177.6

Resumos do GTs VII e VIII – III Seminário Online do Ludopédio 2024

Equipe Ludopédio 6 de março de 2024

Com objetivo de debater e dar visibilidade a pesquisas realizadas por mulheres sobre futebol(is), será realizado, entre os dias 09 e 16 de março de 2024, o III Seminário Online do Ludopédio – Mulheres e futebol: pesquisar, trabalhar, torcer e jogar. O seminário do Ludopédio reunirá apresentações que contemplam a multiplicidade de temas observada no campo dos estudos sobre futebol nas ciências humanas. As apresentações de pesquisas realizadas por mulheres abordarão diferentes dimensões, fenômenos e práticas relacionadas ao universo futebolístico.

Os resumos dos 12 Grupos de Trabalho serão publicados ao longo de seis textos. Confira a programação completa do evento. 

futebol mulheres


Grupo de Trabalho 7 – Museus, linguagens e discursos

13/03 – quarta-feira – 19h30-22h

 

Homofobia Estrutural no Futebol
Luana Costa da Silva

Toda sociedade tem seu próprio sistema de gênero e, no caso da nossa  sociedade, ele se denomina “matriz heterossexual”, onde quem não se encaixa  é considerado fora do padrão social. Todavia, a influência na cultura coloca em  xeque ações pedagógicas do gênero e da sexualidade que permitem uma série  de discursividades sobre o comportamento esperado dos atletas e dos  torcedores. No futebol, por mais contraditório que possa parecer, a  homossexualidade precisa aparecer, para, assim, ser devidamente excluída. Com isso, realizaram-se buscas por artigos na base de dados do Google Acadêmico, Scielo e Academia.edu, fora os achados manualmente, como, por exemplo, os livros. O estudo tem como objetivo geral avaliar o levantamento bibliográfico da desestima ao combate à homofobia estrutural no futebol e assim realizar uma pesquisa bibliográfica a fim de depreender as consequências do preconceito no esporte. Como resultado, conclui-se que a orientação sexual e a identidade de gênero de uma pessoa são elementos que compõem um relevante âmbito de autoconhecimento e a autorreferência do indivíduo, e que ainda são tratados na nossa sociedade como motivos para a discriminação social, então, o presente estudo, é um lembrete de que a mudança é imprescindível para que exista um ambiente esportivo mais justo, igualitário e comum.


“Pude fazer o quarto gol que significou os três pontos para nós”: como o uso da unidade lexical três pontos por jogadores perspectiva o frame resultado em entrevistas pós-jogo do Brasileirão
Ellen Caroline de Lima

Esta pesquisa busca explicar como jogadores usam a unidade lexical (UL) três pontos para falar de resultado em entrevistas pós-jogo do Campeonato Brasileiro de Futebol Masculino. Tem-se como objetivo geral analisar quais aspectos semânticos de três pontos acionam o frame Resultado quando este aparece, no contexto da fala, imediatamente associado aos frames i) Competição; ii) Partida ou iii) Competição e Partida simultaneamente. Frame é o conceito-chave utilizado no trabalho, entendido, a partir de uma abordagem cognitivista da linguagem, como o construto que esquematiza na mente as experiências de mundo vivenciadas pelos seres humanos. A experiência humana entendida por futebol, por exemplo, tem elementos e ações ligadas a si (e.g., bola, campo de futebol, fazer um gol) organizados em uma estrutura cognitiva de conhecimento (FILLMORE, 1975). Essa estrutura reflete-se na estrutura semântica de palavras, como jogo em casa, expulsão e gol olímpico, unidades lexicais cuja compreensão do significado depende da consideração sobre o espaço onde o jogo acontece, i.e. o campo. Para investigar os modos de uso de três pontos por jogadores, 39 entrevistas do returno do Brasileirão 2022 foram transcritas e reunidas no corpus que constitui este trabalho – a UL estudada foi empregada em todas estas entrevistas. Identificou-se se as unidades lexicais próximas a três pontos evocavam o frame Competição ou Partida e, a partir disso, classificou-se os tipos de uso da UL estudada. Os resultados apontaram que o uso de três pontos com maior ocorrência, no contexto da pesquisa, perspectiva o frame Resultado a partir de elementos e ações associadas ao frame Partida. Considerando-se os resultados obtidos, sugere-se a inclusão da unidade lexical três pontos no dicionário temático de futebol Field (CHISHMAN, 2018), visto que o uso de tal UL é recorrente e relevante no futebol, em campeonatos que, como o Brasileirão, funcionam por pontos corridos.


