172.18

Portas abertas para (mais uma) Copa no deserto: a Arábia Saudita como a provável sede da Copa do Mundo de 2034

A FIFA anunciou no último dia 04/10 as sedes da Copa do Mundo de 2030: Argentina, Uruguai e Paraguai serão as sedes das partidas inaugurais, enquanto Espanha, Portugal e Marrocos receberão as partidas restantes do Mundial.

Será a primeira Copa do Mundo realizada em três continentes diferentes e a primeira Copa do Mundo que acontecerá em seis países, nada tão simbólico quanto o centenário da competição ter o seu pontapé inicial no Uruguai, mesmo país que em 1930 recebeu o primeiro Mundial. Mas nada tão curioso quanto pensar que a sede de 2034 já está praticamente definida.

O rodízio da FIFA não permite que as confederações que foram sedes das últimas duas Copas do Mundo são inelegíveis para a Copa do Mundo seguinte, sem UEFA, CONMEBOL e CAF (em 2030) e CONCACAF (em 2026), o pleito fica limitado a 2 confederações: AFC e OFC.

Arábia Saudita
Fonte: reprodução/Twitter

E no mesmo dia que as sedes foram definidas, a Arábia Saudita, país em alta no cenário futebolístico atual, lançou sua candidatura oficial para 2034. Por mais que a Austrália, talvez junto com a Nova Zelândia – ambas embaladas pelo sucesso da Copa do Mundo Feminina de 2023 – possam entrar no páreo, a Copa do Mundo deverá voltar a Península Árabe.

Sem dúvidas a ida de Cristiano Ronaldo e, posteriormente, de outros craques de renome como Karim Benzema e Neymar alavancaram o futebol saudita de patamar. Segundo o Transfermarkt, os times da Saudi Professional League gastaram quase 1 bilhão de euros em contratações de jogadores neste início de temporada, apenas as quatro grandes ligas europeias (Premier League, Serie A, La Liga e Bundesliga) investiram mais em uma única temporada nos últimos 10 anos.

O movimento do Governo Saudita com o investimento massivo no futebol por meio do plano “Saudi Vision 2030” poderá durar mais quatro anos, para o seu ápice ser uma final de Copa do Mundo. A last dance de craques da atualidade como Kylian Mbappé, Erling Haaland ou Vinícius Júnior poderá ser premiada em Riad daqui a 11 anos, tal como aconteceu com Lionel Messi em Lusail.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Gabriel Henrique dos Santos Ferreira

Acima de tudo, do clube do Rei, Santos Futebol Clube. Graduando do 7° semestre em História pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). Atualmente, meu foco de estudo é sobre História Regional, mais especificamente do Vale do Paraíba Paulista e História do Futebol.

Como citar

FERREIRA, Gabriel Henrique dos Santos. Portas abertas para (mais uma) Copa no deserto: a Arábia Saudita como a provável sede da Copa do Mundo de 2034. Ludopédio, São Paulo, v. 172, n. 18, 2023.
Leia também:
  • 174.17

    How Saudi Arabia’s unchallenged 2034 World Cup bid could weaken Fifa’s human rights demands

    David McGillivray
  • 172.3

    O mercado milionário asiático desafia o poder europeu: Saudi Pro League X UEFA

    Rodrigo Koch
  • 171.21

    Sobre o Sauditão ou como a hipermercantilização altera a geopolítica de poder no futebol: sportswashing, softpower e outros palavrões

    Ana Luiza Quaresma Santana Calazans, Luiz Roberto Veloso da Silva