177.25

A sintonia de assinatura do Liverpool

André Luís 25 de março de 2024

Da Broadway a Anfield: uma música de esperança que virou hino das arquibancadas e do clube que nunca andará sozinho

Liverpool
Fonte: Wikipedia

“You’ll Never Walk Alone” virou sucesso entre os milhares de torcedores do Liverpool. A música, que se popularizou nas arquibancadas como canto de incentivo, tornou-se um dos símbolos da equipe inglesa, como hino oficial. Dos palcos da Broadway para as arquibancadas da Inglaterra, a composição carrega consigo uma mensagem de esperança em seus versos.

Composta por Richard Rodgers e Oscar Hammerstein II para a obra teatral Carousel, adaptada do musical húngaro Liliom, a canção é entoada pela personagem Nettie Fowler para encorajar a protagonista, Julie Jordan, a seguir em frente após a morte do marido, Billy Bigelow, em seus braços.

No final da trama, YNWA aparece mais uma vez na festa de formatura de Louise, filha de Julie e Billy. Um fato que saiu da dramaturgia para a vida real, com a popularização da música em formaturas nos Estados Unidos, como também, em festas de 15 anos e funerais.

A canção, que até então tornou-se popular nos Estados Unidos, ganhou repercussão fora das estações norte-americanas, com regravações da composição por grandes artistas daquela época, como Elvis Presley, Frank Sinatra e Gerry & The Peacemakers. Sendo estes últimos, os responsáveis pelo cântico chegar ao topo das paradas musicais do Reino Unido.

O grupo formado pelo vocalista Gerry Marsden, nascido em Liverpool, era agenciado pelo mesmo empresário do The Beatles, Brian Epstein. O agente foi responsável para que a regravação de YNWA fosse realizada pelos Peacemakers, em uma versão mais puxada para o pop, diferente da original produzida em 1945, com a melodia melancólica.

Em razão de ser uma versão feita por músicos locais, logo se popularizou na cidade inglesa. Antes dos jogos do Liverpool, o DJ George Sephton, tinha o costume de tocar nos alto-falantes do estádio as dez músicas mais ouvidas na cidade e na Inglaterra. Durante esse período na década de 60, You’ll Never Walk Alone ocupou a primeira posição por várias semanas.

Liverpool
Fonte: Wikipedia

Mesmo com a versão dos Peacemakers saindo das dez mais reproduzidas na cidade, a obra já havia caído nas graças dos torcedores em Anfield. Tanto que quando deixou de ser tocada antes dos jogos, gerou um protesto nas arquibancadas pedindo que YNWA fosse tocada no estádio.

Desde então, 1963, a música nunca mais deixou de ser vocalizada pelos torcedores nos jogos do Liverpool. A ascensão da melodia coincidiu com um período vitorioso da equipe inglesa, sob o comando de Bill Shankly.

A “sintonia de assinatura do Liverpool”, descrita pelo narrador da BBC na transmissão do jogo, Kenneth Wolstenholme, consagrou-se na conquista da Copa da Inglaterra em 1965, em Wembley, quando os torcedores dos Reds puxaram o cântico nas arquibancadas durante a partida.

A forte popularização de YNWA entre os torcedores fez com que a composição deixasse de ser apenas uma tradição das arquibancadas, para ser um dos símbolos do clube. Após a conquista da Copa em 65, o Liverpool adotou a melodia oficialmente como hino da instituição, além disso, tornou-se presente no escudo do clube, e em um dos portões do estádio, denominado “Shankly Gate”, em homenagem ao vitorioso treinador, falecido em 1981.

O elo entre o hino da torcida e o clube ficou mais forte e ganhou um novo significado após 1989, em um dos capítulos mais tristes da história do futebol mundial, o Desastre de Hillsborough.

Hillsborough
Banner de torcedores do Liverpool com o nome dos mortos, pelos vinte anos da tragédia, em 2009. Em 2021 morreria a 97.ª vítima. Fonte: Wikipédia

Um incidente que vitimou 96 torcedores do Liverpool e deixou 766 pessoas feridas, durante a partida dos Reds contra o Nottingham Forest, pela semifinal da Taça da Inglaterra. Este número que veio a aumentar em 2021 para 97, com o falecimento de Andrew Devine, que sofreu danos cerebrais e estava em estado vegetativo desde o acidente.