A bola é delas: As mulheres que preservam a história no Museu do Futebol e os desafios da gestão de uma equipe multidisciplinar
Andrea Ariani

Além da gestão da informação, a Biblioteconomia também preza pelo suporte e bom atendimento a um pesquisador ou consulente de bibliotecas, arquivos, centros culturais e museus. Também tem como característica formar, especialmente nessas instituições, equipes com profissionais de várias áreas do conhecimento para colaborar em conjunto na gestão do acervo. Com base nessa multiplicidade da profissão, esta pesquisa procurou unir esporte, questão de gênero, representatividade e responder: como é feita a gestão participativa e inclusão de mulheres em uma instituição de memória? Para fazer essa junção de temas e análises, foi escolhida a equipe que ajudou a formar e atualmente compõe o CRFB – Centro de Referência do Futebol Brasileiro, do Museu do Futebol, em São Paulo. Para explicar melhor a opção de relatar a presença feminina na gestão de acervos de esporte, é importante relatar como o interesse pelo tema surgiu. Em 28 de agosto de 2021 tive contato com o livro “”Museu do Futebol, um museu-experiência””, de 2014. E foi muito curioso notar, na ficha técnica do Museu até então, a maioria que compunha a equipe era de mulheres, inclusive na liderança de várias áreas técnicas. Ao fazer a pesquisa em 2022 para compor a monografia, oito anos depois da publicação do livro sobre a construção do Museu, essa realidade não se alterou. Ao longo da história do Museu do Futebol e atualmente, curiosamente para um esporte ainda majoritariamente praticado e tendo como torcedores um público masculino, a gestão de vários setores da instituição é, na maioria das áreas, comandada por mulheres. Naquela ocasião da consulta, a equipe feminina do Museu do Futebol era composta por 22 mulheres em cargos de liderança e suporte, além das equipes de educadores e coordenadores de público. Mulheres só não lideravam e integravam os Núcleos de Infraestrutura e Operação e Tecnologia. E essa curiosidade tão pouco comentada foi o que me impulsionou a fazer a pesquisa sobre a liderança delas nas instituições de memória.

 

Futebol de mulheres e sua representação
Angélica dos Santos Angelo 

A pesquisa relaciona alguns aspectos da história do futebol de mulheres no Brasil e sua representação midiática, analisando a inserção da modalidade, proibição, oficialização e atualidade. Esta pesquisa também destaca como o Museu do Futebol se organiza para representar o futebol feminino em suas exposições a partir das revindicações do público e da necessidade de contar a história do esporte por meio de outras perspectivas e vivências.


A atuação do futebol brasileiro enquanto elemento do dispositivo identitário nacional
Jacyane Dantas de Sousa

