141.3

A pós-verdade e a bolha social no futebol brasileiro: o Flamengo é octacampeão?

Glauco José Costa Souza 2 de março de 2021
Flamengo
Foto: Lucas Figueiredo/CBF/Fotos Públicas

O Flamengo foi o campeão brasileiro de 2020, mas a conquista aconteceu apenas 2021 por causa do Covid-19. O merecimento pelo título é inegável, ainda que haja reclamações de favorecimento da arbitragem por parte dos rivais. Ao mesmo tempo, os flamenguistas têm diversas argumentações que, em sua ótica, indicam que a conquista aconteceu apesar de toda a estrutura montada pela CBF, Globo e arbitragem para que não acontecesse.

Futebol, pós-verdade e anacronismo

A verdade objetiva, no século 21, não existe; os fatos são relativos e suscetíveis às opiniões de cada um. Estamos em um momento no qual todo mundo tem a dimensão do que está ao seu redor de forma diferenciada. Isto, em si, poderia não ser negativo, se não fosse a maneira restritiva como acontece e o futebol é um bom exemplo disso.

Flamengo x Internacional: Polêmica!

Na partida em que o Flamengo alcançou a liderança do Campeonato Brasileiro, o clube da Gávea venceu, por 2 a 1, o até então líder Internacional. Como quase todo grande jogo de futebol, o duelo também apresentou uma grande polêmica envolvendo a arbitragem a respeito da expulsão do lateral-direito Rodinei, do Colorado.

Rodinei
Rodinei em ação na partida Flamengo x Internacional. Foto: Ricardo Duarte/Internacional/Fotos Públicas

A expulsão do Rodinei, na ótica flamenguista (e gremista), foi justa. Para a torcida do Inter e todos os demais que torciam contra o Fla, não foi. Até aí, tudo bem! O debate faz parte do futebol, mas a construção argumentativa feita nas redes sociais chamou a atenção. Internautas começaram a divulgar vídeos em grupos da internet destacando lances semelhantes em que o Flamengo era beneficiado pelas decisões da arbitragem ou prejudicado, assim como em relação ao Internacional. Os memes e as edições de imagem em fotos também se destacaram neste sentido.

É sabido que a navegação nas redes sociais produz algoritmos que norteiam o que aparece em seu computador. Neste sentido, os flamenguistas passaram a receber em maior quantidade imagens que corroboravam a expulsão. O inverso aconteceu entre os colorados. Assim, como podemos dizer que se chegou à verdade sobre o fato?

Hoje em dia, nem mesmo o futebol permite que escapemos das bolhas sociais que acabam reforçando a pós-verdade ou mesmo a falta de verdade. O título do Fla é objeto de discussão a respeito da forma como aconteceu! Outrora, isso poderia ser feito de maneira salutar em conversas amigáveis em que, a partir da análise de casos concretos, se chegariam a conclusões. Hoje, no entanto, observamos a construção de uma verdade relativa com base no que se está acostumado a enxergar, sem questionamentos. 


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Glauco Costa

Doutorando em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), também possui graduação em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2015). Tem experiência nas áreas de pesquisas sobre História Econômica, História Social e História Cultural, bem como na produção de textos jornalísticos.

Como citar

SOUZA, Glauco José Costa. A pós-verdade e a bolha social no futebol brasileiro: o Flamengo é octacampeão?. Ludopédio, São Paulo, v. 141, n. 3, 2021.
Leia também:
  • 177.17

    O Ninho: Vivendo e morrendo Flamengo

    Eduarda Moro, Alexandre Fernandez Vaz
  • 177.5

    Sob a guarda de Ogum: a luta de Stuart Angel contra as demandas da ditadura

    Fabio Zoboli, Perolina Souza
  • 175.9

    Flamengo x Vasco 1999: a origem do ‘vice de novo’

    Gabriel de Oliveira Costa