Idealizada pela pesquisadora e assistente social Roberta Pereira da Silva no ano de 2020, a série se inicia como continuidade de outras parcerias já realizadas entre o Ludopédio e o Observatório da Discriminação Racial no Futebol, com o intuito de visibilizar conversas e reflexões sobre as negritudes no futebol, temática que, embora já antiga no jornalismo e nos estudos sobre o futebol, continua pouco presente (SILVA, MENDES, DANTAS; 2020) em comparação com outros temas mais comuns na área.

Tivemos naquele momento algumas contribuições importantes que nos possibilitaram discutir as camadas sociais da raça que atravessam o futebol, foram 14 textos apresentados.

O ano de 2023, assim como seus antecessores, tem sido um período em que o debate sobre questões étnico-raciais segue presente no contexto do futebol mundial. Os crimes de racismo nos estádios de futebol somam-se a essa realidade, e um desses episódios, o caso de Vinícius Júnior, fez o mundo da bola retomar a questão racial com mais propósito. Os desdobramentos desse caso demonstram que a sociedade avança no combate ao racismo, porém, ainda é preciso ações estruturantes para acelerarmos a velocidade dos passos.

Em virtude disso, após uma discussão interna, fomos convidados pelos editores do Ludopédio a retomar a coluna “Futebol e Racismo”, que abordará temas relacionados às questões étnico-raciais no futebol. Nossa intenção é contribuir de forma plural para esse importante debate, mantendo, a princípio, duas publicações mensais.

Nesse primeiro momento, vamos alterar o nome da coluna para Futebol e Negritudes, com a finalidade de ampliar nossos olhares sobre os corpos negros que ocupam este espaço, em detrimento do racismo sofrido. Em seguida, a busca será por estabelecer um debate amplo, profundo, plural e capaz de produzir um conhecimento autêntico sobre o tema.

Agradecemos de antemão os autores e autoras que jogaram conosco até o momento. Aguardem o apito inicial e aos que desejarem somar em nosso time, façam contato via email danilopelc@gmail.com.

Referências

SILVA, Roberta Pereira da; MENDES, Bárbara Gonçalves; DANTAS, Marina de Mattos. Racismo: a quem interessa pensar que foi diferente no futebol?. Ludopédio, São Paulo, v. 137, n. 52, 2020.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Bárbara Gonçalves Mendes

Psicóloga, doutoranda em Psicologia Social pela UFMG, pesquisadora no Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas (GEFuT) e do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT (NUH).

Danilo da Silva Ramos

Secretário do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer - PPGIEL da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional - EEFFTO da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG desde 2017 e mestrando deste mesmo programa (turma 2020). Concluiu o ensino médio no Colégio Estadual Américo Pimenta (2006). Possui graduação em Licenciatura em História pelo Centro Universitário Geraldo di Biase - UGB (2011), Membro dos Grupos de Pesquisa: História do Lazer (HISLA), Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade (NEPGRES) e Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas (GEFuT).

Marina de Mattos Dantas

Psicóloga (CRP 04/28.914). Doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP (com estágio pós-doutoral em Estudos do Lazer na UFMG) e mestre em Psicologia Social pela UERJ. Professora na Universidade do Estado de Minas Gerais. Pesquisadora no Grupo da Estudos sobre Futebol e Torcidas (GEFuT/UFMG), no Grupo de Estudos Socioculturais em Educação Física e Esporte (GEPESEFE/UEMG), no Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Social do Esporte (GEPSE/UFMG) e no Grupo de Trabalho Esporte e Sociedade do Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais (CLACSO). Compõe a diretoria da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte (ABRAPESP/2024-2025). É produtora no Programa Óbvio Ululante na Rádio UFMG Educativa e colunista no Ludopédio.

Natália Silva

Jornalista, é doutoranda em Ciências da Comunicação pela Universidade Fernando Pessoa (Portugal), estudando o jornalismo esportivo e a interseccionalidade raça-gênero, através da história oral de jornalistas negras. É membro do grupo de pesquisa Jornalismo Esportivo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Rede Nordestina de Estudos em Mídias e Esportes (ReNEme). Idealizou e produziu o projeto A Negra no Futebol Brasileiro, que fez parte das ações globais Black Lives Matter Football, #FootballPeople e Football v Homophobia, da Fare Network (Inglaterra). Atualmente, é parte do programa Mudjeris di li i di lá (programa de intercâmbio Brasil - Cabo Verde).

Ricardo Pinto

Doutor em História Comparada - PPGHC - UFRJ - autor de diversos livros, dentre eles: ENTRE RIVAIS - Editora MAUAD.

Como citar

MENDES, Bárbara Gonçalves; RAMOS, Danilo da Silva; DANTAS, Marina de Mattos; SILVA, Natália; SANTOS, Ricardo Pinto dos. Futebol e Negritudes – voltando ao campo. Ludopédio, São Paulo, v. 171, n. 6, 2023.
Leia também:
  • 178.28

    Projetos sociais e práticas culturais no circuito varzeano

    Alberto Luiz dos Santos, Enrico Spaggiari, Aira F. Bonfim
  • 178.27

    Torcida organizada e os 60 anos do Golpe Civil-Militar: politização, neutralidade ou omissão?

    Elias Cósta de Oliveira
  • 178.25

    Jogo 3: Galo 3 x 2 Peñarol

    Gustavo Cerqueira Guimarães