O futebol é um elemento cultural que agencia a produção de uma identidade nacional e que, dessa maneira, contribui para formar discursivamente a nação brasileira. Diante disso, a presente pesquisa visa desenvolver uma análise discursiva do futebol a fim de compreendê-lo como elemento do dispositivo identitário brasileiro e, consequentemente, como meio para produção de subjetividade. Entende-se como dispositivo identitário um conjunto de elementos discursivos e não discursivos, tais como normas, leis, instituições, símbolos, práticas, entre outros, que produz, de forma estratégica, uma homogeneização entre diferentes indivíduos por meio da identidade nacional que viabiliza. No Brasil, o futebol atuou não apenas como um esporte de preferência nacional, mas como elemento dessa rede estratégica que atende à urgência de se produzir sujeitos brasileiros. Logo, propõe-se examinar a maneira pela qual o futebol brasileiro constrói, a partir de saberes e poderes, uma posição para os sujeitos. Pelo percurso de análise proposto, e considerando que o dispositivo identitário é composto por elementos heterogêneos, o corpus da pesquisa compreende enunciados formulados em gêneros discursivos diversos, como leis, notícias e propagandas. Com isso, será possível demonstrar a atuação desse dispositivo identitário e, principalmente, a atuação do futebol como elemento basilar para o seu funcionamento no Brasil. Como fundamentação teórico-metodológica, esta pesquisa parte dos Estudos Discursivos Foucaultianos em diálogo com os Estudos Culturais.  

 

Para além dos gramados: a importância simbólica da presença do futebol de mulheres no Museu do Grêmio. 
Sibelle Barbosa da Silva

O futebol além de ser uma prática esportiva também é um fenômeno passível de ser analisado enquanto microcosmo social que abarca diversas manifestações entre os sujeitos que se apropriam desse esporte. Nesse contexto, a maioria dos clubes de futebol brasileiros apresentam no interior de seus estádios, salas de troféus, memoriais e museus dedicados a narrar as conquistas do futebol dos homens, apagando nesse processo diversos sujeitos que colaboraram com a construção histórica desses clubes, como por exemplo, as mulheres. Nesse sentido, esta pesquisa, recorte de uma pesquisa maior em nível de Mestrado, tem como objetivo apresentar as potencialidades e repercussões que a coleção de futebol de mulheres, institucionalizada no Museu do Grêmio, tem alcançado ao incluir em seu espaço expositivo as atletas da agremiação que lutaram pela prática da modalidade no clube. É importante enfatizar que ao trazer esse debate em um museu de clube de futebol, através dos objetos que pertenceram a essas mulheres, essa ação evidencia através desses artefatos materiais que esse passado (re)existiu, embora houvesse uma tentativa de apagamento dessas memórias. Esse processo também tem sido significativo tanto para a instituição museológica quanto para o empoderamento das novas atletas que chegam ao Clube e visitantes, que ao perceberem a presença desses objetos no museu, percebem na materialidade a representação da participação ativa das mulheres na Agremiação. Tais ações tem ultrapassado os muros do Museu, pois o Clube tem reconhecido a história das mulheres do passado que praticaram futebol em algumas atividades pontuais, que pretendemos trazer ao debate. Logo, consequentemente, o museu do Clube, apesar do formato tradicional, passa a ser um local potente para a construção de políticas culturais voltadas para narrativas plurais.

 


 

GT 8 – História e memória do futebol

14/03 – quinta-feira – 19h30-22h

 

O futebol de mulheres nos meios de comunicação: uma revisão sistemática da literatura
Ana Gabriela Alves Medeiros

O presente estudo configura-se como um subprojeto de pesquisa vinculado ao Programa Institucional de Iniciação Científica da Universidade do Estado da Bahia (Campus XII), e tem por objetivo mapear e analisar as produções científicas que abordam o futebol de mulheres nos meios de comunicação. Especificamente, busca-se analisar as narrativas recorrentes na produção científica brasileira acerca do futebol de mulheres nos meios de comunicação; e verificar autores/as e grupos de pesquisa que estudam o futebol de mulheres no contexto midiático. Ancorada na revisão sistemática da literatura, utilizaremos uma base de dados eletrônica – Portal de Periódicos da CAPES – para a seleção dos trabalhos que comporão o nosso corpus de análise. Para tanto, buscaremos os termos: “futebol feminino”, “futebol de mulheres”, “meios de comunicação” e “mídia” na ferramenta de busca do próprio portal. Para seleção criteriosa dos artigos seguiremos as diretrizes do fluxograma Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). Assim, os artigos elegíveis serão determinados através de uma triagem observando elementos como título, resumo, palavras-chave, coerência do estudo, qualidade metodológica, resultados alcançados etc. Os critérios de inclusão envolvem o idioma (português), adequação à temática (futebol de mulheres nos meios de comunicação) e disponibilidade do trabalho completo. Por fim, os trabalhos incluídos nesta pesquisa serão analisados e interpretados criticamente, em diálogo com as referências teóricas, identificando os aspectos relevantes e recorrentes dos estudos, bem como as informações latentes. Espera-se com este estudo identificar as principais referências e concepções teóricas, os métodos de pesquisa utilizados e os principais meios de comunicação analisados; caracterizar a autoria de produções científicas sobre o tema e as lacunas na produção do conhecimento sobre o futebol de mulheres nos meios de comunicação. Assim, os resultados poderão nortear novas pesquisas na área.


