Iniciamos o projeto do Camisa 012 em 2019 e nesses 4 anos tivemos muitos textos de cada um dos autores a cada 2 meses aproximadamente. Nesse período, eu nunca tive uma mudança tão grande de sensação sobre o São Paulo entre um texto e outro. Abro o texto dessa forma para, primeiramente, pedir desculpas públicas aos atletas David e Caio Paulista, no qual critiquei duramente no último texto. Acredito que por mais crítico que eu fosse do trabalho de Rogério Ceni, não havia percebido a sua influência na qualidade individual dos atletas. 

O fato do seu líder não saber exercer a sua função no conjunto, dificulta muito para um atleta realizar um bom futebol, mesmo em trabalhos básicos, como correr, passar e chutar para o gol. Agora com um treinador de futebol exercendo o trabalho de treinador de futebol no clube, conseguimos ver uma melhora significativa da qualidade (inclusive técnica) dos atletas do clube.

Falando agora sobre o conjunto do São Paulo, não me recordo a última vez que eu e a nação São Paulina estivemos tão otimistas. O time joga um futebol de qualidade em ambos os lados do jogo, os jogadores estão confiantes, o clima é bom e ainda por cima essa semana foram anunciadas as chegadas de James Rodriguez e Lucas Moura. Jogadores que aparecem imediatamente como os dois melhores jogadores do time.

A vida me transformou de um jovem otimista e animado para um adulto cético e crítico, e o São Paulo tem grande parcela de culpa nisso. Pensando nisso, eu peço calma e pés no chão para toda a nação. O São Paulo do Dorival não conquistou nada e esse é o momento do ano que tende a ser mais esquecido quando chegarmos ao final dele. Se a fase piorar e terminarmos o ano mal, provavelmente acabaremos mais um ano sem título e fora da Libertadores do ano que vem.

Eu acredito que um dos grandes fatores que alavancou esse time, é o fato de 2 meses atrás estarmos completamente desacreditados de tudo, jogando um futebol de nível péssimo. A chegada de Dorival e o crescimento brutal da qualidade de jogo do time, colocou toda a instituição e seus torcedores em novos níveis de expectativa. O avanço à semifinal da Copa do Brasil frente a um dos times mais badalados do país e rival, Palmeiras, alinhou os resultados a essa expectativa. Porém, vamos agora a uma sequência de 5 jogos que pode acabar com tudo que foi construído.

Os jogos contra Flamengo e Atlético Mineiro pelo Brasileiro e os dois jogos do confronto das oitavas de final da Sulamericana irão funcionar como uma injeção de ânimo ou de tristeza no clube, e após isso, teremos o jogo mais importante do ano contra o Corinthians no Morumbi. Vencer 4 jogos e ser eliminado da Copa do Brasil é catastrófico, perder 4 jogos e avançar na Copa do Brasil é gigante.

O São Paulo joga bem e alguns jogadores estão realizando um futebol de nível espetacular, porém 90 minutos contra o Corinthians no Morumbi pode mudar tudo. Esse confronto já seria absurdamente difícil e um resultado negativo seria doloroso, porém aceitável. Entretanto, essas atualizações no elenco, tornaram um resultado negativo nesse jogo inaceitável. Com Lucas Moura, James Rodriguez e 65 mil pessoas no Morumbi, a queda na semifinal da Copa do Brasil é inaceitável e pode significar o fim da chance de termos um 2023 historicamente marcante.

O quão válido é trazer jogadores desse nível nesse momento do ano? Lógico que jogadores acima do nível são sempre bem vindos. Entretanto, são duas semanas para eles entrarem, conhecerem seus companheiros de trabalho, entenderem a filosofia de Dorival e em 90 minutos de jogo criarem situações em campo que direcionem o São Paulo a final da Copa do Brasil.

Lucas Moura
Fonte: Divulgação/São Paulo

Eu estou muito animado para ver como James Rodriguez jogará no futebol brasileiro, pois acredito ser um jogador de nível técnico e tático diferenciado em um momento histórico escasso de jogadores de qualidade no futebol brasileiro, mas a última vez que ele impactou, foi na Copa de 2014, 9 anos atrás. Eu sempre fui um grande fã da pessoa e do futebol de Lucas Moura, mas essa foi uma das aparições mais esquisitas que já vi no São Paulo, além dele vir para jogar 3 meses no clube, precisando impactar imediatamente e em momentos específicos. Além disso, não temos ideia da condição física de ambos para jogar a loucura e correria do futebol brasileiro.

O São Paulo mais uma vez se coloca na situação de gênio ou louco. Se ganharmos a Copa do Brasil, essa última semana pode ser considerada uma das semanas mais geniais de uma administração da década do futebol brasileiro. Se perdermos, vai ser muito difícil manter a confiança do clube para que o ano não seja um desastre completo.

Esse foi um dos textos mais difíceis que já escrevi por não fazer ideia do que esperar. Durante 24 horas de um dia, passo algumas horas empolgados com o Super São Paulo, esperando ver jogadas e acontecimentos que a muitos anos não vejo, e passo outras horas lembrando dos momentos recentes em que me empolguei com o São Paulo e terminei o ano desolado, temendo o pior no ano seguinte.

Agora não temos muito o que fazer, esperar ou temer. Podemos apenas praticar a única responsabilidade do torcedor, que é torcer. Então São Paulino, realize o seu torcer com esperança e cuidado, já que dia 16 é o primeiro momento de um período que pode trazer o São Paulo de volta ao lugar que nunca deveria ter saído.

O meu torcer varia entre criticar e ofender profissionais do futebol e orar pela sabedoria e sorte desses mesmos profissionais que critico e ofendo. Dia 16 estarei com o meu manto o dia todo, as minhas preces em dia e, no caso do mundo não assoprar pro nosso lado, estarei com a consciência de que não podemos colocar toda a nossa evolução em risco por causa de 90 minutos ruins. O processo é sempre muito mais longo que a comemoração. Foi colocando pequenas evoluções ladeira abaixo que nos mantivemos nessa crise por mais de 10 anos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Vitor Freire

Mestre em Educação Física na FEF-UNICAMP, amante de Esportes, são Paulino desde sempre.@vitordfreire@camisa012

Como citar

FREIRE, Vitor. Reviravoltas do Morumbi. Ludopédio, São Paulo, v. 170, n. 9, 2023.
Leia também:
  • 178.28

    Projetos sociais e práticas culturais no circuito varzeano

    Alberto Luiz dos Santos, Enrico Spaggiari, Aira F. Bonfim
  • 178.27

    Torcida organizada e os 60 anos do Golpe Civil-Militar: politização, neutralidade ou omissão?

    Elias Cósta de Oliveira
  • 178.25

    Jogo 3: Galo 3 x 2 Peñarol

    Gustavo Cerqueira Guimarães