Através da canção, os fãs começaram a expressar seu luto pelas vidas perdidas e a transmitir a mensagem de esperança que a música traz consigo. A cada dia 15 de abril, o clube e os torcedores prestam homenagem às vítimas da tragédia, ecoando os versos de You’ll Never Walk Alone em Anfield e no memorial construído próximo ao portão Shankly, que leva o nome do hino da torcida.

Em 2005, na decisão da Liga dos Campeões, YNWA aliada a torcida foi mais uma vez protagonista. O Liverpool estava sendo derrotado pelo Milan por 3 a 0, na saída para o intervalo, os torcedores começaram a cantar fortemente a sintonia nas arquibancadas doEstádio Olímpico Atatürk, em Istambul, como incentivo aos jogadores, transmitindo a mensagem de esperança que os versos passam em si.

Nas palavras do técnico Rafa Benítez, esse momento serviu de “energia” e “inspiração” para que os jogadores protagonizassem uma das finais mais emblemáticas da história da Liga dos Campeões. Os Reds arrancaram o empate e venceram os italianos nas penalidades, no episódio que ficou marcado como “O Milagre de Istambul”.

“Senti o ímpeto mudar por causa da reação dos nossos fãs. Eles nos deram energia, esse apoio deu asas aos jogadores. Eles foram nossa inspiração neste momento” — disse Rafa em entrevista ao Mirror em 2015.

Liverpool
Steven Gerrard erguendo a conquista da Liga dos Campeões após a virada histórica diante do Milan (Foto: Divulgação/LFC)

A pedido de Benítez, em 2010, a música passou a ser tocada apenas quando as equipes entravam em campo para iniciar a partida. Segundo George Sephton, o intuito é intimidar os times adversários.

“Eu costumava tocar You’ll Never Walk Alone quando lia os times e depois que terminava os times saíam. Rafa Benítez mudou isso em 2010, e de repente decidiu que seria bom se o YNWA fosse jogado depois que os times entrassem em campo para assustar os adversários” — disse Septhon ao site oficial do LFC.

Um dos momentos mais marcantes das últimas temporadas foi na segunda partida das semifinais da Liga dos Campeões de 2019, quando o Liverpool recebeu o Barcelona em Anfield, necessitando virar um placar de 3 a 0, feito no jogo de ida.

Empurrado pelo canto que saia das arquibancadas de Anfield naquela noite, protagonizou mais um “comeback” histórico ao vencer o time catalão por 4 a 0, e assegurando a classificação para a decisão da competição. Posteriormente conquistada pelos Reds diante do Tottenham, em Madrid.

Os versos de You’ll Never Walk Alone explicam por si a relação torcedor e clube, mesmo nos momentos mais difíceis, é uma ligação que não abala e muito menos se acaba. YNWA transmite a mensagem de companheirismo, amor incondicional e lealdade, valores presentes no elo torcida e equipe.

When you walk through a storm
Hold your head up high
And don’t be afraid of the dark
At the end of a storm
There’s a golden sky
And the sweet silver song of a lark
Walk on through the wind
Walk on through the rain
For your dreams be tossed and blown
Walk on, walk on
With hope in your heart
And you’ll never walk alone
You’ll never walk alone
Walk on, walk on
With hope in your heart
And you’ll never walk alone
You’ll never walk alone

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

André Luís

Repórter e comentarista do Universidade do Esporte (Rádio Universitária 88,9 FM).

Como citar

LUíS, André. A sintonia de assinatura do Liverpool. Ludopédio, São Paulo, v. 177, n. 25, 2024.
Leia também:
  • 178.20

    Groundhopping, colecionando ambiências de estádios de futebol

    Natália Rodrigues de Melo
  • 178.16

    A relação entre política e futebol: uma história de rivalidade entre a Dama de Ferro e a cidade de Liverpool

    Amanda Trovó
  • 178.10

    Além de uma sala de troféus cheia: Bill Shankly, Jurgen Klopp e a consciência de representar o Liverpool FC

    João Pedro Mota Salgado