Queda dos heróis em Sarriá:  a construção da memória da seleção brasileira de 1982
Bruna Ferraz Barenco

A dissertação se propõe a discutir a Copa do Mundo de 1982, realizada na Espanha, com foco na participação da seleção brasileira e subsequente derrota. O objetivo é analisar as conjunturas de Espanha, e principalmente Brasil, durante o período da Copa do Mundo, uma vez que ambos os países passavam pelas incertezas do processo de redemocratização após respectivas ditaduras militares no final do século XX. O futebol é enxergado como um elo entre política e sociedade, compreendido como local de circulação de identidades nacionais e mobilizações sociais. Nesse cenário da Copa do Mundo em meio a redemocratização, procuramos observar como a derrota do Brasil ocupa um lugar de memória na história do futebol e imaginário social do esporte. Portanto, o objetivo é se debruçar sobre as questões envolvendo a Copa do Mundo de 1982, desde as circunstâncias na qual o evento foi organizado e ocorreu na Espanha, até a participação brasileira e posteriormente a memória construída da performance brasileira naquele mundial. Aspectos como o uso político do futebol, identidades nacionais e nacionalismos, estilo de jogo e construção da memória perpassam a pesquisa e composição dos capítulos. Afinal, uma Copa do Mundo começa muito antes do apito inicial, e dura muito mais do que à entrega do troféu.


Clubes negros de futebol em Santa Maria no pós-abolição (1916- 1932)
Taiane Anhanha Lima

Na presente pesquisa, através da investigação de dois times negros de futebol que existiram em Santa Maria-Rio Grande do Sul, o Club Foot Ball 7 de Setembro e o Sport Club Rio Branco, o primeiro fundado em 1916 e o segundo sendo mencionado nas fontes em 1920, procuramos entender o contexto do pós-Abolição a partir de um ponto de vista de clubes negros de futebol. Pensando nesse esporte como um meio de integração social, sociabilidade negra, mas também de protesto contra o racismo, encontramos diversas referências desses clubes negros criados em cidades do Rio Grande do Sul. De igual modo, percebemos o quanto eram comuns as relações e viagens em jogos intermunicipais entre esses times. Pesquisas importantes sobre o pós-Abolição e escravidão em Santa Maria foram produzidas nos últimos anos, são estudos de trajetórias de sujeitos sociais e coletivos, com ênfase às organizações negras, que possibilitam entender as diversas formas de resistência negra no período, mas associações de futebol negras se  encontram somente em breves citações ou não foram o foco de análise dos autores. Frente ao contexto nacional de segregação racial em alguns clubes ou ligas de futebol de elite, no começo  do século XX, procuramos perceber se a cidade se encaixava ou não nessa situação. Investigar o fenômeno de criação desses clubes de futebol negros, para além de compreender mais o pós-Abolição e as relações étnico-raciais na cidade e no Estado, se mostra relevante por estarmos ouvindo as vozes do passado, que por muito tempo ficaram ocultadas por uma historiografia tradicional, que não visibilizava a agência dessas pessoas negras.


