Esportiva São José.

A campanha da Associação Esportiva São José na LFNSP

A Associação Esportiva São José é uma instituição centenário e bastante tradicional no cenário joseense, foi fundada em 1913 como um clube de futebol, o “São José Futebol Clube”, entretanto, anos depois alterou seu nome para “Associação Esportiva São José” permanecendo com as atividades no futebol de campo até 1957, quando resolveu mudar para as práticas de esportes de quadra. O ginásio Linneu de Moura, de propriedade da AESJ, é frequentemente utilizado pelo São José Basketball, equipe que disputa a NBB.

Foi a primeira equipe da cidade a disputar competições estaduais de futebol, sua profissionalização deu em 1922 com a disputa do Campeonato do Interior, ficando em último lugar na chave do Vale do Paraíba. Mesmo não conquistando títulos, a Esportiva São José conseguiu marcar seu nome na história do município.

Em 1941 disputou a LFNSP, naquela que viria ser a última edição do torneio. Por mais que não havia conquistado grandes resultados nos últimos campeonatos e até mesmo em sua história, a Esportiva conseguiu surpreender e se sair campeã com enormes resultados.

A LFNSP em 1941 não teve a participação do Taubaté, campeã do ano interior. Dos 10 jogos que foram encontrados no jornal “Correio Joseense”, só foram encontrados o resultado em 8 deles, que foram:

Após 27 de abril de 1941, ocorreria o início da LFNSP, com a partida entre Associação Esportiva São José x Ponte Preta Futebol Clube (clube de Jacareí, não confundir com a Associação Atlética Ponte Preta, de Campinas). Mas o jogo foi adiado devido ao aniversário de três anos de governo do respectivo governador de São Paulo, Ademar de Barros. Não houve a informação do resultado deste respectivo jogo e muito menos para quando foi adiado. A hipótese é que tenha sido adiado para junho.

Figura 1: partida entre AE São José x Ponte Preta FC adiada

Fonte: Correio Joseense, 27 de abril de 1941

Em 4 de maio de 1941, foi disputada a partida entre Associação Esportiva São José contra o Clube Atlético Tremembé, da cidade homônima. Este jogo também não há informação de resultados.

Figura 2: partida entre Associação Esportiva São José x Clube Atlético Tremembé

Fonte: Correio Joseense, 4 de maio de 1941

Em 25 de maio de 1941, foi anunciado na manchete do Correio Joseense um dos grandes jogos da zona A da LFNSP, Associação Esportiva São José versus Elvira, tradicional clube da vizinha Jacareí e que havia sido campeã do interior paulista anos antes. Também não há informações sobre o resultado desta partida.

Mas vale ressaltar o caráter de um clássico do Vale do Paraíba, visto que ocupava toda a primeira página do jornal, falando sobre que poderia ser um jogo de extrema importância para a história das suas cidades, abordando sobre a situação dos dois times no campeonato, além de comentar sobre as informações de escalação das duas equipes, horários e preços da arquibancada.

Figura 3: primeira parte da manchete do jogo Elvira x Esportiva de São José

Fonte: Correio Joseense, 25 de maio de 1941

Figura 4: segunda parte da manchete de Elvira x Esportiva São José

Fonte: Correio Joseense, 25 de maio de 1941

Em 1° de junho de 1941, foi disputada o clássico joseense, um “dérbi” entre o Esporte Clube São José e a Associação Esportiva São José. Apesar de ser um clássico local, não foi destacado da mesma maneira que a partida anterior contra o Elvira. O resultado da partida foi divulgado na semana seguinte e terminou empatada em 1 a 1. Foi destacada que o jogo teve muitas discussões e brigas, devido a má arbitragem do juiz da partida.

Figura 5: dérbi entre a Esportiva e o Esporte

Fonte: Correio Joseense, 1 de junho de 1941

Figura 6: notícia sobre o clássico local

Fonte: Correio Joseense, 8 de junho de 1941

A partida seguinte foi novamente contra o Ponte Preta de Jacareí, há chances de ter sido a partida que havia sido adiada em abril devido ao terceiro aniversário do governo Ademar de Barros. O jogo, ocorrido em 29 de junho de 1941, só teve seu resultado divulgado na semana seguinte. Em sua casa, a Associação Esportiva ganhou do Ponte Preta por 3×2.

