.

Eurocopa promete edição histórica em 2021

18 de fevereiro de 2021

A bola vai rolar nos gramados do Velho Continente. Com um ano de atraso, a Eurocopa 2020 finalmente vai acontecer. Originalmente marcada para junho do ano passado, a competição foi adiada para junho de 2021 devido à pandemia do novo coronavírus. A competição acontecerá em 12 cidades diferentes: Amsterdã (Holanda), Baku (Azerbaijão), Bilbao (Espanha), Bucareste (Romênia), Budapeste (Hungria), Copenhague (Dinamarca), Dublin (Irlanda), Glasgow (Escócia), Londres (Inglaterra), Munique (Alemanha), Roma (Itália) e São Petersburgo (Rússia).

Considerada uma “mini Copa do Mundo sem Brasil e Argentina”, o torneio de 2020 promete ser um dos mais emocionantes dos últimos tempos. Isso porque a Eurocopa nunca foi disputada um ano antes da Copa do Mundo. As seleções virão bem entrosadas e com força máxima, já que a competição acontecerá entre a disputa das eliminatórias para o Mundial. O jogo de abertura está marcado para o dia 11 de junho, entre Turquia x Itália, em Roma. Fique por dentro de todos detalhes desta grande festa do futebol para apostar na Eurocopa 2020.

Os donos da festa

Diferente de outros torneios continentais entre seleções, a Eurocopa se destaca por não ter um favoritismo definido. Uma prova disso é a lista dos campeões. Desde 1960, ano do primeiro torneio realizado na França, a competição teve dez diferentes campeões em 15 edições. Neste período, grandes seleções como Espanha, França e Alemanha conquistaram o torneio três vezes, cada, e Itália apenas uma vez. Além delas, Holanda, Dinamarca, Grécia e Portugal surpreenderam e venceram uma edição cada. Também as “extintas” União Soviética e Tchecoslováquia também conquistaram uma edição cada.

Mesmo não estando entre as maiores seleções do continente, Portugal é uma das favoritas ao título. Não é por menos. Além de serem os atuais campeões europeus, os comandados de Fernando Santos venceram a Liga das Nações 2018/2019, expandindo ainda mais o domínio do futebol do velho continente. Para completar, Portugal ainda conta com Cristiano Ronaldo, que dispensa apresentações.

Portugal é a atual campeã da Eurocopa
Portugal é a atual campeã da Eurocopa. Fonte Wikimedia

A França também defende um favoritismo. É a atual campeã do mundo e possui no elenco jogadores de destaque como é o caso do atacante Mbappé, revelação da Copa do Mundo de 2018 e uma das estrelas francesas para o torneio. Com a camisa do Le Blues, o atacante marcou 16 gols em 39 partidas.

Outra seleção que nunca pode ser descarada é a Alemanha. Campeã da Copa do Mundo de 2014, a seleção germânica não vence uma Eurocopa desde 1996. É o país que mais venceu o torneio juntamente com a Espanha, três títulos, mas não levanta o caneco há 14 anos. Para quebrar este tabu, o time de Joachim Löw conta com o talento do goleiro Manuel Neuer e do meia Toni Kross e com a juventude do atacante Timo Werner.

Fórmula de disputa

A fórmula de disputa não muda. São 24 seleções divididas em seis grupos de quatro times. Avançam para a segunda fase as duas melhores seleções e os quatro melhores terceiros colocados. Na fase seguinte, inicia a fase eliminatória, com as oitavas de final. A decisão está marcada para o dia 11 de julho, no estádio de Wembley, em Londres.

O grupo considerado o mais difícil é o “F” que terá Alemanha, França e Portugal brigando por vagas na segunda fase. A Hungria completa a chave. Outro grupo interessante é o “D”, que reúne mais uma favorita, a Inglaterra, disputando vaga com Escócia, República Tcheca e a vice-campeã mundial Croácia. Vale lembrar que a seleção da camisa quadriculada derrotou os ingleses no último Mundial.

Os craques

Como não poderia deixar de ser, a Eurocopa 2020 vai reunir as maiores estrelas do futebol mundial. O melhor jogador do mundo, por exemplo, estará na disputa com a seleção da Polônia. Lewandovski é a esperança do seu país na Euro. A expectativa que ele mantenha a média de gols que vem fazendo no Bayern de Munique é uma das esperanças do time do Leste Europeu. Na temporada 2020, o camisa 9 marcou 29 gols em 27 partidas no clube alemão. Uma marca sensacional.

Outro grande nome na Euro 2020 é Cristiano Ronaldo. Mesmo mais experiente, com 36 anos, o jogador é uma das promessas portuguesas rumo ao bicampeonato europeu. Na última edição, em 2016, o “Gajo” roubou a cena com 9 gols marcados em sete partidas disputadas. O português é o maior artilheiro do torneio ao lado do francês Michel Platini. Este ano pode ser o ano do desempate.

Pelo lado inglês, as apostas estão sobre Harry Kane. O atacante do Tottenham é uma das referências do ataque da Inglaterra e um dos responsáveis pela última boa campanha inglesa na Copa da Rússia. O jogador ainda busca o primeiro título com a camisa da seleção da Rainha.

Além do trio, podemos citar muitos outros nomes como Mbappé e Griezmann, da França, Lukaku e Hazzard, da Bélgica, o defensor Virgil Van Dijk, da Holanda, Sergio Busquets, Navas e o goleiro De Gea, da Espanha e o craque Modric, da Croácia. Todos estarão em campo em busca do título da Eurocopa 2020. Escolha o seu craque e venha viver as emoções da Euro!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Como citar

, . Eurocopa promete edição histórica em 2021. Ludopédio, São Paulo, , 2021.
Leia também:
  • 179.32

    Jogo 6: Atlético dorme líder geral da fase de grupos da Libertadores

    Gustavo Cerqueira Guimarães
  • 179.31

    Sortilégio a meia-noite

    José Paulo Florenzano
  • 179.30

    A Copa do Mundo de Futebol Feminino no Brasil em 2027: breves reflexões sobre seu significado para o povo brasileiro

    Octávio Alvarenga de Souza