O neoliberalismo e a elitização no futebol brasileiro
Andrea Perez

Esta pesquisa pretende desenvolver um caminho de discussão sobre a utilização política do futebol como condição de propaganda e o quanto o sistema econômico vigente impacta no esporte, no perfil do jogador e no perfil do torcedor. A argumentação decorre de pesquisa bibliográfica levantando aspectos do futebol nos períodos ditatoriais, sobretudo a Era Vargas, o futebol na Era Bolsonaro, o posicionamento dos jogadores, o sistema neoliberal do qual estamos inseridos e o quanto tem afetado e moldado um novo retrato de torcedores dentro dos estádios.


O futebol nos tempos do Condor: Ditadura Militar, cinema e o futebol brasileiro (1964-1985)
Maria Fernanda Martinez Alves

Investiga-se a memória histórica a partir das influências dos governos militares para com o futebol brasileiro, de 1964 a 1985, por meio de fontes do audiovisual e da historiografia. Para tanto, foi analisada a minissérie Memórias do Chumbo: o futebol nos tempos do Condor (2012), ressaltando o episódio 4, sobre o Brasil. Nesse sentido, a metodologia utilizada, no que concerne a relação entre Cinema, História e Cultura, é embasada nas discussões feitas por Marc Ferro, Roger Chartier, Raymond Williams e José D’Assunção Barros. Logo, a pesquisa consiste em explorar a memória reproduzida no documentário, delimitado em determinado espaço e tempo, acentuar seus avanços e limitações e, todavia, contrastar com a historiografia sobre o tema  – artigos e livros especializados.


Midiosfera clubística e a abertura democrática: sentidos identitários de clubes de futebol sobre a Democracia Corinthiana nos anos 1980.
Pâmela Camargo Soares

Nesta pesquisa de mestrado ainda em andamento, nos propomos a investigar como as identidades clubísticas no futebol se relacionam com as identidades políticas dos torcedores, e para isto, utilizaremos a Democracia Corinthiana (1982-1985) como recorte da análise, e utilizando de autores como Manuel Castells e Stuart Hall para encabeçar as reflexões sobre identidades. Através de uma análise de manchetes de jornais da época, em especial, no jornal Cidade de Santos, entre outros, nos propomos a pensar a ideia de uma Midiosfera Clubística, isto é, a circulação comunicativa no futebol, através dos discursos e posicionamentos de alguns dos grandes clubes de futebol, em relação ao fenômeno que esteve vigente no início dos anos 1980, e que se convencionou chamar de Democracia Corinthiana. A partir de conceitos como Representação e Apreensão de Roger Chartier, nos propomos também a pensar como o Sport Club Corinthians Paulista, enquanto Clube-Instituição, utiliza-se de símbolos, discursos e narrativas de memória sobre sua própria história, para formar e comunicar uma identidade corinthiana, e como essa identidade clubística se relaciona com uma identidade política. Relacionando essas duas partes, buscaremos perceber como as mais diversas formas de comunicação e transmissão de mensagens, formulam as diversas identidades dos indivíduos, e como as identidades, por mais diferentes que pareçam, se encontram e se relacionam.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Equipe Ludopédio

Nosso objetivo é criar uma rede de informações, de pesquisadores e de interessados no tema futebol. A ideia de constituir esse espaço surgiu da necessidade e ausência de um centro para reunir informações, textos e pesquisas sobre futebol!

Como citar

LUDOPéDIO, Equipe. Resumos do GTs VII e VIII – III Seminário Online do Ludopédio 2024. Ludopédio, São Paulo, v. 177, n. 6, 2024.
Leia também:
  • 178.28

    Projetos sociais e práticas culturais no circuito varzeano

    Alberto Luiz dos Santos, Enrico Spaggiari, Aira F. Bonfim
  • 178.27

    Torcida organizada e os 60 anos do Golpe Civil-Militar: politização, neutralidade ou omissão?

    Elias Cósta de Oliveira
  • 178.25

    Jogo 3: Galo 3 x 2 Peñarol

    Gustavo Cerqueira Guimarães