Figura 7: anúncio do jogo entre Esportiva x Ponte Preta

Fonte: Correio Joseense, 29 de junho de 1941

Figura 8: matéria sobre o jogo Esportiva x Ponte Preta

Fonte: Correio Joseense, 6 de julho de 1941

De julho a setembro de 1941, não há qualquer informação ou notícia sobre o campeonato, levando a crer que foi paralisado ou que não teve jogos por 2 meses. O retorno da Associação Esportiva São José foi no clássico contra o Esporte Clube São José em 21 de setembro de 1941. O jornal relembra o antigo clássico que acabou em demasiada confusão, reforçando ainda que as autoridades policiais irão tomar as medidas adequadas para que se evite outra confusão.

Como de costume, o resultado foi relembrado no jornal da semana seguinte, a Esportiva ganhou o dérbi joseense em cima do “Esporte”, agora por 2×1.

Figura 9: o grande jogo, o dérbi entre Esportiva e Esporte

Fonte: Correio Joseense, 21 de setembro de 1941

Figura 10: primeira parte da matéria sobre o dérbi entre Esportiva e Esporte

Fonte: Correio Joseense, 28 de setembro de 1941

Figura 11: segunda parte da matéria sobre o dérbi entre Esportiva e Esporte

Fonte: Correio Joseense, 28 de setembro de 1941

Após isso, há praticamente 2 meses sem qualquer informação sobre o campeonato ou futebol no geral, não sabendo se o campeonato foi, mais uma vez, paralisado. No meio da liga, a Esportiva disputou um amistoso contra o São Bento Belém, da capital em 16 de novembro.
Sem resultado informado, foi também comunicado no jornal que a AESJ jogaria no final de semana seguinte pela LFNSP, contra o CA Tremembé.

Figura 12: anúncio do amistoso entre a Esportiva e o São Bento Belém

Fonte: Correio Joseense, 16 de novembro de 1941

A partida contra o Tremembé, no dia 23 de novembro de 1941, a partida não chegou a ser anunciada na manchete do jornal, mas tomou uma página inteira com as informações importantes. Foi enfatizada a vitória de 7×0 do Tremembé em cima do Ponte Preta, após a chegada do jogador Américo Teixeira Pombo, que também era presidente da LFNSP .

Como de costume, o resultado foi anunciado na semana seguinte, com vitória de goleada da Associação Esportiva São José por 4×1.

Figura 13: primeira parte do anúncio da partida entre Tremembé e Esportiva

Fonte: Correio Joseense, 23 de novembro de 1941

Figura 14: segunda parte do anúncio da partida entre Tremembé e Esportiva

Fonte: Correio Joseense, 23 de novembro de 1941

Figura 15: resultado e resumo da partida entre Tremembé e Esportiva

Fonte: Correio Joseense, 30 de novembro de 1941

A última partida da primeira fase da LFNSP ocorreu em 30 de novembro de 1941 mas como não houve anúncio do jornal, só foi efetivamente divulgado em 7 de dezembro. A Esportiva São José se sagrou campeã da Zona A da LFNSP ao ganhar do Ponte Preta de Jacareí por 3×0.
Com a vitória, ganhou o direito de disputar a final da LFNSP contra o campeão da zona B, o Hepacaré, da cidade de Lorena. No jornal desta data, o Correio Joseense enfatiza os jogadores campeões e ainda convidam os torcedores para prestigiar a final, que ocorreria no mesmo dia.

Figura 16: Associação Esportiva São José se torna campeã da Zona A da Liga Futebol Norte de São Paulo em 1941

Fonte: Correio Joseense, 7 de dezembro de 1941

Figura 17: matéria sobre o título da Zona A da Associação Esportiva São José

Fonte: Correio Joseense, 7 de dezembro de 1941

Figura 18: cumprimentos do jornal Correio Joseense para a Associação Esportiva São José, campeã da LFNSP

Fonte: Correio Joseense, 7 de dezembro de 1941

Figura 19: anúncio da grande final entre Associação Esportiva São José, campeã da Zona A, e Esporte Clube Hepacaré, de Lorena, campeão da Zona B

Fonte: Correio Joseense, 7 de dezembro de 1941

O regulamento das finais eram a famosa “melhor de três”, quem tivesse a melhor campanha após três jogos eram declarados campeões.
Na primeira partida da final, realizada no Campo da Associação Esportiva no mesmo dia do episódio do Pearl Harbor, o time local goleou o Hepacaré por 6×0. Como de costume, o resultado só foi divulgado na semana seguinte.

