173.25

Primórdios do Campeonato Mundial FIFA Sub17

André Alexandre Guimarães Couto 25 de novembro de 2023

No presente momento, a seleção brasileira acumula 4 títulos nesta categoria (1997, 1999, 2003 e 2019) sendo, inclusive, o atual campeão.

 
Logomarca do Campeonato Mundial FIDA Sub17 2023
Imagem 1: Logomarca do Campeonato Mundial FIDA Sub17 2023.

O primeiro torneio oficial da categoria fora disputado em 1991, na Itália, aproveitando o grande momento do futebol deste país no cenário internacional. No entanto, o torneio que inaugura de fato as intenções da FIFA para a promoção de jogos em categorias mais jovens é o do ano de 1985, na China. Naquele momento, a FIFA aceitava atletas como sub16. Neste limite de idade, ocorreriam ainda mais dois torneios: em 1987 (Canadá) e 1989 (Arábia Saudita). A FIFA já organizara o torneio mundial na categoria sub20 desde 1977 e investia em outras frentes de atuação nas categorias inferiores ao profissionalismo.

Mas, por que logo na China?

Cabe lembrar que a partir do final da década de 1970, este país iniciara uma profunda mudança econômica, inclusive com a execução do programa “Quatro Modernizações”, incorporando elementos capitalistas em áreas estratégicas como a agricultura, indústria, exército e ciência e tecnologia (LEÃO, 2012). A China realizara mudanças estruturais para que pudesse garantir a modernização econômica, sem alterar significativamente as relações de poder controladas firmemente pelo Partido Comunista. Desta forma, fazia todo sentido naquele momento promover eventos internacionais esportivos e culturais de impacto, reforçando o nacionalismo chinês, sem a necessidade de um isolamento econômico com o mundo ocidental.

Por outro lado, a FIFA já iniciava o processo de expansão de sua marca por todos os continentes, tanto do ponto de vista econômico-financeiro, como territorial, em especial na gestão do brasileiro João Havelange (1974-1998). Desta forma, novas ações como a organização dos torneios de base poderiam ampliar a marca FIFA, principalmente em mercados como o chinês, por exemplo

Jornal dos Sports, em 1º/08/1985, informava que “(…) trata-se da primeira competição esportiva a nível mundial que se realiza na China desde o Campeonato Mundial de Tênis aqui disputado em 1961.”  Ainda de acordo o periódico esportivo, “o torneio se iniciou com um êxito total de público uma vez que uma multidão de 80 mil pessoas tomou todas as dependências do Estádio dos Trabalhadores de Pequim, onde se realizou a cerimônia inaugural da competição e a partida entre China e Bolívia, que terminou empatada em um tento” (JORNAL DOS SPORTS, 1º/08/1985, p. 15).

Com quatro sedes, Pequim, Tianjin, Dalian e Xangai, o torneio contou com 16 seleções. A cerimônia de abertura apresentou ao público a liberação de cerca de dois mil pombos, uma metáfora da promoção da paz entre as nações.

A seleção brasileira fez uma boa campanha, vencendo na estreia o Qatar por 2 x 1. Fora eliminada nas semifinais pela Alemanha Ocidental por 4 x 3, mas venceu a decisão do terceiro lugar contra a Guiné por 4 x 1. Da equipe, destacavam-se os jogadores William e Bismarck (ambos do Vasco da Gama), além do zagueiro André Cruz (da Ponte Preta). O primeiro foi premiado com a Bola de Ouro, prêmio concedido ao melhor atleta da competição.

O título ficou com a seleção da Nigéria, que vencera na final a Alemanha Ocidental por 2 x 0.

Como informamos acima, o campeonato sub16 foi substituído pela FIFA em 1991 pelo sub17 e somente em 2020 a FIFA fez o ranqueamento das seleções nos torneios com esta separação etária, inclusive, sendo motivada por um pedido da CBF, cujo objetivo era garantir ao Brasil a hegemonia de títulos no Mundial sub17.

Alguns anos depois, a FIFA também organizaria os torneios femininos das categorias de base: em 2002 (sub19, substituído por sub20 em 2006) e 2008 (sub17).

Brasil no mundial sub17
Brasil x Nova Caledônia – 2ª rodada da Copa do Mundo Sub-17. Foto: Leto Ribas/CBF.

Referências:

INFANTIS do Brasil vencem na estreia. Jornal dos Sports, 1º/08/1985. P. 15.

LEÃO, Rodrigo Pimentel Ferreira. A Economia Política da Transição Chinesa no Último Quartel do Século XX. Revista Tempo do Mundo. V. 4, n. 3, dezembro 2012. Disponível em: <https://portalantigo.ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/rtm/131219_rtmv4_n3_cap5.pdf&gt;.

 

Artigo publicado originalmente em História(s) do Sport.

 
 
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

André Couto

Professor, historiador, especialista em História do Brasil (UFF) e em Educação Tecnológica (CEFET/RJ) e mestre em História Social (UERJ/FFP). Doutorando em História (UFPR).

Como citar

COUTO, André Alexandre Guimarães. Primórdios do Campeonato Mundial FIFA Sub17. Ludopédio, São Paulo, v. 173, n. 25, 2023.
Leia também:
  • 178.28

    Projetos sociais e práticas culturais no circuito varzeano

    Alberto Luiz dos Santos, Enrico Spaggiari, Aira F. Bonfim
  • 178.27

    Torcida organizada e os 60 anos do Golpe Civil-Militar: politização, neutralidade ou omissão?

    Elias Cósta de Oliveira
  • 178.25

    Jogo 3: Galo 3 x 2 Peñarol

    Gustavo Cerqueira Guimarães