177.8

III Seminário Online do Ludopédio: breve perfil das mulheres que pesquisam futebol

Equipe Ludopédio 8 de março de 2024

Neste ano, o Dia Internacional da Mulher (08 de março), data comemorativa oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que simboliza a luta histórica das mulheres pela igualdade de gênero, pela não discriminação e contra a violência, antecede a realização do III Seminário Online do Ludopédio – Mulheres e futebol: pesquisar, trabalhar, torcer e jogar. 

O seminário, que terá início neste sábado, dia 09 de março de 2024, tem como objetivo dar visibilidade a pesquisas realizadas por mulheres sobre futebol(is) em suas múltiplas dimensões. Ao longo de uma semana, até o dia 16 de março, serão realizadas diversas mesas de apresentações e debates, pelo menos uma por dia.

O 67 trabalhos selecionados pela Comissão Organizadora – formada pelas pesquisadoras e professoras Fernanda Haag, Mariana Mandelli, Marina de Mattos Dantas, Natália Silva e Taiane Anhanha Lima – trazem um panorama significativo do cenário atual da produção, com pesquisas de estudantes e professoras que estão em diferentes estágios de suas carreiras acadêmicas.

Formação

Trabalhos

Graduada

14

Doutoranda

14

Mestranda 

11

Mestra

8

Graduanda

7

Doutora

7

Especialização

5

Pós-doutorado

2

O seminário do Ludopédio reunirá apresentações que contemplam a multiplicidade de fenômenos e práticas relacionadas ao universo futebolístico no campo das ciências humanas. As apresentações abordarão uma grande diversidade de temas, com destaque para o grande números de pesquisas sobre questões relacionadas ao futebol de mulheres, às formas de torcer e às dinâmicas midiáticas. Pesquisas realizadas a partir de diferentes disciplinas e perspectivas, mas principalmente de áreas como Comunicação, Educação Física e História.

Área

Trabalhos

Comunicação

18

Educação Física 

15

História

11

Antropologia

7

Educação

3

Sociologia

2

Relações Internacionais

2

Letras e Linguística

2

Serviço Social

2

Estudos do Lazer

1

Psicologia

1

Produção Cultural

1

Patrimônio

1

Museologia 

1

Biblioteconomia 

1

Além da diversidade temática e disciplinar, vale destacar a representatividade regional, com trabalhos oriundos de pequenas cidades até as principais metrópoles brasileiras, que contemplam as cinco regiões e a maioria das unidades federativas, com destaque para os municípios de São Paulo (8), Rio de Janeiro/RJ (8), Belo Horizonte/MG (5), Campinas/SP (4), Florianópolis/SC (4) e Porto Alegre/RS (4).

Região

UF

Trabalhos

SE

São Paulo

15

SE

Rio de Janeiro 

12

S

Rio Grande do Sul

9

SE

Minas Gerais 

8

S

Santa Catarina 

4

S

Paraná

4

NE

Bahia

3

SE

Espírito Santo 

2

N

Pará 

2

NE

Pernambuco 

2

N

Amazonas 

1

CO

Goiás 

1

NE

Maranhão 

1

CO

Mato Grosso do Sul 

1

NE

Paraíba 

1

NE

Sergipe 

1

Confira a programação completa do evento e acompanhe as transmissões (online e gratuitas) no canal do Ludopédio no Youtube.

III seminário online do Ludopédio mulheres

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Equipe Ludopédio

Nosso objetivo é criar uma rede de informações, de pesquisadores e de interessados no tema futebol. A ideia de constituir esse espaço surgiu da necessidade e ausência de um centro para reunir informações, textos e pesquisas sobre futebol!

Como citar

LUDOPéDIO, Equipe. III Seminário Online do Ludopédio: breve perfil das mulheres que pesquisam futebol. Ludopédio, São Paulo, v. 177, n. 8, 2024.
Leia também:
  • 178.30

    Ser (ídolo) ou não ser…

    Eduarda Moro
  • 178.28

    Projetos sociais e práticas culturais no circuito varzeano

    Alberto Luiz dos Santos, Enrico Spaggiari, Aira F. Bonfim
  • 178.27

    Torcida organizada e os 60 anos do Golpe Civil-Militar: politização, neutralidade ou omissão?

    Elias Cósta de Oliveira