165.20

Carta Aberta a Rogério Ceni – vol. 2

Antes de iniciar quaisquer palavras sobre essa tentativa de time de futebol que estamos vendo usando a camisa do São Paulo, gostaria de contextualizar algumas coisas. Pessoas próximas a mim me chamam de grosseiro, o que é realmente uma verdade. Entretanto, minha grosseria é advinda da minha sinceridade. Existem momentos que para você conseguir se expressar de forma sincera, você precisa ser grosso, já que palavras fofas nem sempre combinam com o tom das críticas. Palavras carinhosas em momentos que críticas são necessárias te tornam incoerente e deixam os ouvintes confusos. Sendo assim, abro meu texto com duas questões bem simples: Rogério Ceni, você está cego? A base de dados que você e sua comissão técnica estão usando para analisar jogadores é em braile? Eu, com meus 7 graus de miopia, não preciso nem de óculos para enxergar o futebol do São Paulo melhor do que você.

No meu último texto, tive um lapso de esperança por ver você corrigir erros óbvios e ver o São Paulo jogar bem. Porém, chegamos aqui no jogo mais importante do ano novamente com Luciano escalado de meia armador, Nestor ainda sendo titular do São Paulo, sendo que o Galoppo estava de centroavante e o Jhegson Mendez no banco.

O que precisa acontecer para você ver esses erros crassos e óbvios em todas as escalações? Fora que, se os erros fossem somente esses, eu nem estaria te criticando. Quantas torcidas precisam criticar o David, para você perceber que ele não tem condições de atuar em um jogo de alto nível? O que você vê nesse cara que, mesmo levando torcidas de quatro clubes de série A à insanidade, você continua carregando ele para onde vai?

Você obriga a diretoria a contratar diversos jogadores para, na hora de escalar, colocar os seus queridinhos que não tem a menor condição de ser titular de um clube do tamanho do São Paulo. Você está abusando do poder de ser quem você é e ter conquistado o que conquistou. Como goleiro, você era gigante, um dos melhores que já vi, com fases que beiravam a perfeição e te possibilitavam ter a arrogância que tinha. Como treinador, você é um profissional comum, que não conquistou quase nada, com duas passagens no São Paulo que agora acumula vexames.

Eu sei que a sua arrogância vai te impedir de ver isso. Sua arrogância vai guiar seus olhares à incompetência do nosso Departamento Médico, que é realmente uma vergonha para história do clube e se tornou uma espécie de máfia, comandada pelo Dr. José Sanches que pelo jeito só sairá do clube morto, já que a sua ineficácia já está mais que comprovada e ele continua lá, fazendo as coisas da mesma forma com os mesmo resultados patéticos. Porém, mesmo com inúmeros desfalques e tendo que jogar com o sub20, é inaceitável o São Paulo apresentar o que apresentou nesta segunda-feira contra um time que não ofereceu resistência a um São Paulo que parava nos seus próprios erros e limitações técnicas. Perceba que eu não estou falando sobre o resultado, não vejo problema o São Paulo ser eliminado, mas da forma que foi é inaceitável.

Rogério Ceni
Fonte: Wikipédia

Como você pode escalar um time para o jogo mais importante do ano, com um centroavante de meia armador, um volante de centroavante, uma tentativa de jogador na ponta, um pobre coitado que é incapaz de dominar uma bola e olhar pra frente como peça fundamental num sistema criativo e tudo isso baseado em uma ofensividade pela direita com um ponta canhoto e outro lateral que já provou sua incapacidade técnica (inclusive com um erro técnico crasso semana passada), cruzando bola na área sem parar de forma errada, e a maior parte delas não conseguindo subir mais que a linha da cintura do primeiro defensor?

Como disse no meu último texto, seria muito mais fácil pra mim e pra nação São Paulina pedir a sua troca, porém você tem um poder gigante dentro do clube e sabe disso. Não pense que, por todas as suas conquistas como jogador, você estará livre de críticas como treinador, já que você já deixou bem claro que são carreiras diferentes.

Eu torço para você melhorar, simplesmente por não ter outra opção, porém para você melhorar, você precisa ter uma modificação pessoal e interna. Você não tem a mesma qualidade de treinador que você tinha como jogador, pois isso é adquirido com o tempo e experiência. Você é um treinador jovem e inexperiente que precisa ser mais humilde e escutar mais quem quer te ajudar, como toda nação São Paulina está tentando fazer, dando um show de apoio e torcida jogo após jogo. Eu não entendo o motivo de você se colocar jogo após jogo em decisões que te deixarão como herói e vilão, por ir contra o pensamento de milhões. Pois estas decisões estão constantemente te deixando como vilão, Rogério Ceni.

Por favor mude seu mindset, mude sua arrogância. Ainda há tempo de você construir coisas do tamanho que você construiu como jogador. Todavia, você está iniciando uma nova carreira e não foi com essa arrogância que você começou sua carreira tão vitoriosa como jogador. Por que você pensa que é com essa arrogância que você irá criar uma carreira vitoriosa como treinador?

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Vitor Freire

Mestre em Educação Física na FEF-UNICAMP, amante de Esportes, são Paulino desde sempre.@vitordfreire@camisa012

Como citar

FREIRE, Vitor. Carta Aberta a Rogério Ceni – vol. 2. Ludopédio, São Paulo, v. 165, n. 20, 2023.
Leia também:
  • 178.27

    Torcida organizada e os 60 anos do Golpe Civil-Militar: politização, neutralidade ou omissão?

    Elias Cósta de Oliveira
  • 178.25

    Jogo 3: Galo 3 x 2 Peñarol

    Gustavo Cerqueira Guimarães
  • 178.23

    A dança proibida

    José Paulo Florenzano