174.14

2023: O lampejo do campeão

Chegamos ao fim de um ano histórico para o São Paulo, no qual conquistamos o título da Copa do Brasil e alcançamos a marca de campeão de tudo e o retorno à Libertadores. O fato de 2023 ter sido dessa forma, coloca ainda mais pressão no elenco e na instituição, já que o que vimos durante o ano foi um time de qualidade questionável.

O futebol apresentado pelo São Paulo neste ano nos faz acreditar em forças externas e um caminho predestinado para esse elenco que jogou consistentemente mal durante todo o ano, porém fez 6 jogos excelentes que culminaram no título da Copa do Brasil. Sendo assim, esse elenco tem muito a provar ainda. Fomos mal em todas as outras competições do ano. O Campeonato Paulista gerou a queda de Rogério Ceni e o início da era Dorival, que apesar de inconstante e curta, já é a maior passagem de um treinador no São Paulo desde Muricy.

A habilidade de gestão de grupo e motivação de Dorival era o que faltava pro tricolor voltar a ser grande. O time do São Paulo nunca foi tão ruim quanto a bola que apresentava e a chegada de um treinador que conseguiu mostrar para os jogadores que eles eram capazes de bater de frente com os melhores e conquistar títulos foi vital para a reconstrução do clube.

São Paulo
Foto: Wesley Santos/São Paulo FC/Divulgação

Entretanto, mesmo Dorival não nos mostrou a consistência necessária para sermos considerados um dos melhores. Felizmente, somente alguns lampejos de qualidade durante o ano nos deram a possibilidade de retornar ao topo em 2024. A manutenção de Lucas é de extrema importância para o sucesso de 2024 e já foi dada pela diretoria como prioridade número 1 na intertemporada. Ele é um jogador fora de série e somente a presença dele no time, nos faz acreditar que podemos chegar ao título, já que ele esteve presente em 2 dos 3 títulos tricolores desde 2009.

A sensação de lua de mel pós título da Copa do Brasil nos custou o maior vexame do ano e o gás necessário para o Palmeiras manter a consistência necessária para a caminhada para o título brasileiro. Falha essa que será perdoada se vermos um 2024 diferente, pois esse time ainda não conquistou os torcedores que o acompanham. Apesar do ceticismo, as esperanças nunca foram maiores. Se no passado sonhávamos em algo que nos colocasse ao alcance do topo, hoje buscamos o topo. Se no passado não tínhamos um bom líder, hoje temos. Se no passado não tínhamos um jogador em outro patamar do campeonato, hoje temos. 

O que nos falta hoje é a consistência, nosso maior fantasma nos últimos 15 anos. Enquanto essa instituição não entender a importância de ir a 100% em todos os jogos, nunca retornaremos ao topo. O Palmeiras lidera esse topo por mais um ano, mostrando há vários anos a importância da disciplina e da consistência que a gente não valoriza.

Só teremos sucesso em 2024 se repetirmos atuações como as da Copa do Brasil de forma consistente. O elenco são paulino tem que entender que nenhuma conquista de 2023 vale algo para o ano de 2024. O número reduziu e agora só existem dois times grandes¹ no Brasil, isso aumenta o ódio e a inveja em torno do nosso tricolor e aumenta a pressão dos torcedores para finalmente voltarmos ao topo da América e do Brasil.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Vitor Freire

Mestre em Educação Física na FEF-UNICAMP, amante de Esportes, são Paulino desde sempre.@vitordfreire@camisa012

Como citar

FREIRE, Vitor. 2023: O lampejo do campeão. Ludopédio, São Paulo, v. 174, n. 14, 2023.
Leia também:
  • 178.30

    Ser (ídolo) ou não ser…

    Eduarda Moro
  • 178.28

    Projetos sociais e práticas culturais no circuito varzeano

    Alberto Luiz dos Santos, Enrico Spaggiari, Aira F. Bonfim
  • 178.27

    Torcida organizada e os 60 anos do Golpe Civil-Militar: politização, neutralidade ou omissão?

    Elias Cósta de Oliveira