Entretanto, uma notícia completamente inesperada surge: o Hepacaré desistiu de realizar um segundo jogo, dando o título para a Associação Esportiva São José por W.O. Foi o primeiro e único título da Esportiva São José no futebol de campo, recebendo as honrarias de campeão do Vale do Paraíba.

Figura 20: manchete da Associação Esportiva São José campeã do Vale do Paraíba; ao lado esquerdo, notícia sobre a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial

Fonte: Correio Joseense, 14 de dezembro de 1941

Figura 21: matéria sobre o título da Associação Esportiva São José na LFNSP

Fonte: Correio Joseense, 14 de dezembro de 1941

Em uma crônica escrita pelo professor Álvaro Gonçalves no próprio Correio Joseense, enfatiza e comemora bastante o título de campeão do Vale do Paraíba da Associação Esportiva, clamando também para torcedores de outras equipes da cidade, seja o Esporte Clube São José ou equipes amadoras, comemorarem o título conquistado pela Esportiva pois representava o título da cidade de São José dos Campos.

Figura 22: Trajetória Brilhante! Primeira parte da crônica escrita por Álvaro Gonçalves no Correio Joseense

Fonte: Correio Joseense, 14 de dezembro de 1941

Figura 23: Trajetória Brilhante! Segunda parte da crônica escrita por Álvaro Gonçalves no Correio Joseense

Fonte: Correio Joseense, 14 de dezembro de 1941

Por fim, o jornal também enfatiza o título da Associação Esportiva, colocando a escalação e os rostos de cada jogador que fez parte do time titular da campanha, com a inscrição: Os campeões de 1941 da Zona Norte de São Paulo. Salve a invicta Associação Esportiva São José!

Figura 24: Os campeões de 1941!

Fonte: Correio Joseense, 14 de dezembro de 1941

No final da temporada, há um jogo entre a Associação Esportiva e o Taubaté, os dois últimos campeões da LFNSP na cidade dos rivais, porém, não houve a informação de quanto foi este jogo.

Figura 25: partida entre Associação Esportiva São José e Esporte Clube Taubaté

Fonte: Correio Joseense, 21 de dezembro de 1941

Conclusão

Apesar do caráter regional da LFNSP em um momento em que não existia campeonatos federados do interior, foi ela que promoveu um torneio entre as equipes do Vale do Paraíba a fim de consagrar o campeão do Vale.

A LFNSP conseguiu unir diversas equipes do Vale do Paraíba que, por algum momento, disputaram os torneios organizados pelas antigas APEA e LAF, em prol da disputa de um campeonato regional que durante 4 anos, foi a única competição oficial que as equipes da região puderam disputar. Isso que a primeira divisão de São Paulo era composta por equipes da cidade de São Paulo e Baixada Santista.

Ela tem a sua importância regional em todos os anos que foram disputadas, foi o único título que a Associação Esportiva São José e o Cachoeira Futebol Clube ganharam na história destas agremiações centenárias. A busca por um reconhecimento de um título paulista oficial seria um passo de enorme peso para estes times.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Gabriel Henrique dos Santos Ferreira

Acima de tudo, do clube do Rei, Santos Futebol Clube. Graduando do 7° semestre em História pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). Atualmente, meu foco de estudo é sobre História Regional, mais especificamente do Vale do Paraíba Paulista e História do Futebol.

Como citar

FERREIRA, Gabriel Henrique dos Santos. A Liga de Futebol Norte de São Paulo: o campeão do Vale do Paraíba em 1941. Ludopédio, São Paulo, v. 177, n. 21, 2024.
Leia também:
  • 178.28

    Projetos sociais e práticas culturais no circuito varzeano

    Alberto Luiz dos Santos, Enrico Spaggiari, Aira F. Bonfim
  • 178.27

    Torcida organizada e os 60 anos do Golpe Civil-Militar: politização, neutralidade ou omissão?

    Elias Cósta de Oliveira
  • 178.25

    Jogo 3: Galo 3 x 2 Peñarol

    Gustavo Cerqueira Guimarães