160.30

Ludopédio, 13 anos

Equipe Ludopédio 29 de outubro de 2022

Ludopédio 13 anos

13 anos. O tempo passa mais rápido que o Euller, o filho do vento.

Em 2009, quando o Ludopédio nascia, éramos jovens professores. Alguns graduandos, outros já pós-graduandos em diferentes Universidades Públicas. Ao acaso, o site foi ao ar pela primeira vez no dia 05 de outubro, #DiaMundialdoProfessor.

Sim, o Ludo foi criado por estudantes professores. Nosso objetivo? Oferecer um serviço para outros estudantes e professores: divulgar as pesquisas produzidas pela Universidade represadas pela lógica academicista e pela falta de meios de acesso mais práticos.

Ou seja: da Universidade pra Rua!

Na época, com raras exceções, a  “comunicação científica” era uma atividade praticamente inexistente no Brasil. Nas ciências humanas, o caso era ainda mais grave. E ao falar de “pesquisa e futebol”, bom…ainda estávamos longe de conquistar o modesto espaço e respeito que o tema tem hoje.

Aprendemos muito nessa jornada. Nosso time mudou de formação, nos reforçamos ali, nos desfalcamos acolá. Nosso horizonte, sobretudo, se transformou – e se ampliou.

A divulgação ganhou novas camadas: passamos também a produzir conteúdos (colunas, podcasts e vídeos no youtube), com muitas parcerias e o resiliente empenho abnegado do nosso time.

Mas o tempo passou demais. Nossas casas agora tem crianças e muito mais boletos que antes. É impossível seguir o jogo, sem termos verba para nos dedicar.

Criamos um financiamento coletivo (ludopedio.org.br/apoie) em 2020. O primeiro ano da Pandemia. Foi difícil pra gente. E ainda mais para o país. Com isso, infelizmente, ainda estamos muito distantes da arrecadação mínima necessária. Perseveramos!

Criamos a Editora Ludopédio, também em 2020. Ainda nos lembramos da ansiedade no lançamento do primeiro livro, Democracia Fútbol Club. E na última semana, iniciamos a pré-venda do nosso 9° título: St Pauli – Um outro futebol é possível!

Conquistamos o título de maior portal de divulgação científica sobre futebol da América Latina. Seja para ler, assistir ou ouvir, o Ludopédio é a casa do conhecimento sobre futebol, livre, gratuita e aberta para todas, todos e todes. Sim, pra todes, lide com isso.

13 anos se passaram, companheirada. Os barbudos ficaram grisalhos. Os pelados ficaram bigodudos.  E você deve estar pensando aí que esse texto é uma grande desculpa para ficar falando 13, 13 e 13, né?

Sejamos francos: não é novidade nenhuma o posicionamento político institucional do Ludopédio. Até meados de 2016 alguns desavisados – ou que não que não liam de verdade nossos conteúdos – se surpreendiam. Com o tempo, só restaram ataques de hackers. Sim, tivemos que lidar com isso algumas vezes.

Sabe o que aconteceu?

Perseveramos. “Enquanto tem bambu, tem flecha”. Enquanto o juiz não apitar, vamos brigar.

Brigar por direitos, sobretudo. Brigar para que os excluídos possam ocupar os espaços que lhe foram historicamente negados. Seja numa arquibancada, numa cátedra da faculdade, dentro das quatro linhas ou mesmo no escritório de uma Federação.

Brigar pelo livre exercício acadêmico. Brigar por uma docência que não se sinta ameaçada por ser acusada de comunista. (Antes Fosse).

Aliás, desses acasos malucos da vida, vocês sabiam que dia é hoje também? Hoje é dia da Promulgação da Constituição Cidadã, a nossa Constituição de 1988. 

Pra falar a verdade gente, nada disso foi planejado. Talvez o Sobrenatural de Almeida ou os Deuses do Futebol possam explicar tantas coincidências: Dia Mundial do Professor, Dia da Constituição, vésperas do segundo turno decisivo para impedir o controle total do projeto fascista e ainda lançamento de um livro sobre como é possível combater opressões e discriminações dentro e fora o futebol….

O que podemos dizer é que o Ludo nasceu num contexto histórico de otimismo, ao mesmo tempo, convictos de que a política não pode simplesmente ser entendida como um jogo de futebol. A despolitização que o país atravessa há muitos anos fez com que muitos de nós passassem a torcer ao invés de jogar de fato o jogo. Esse é um assunto complicado, podemos e devemos falar disso em outro momento.

A questão aqui é que estamos na marca do pênalti, em vários sentidos. Existe uma pressão gigantesca, com uma torcida adversária desleal, perversa. Por outro lado, o tempo passou. Já se foram 13 anos, pessoal. E como a gente sempre diz: quem sabe, joga junto. 

Se pra você, isso tudo aqui que você está lendo faz sentido. Se o Ludo tem te ajudado e se você acha esse projeto importante, contribua. E você pode fazer de duas maneiras:

(1) Faça parte do nosso financiamento coletivo: ludopedio.org.br/apoie.

Os planos de apoio começam com 33 centavos por dia, 10 mangos por mês.

Vejam os planos e confira os benefícios de cada faixa.

Agora, se você prefere não ter esse compromisso de pingar esse litrão todo mês do seu cartão de crédito, você também pode fazer uma doação pontual. Aceitas pix? Sim!

 

(2) Compre os livros da nossa loja

Já comentei que estamos com a pré-venda de St Pauli – Um Outro Futebol é possível (inserir link). Livro inédito em língua portuguesa. Nesta edição estamos oferecendo um kit exclusivo que já está no segundo lote. Corre lá, estamos nas últimas unidades.

E como é o nosso mês de aniversário de 13 anos, vamos colocar todos os livros da loja com desconto de 13% até o fim de outubro: ludopedio.org.br/loja

Ou seja.

Quanto mais velho o Ludo fica, mais desconto vocês vão ver por aqui. Por isso, é muito importante que vocês apoiem o financiamento e comprem os livros para que a gente consiga crescer juntos.

 

Agradecemos a sua companhia nessa jornada.


Agradecemos você que estuda, pesquisa ou é daqueles que tanto amam o futebol e o Brasil, que sabem que o Ludo oferece caminhos, ferramentas e espaços para pensar e transformar nossa realidade.

Agradecemos em especial neste dia, você, professora, professor. O Ludo é de vocês.

Seja um dos 13 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Equipe Ludopédio

Nosso objetivo é criar uma rede de informações, de pesquisadores e de interessados no tema futebol. A ideia de constituir esse espaço surgiu da necessidade e ausência de um centro para reunir informações, textos e pesquisas sobre futebol!

Como citar

LUDOPéDIO, Equipe. Ludopédio, 13 anos. Ludopédio, São Paulo, v. 160, n. 30, 2022.
Leia também:
  • 177.14

    Resumos do GTs XI e XII – III Seminário Online do Ludopédio 2024

    Equipe Ludopédio
  • 177.12

    Resumos do GTs IX e X – III Seminário Online do Ludopédio 2024

    Equipe Ludopédio
  • 177.8

    III Seminário Online do Ludopédio: breve perfil das mulheres que pesquisam futebol

    Equipe Ludopédio