141.43

Cantusca dos States

Canto do Rio FC
Equipe Profissional do Canto do Rio FC. Foto: Reprodução

O debate sobre a sobrevivência e reinvenção dos clubes do Rio de Janeiro deve ser levado a sério. Quando dois gigantes do futebol brasileiro são rebaixados para série B, caso de Botafogo e Vasco da Gama, fica evidente que o futebol carioca amarga um de seus piores momentos no cenário nacional. A história e o legado são indiscutíveis, mas o que se pode fazer pelo futuro dos times?

Este final de semana fui surpreendida com a notícia de que um tradicional clube de Niterói, o Canto do Rio, deu uma cartada arriscada e irá tornar-se clube-empresa. Inspirado na recente negociação entre Red Bull e o Bragantino, a equipe niteroiense passará a se chamar Los Angeles Atlantic Soccer Canto do Rio S/A. A empresa norte-americana de investimentos quer entrar no mercado do Rio de Janeiro e fechou negócio com o clube do leste fluminense.

Canto do Rio
Fonte: Wikipédia

O Cantusca, como é popularmente conhecido, foi fundado em 1913, na cidade de Niterói. Modesto, suas principais glórias foram os títulos do Torneio Início do Campeonato Carioca, em 1953; o Campeonato Fluminense de 1933; os dois troféus do Torneio Início do Campeonato Fluminense, de 1918 e 1926. E os seis títulos do Campeonato Niteroiense de Futebol. Atualmente o clube manda seus jogos no estádio Alzirão (Estádio Municipal Alziro de Almeira) na cidade de Itaboraí.

O time atualmente joga a Série C do Campeonato Carioca, que deve ter início em meados de maio deste ano. Os planos dos dirigentes e de seus investidores é de que em cinco anos o Cantusca esteja disputando a série A do Cariocão.

Canto do Rio
Fonte: Divulgação

Outros aspectos levantados são o da mudança nas cores do clube e no brasão. O time que atua predominantemente de azul, deverá inserir vermelho ao seu novo uniforme, cores do time norte-americano. A criação de um novo escudo unindo o antigo brasão do Canto do Rio e inserindo a empresa estadunidense, deve ser desenvolvido em breve.

No que tange a parte esportiva, espera-se o intercâmbio entre atletas profissionais e da base dos dois clubes e investimentos na parte de estrutura e posicionamento social na região de Niterói e São Gonçalo.

Os dirigentes têm o objetivo de se tornar o clube dos moradores da região de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí. Com um planejamento a médio e longo prazo de inserir-se na elite do futebol carioca e em seguida nacional.

Outro objetivo da diretoria é buscar um acordo pela utilização do Complexo Caio Martins, na Zona Sul de Niterói, atualmente concedido ao Botafogo.

O projeto vai contar com o seu próprio sistema de conta digital ligado ao programa de sócio-torcedor e cashback voltado ao futebol, para que os torcedores e empresários da cidade possam realizar operações financeiras diárias e terem os resultados revertidos diretamente para o crescimento do futebol do clube.

O clube aguarda aprovação do projeto junto à FERJ e a CBF, as entidades devem regularizar também o novo uniforme e as cores adotadas pelo time. Para a realização da Série C do Cariocão, deverá ser o azul tradicional e estampar o escudo da empresa estadunidense em alguma parte da camisa.

Estou curiosa para acompanhar os próximos passos dessa empreitada, não que eu acredite que a solução deva ser transformar todos os times em clube-empresa, até porque não há garantia alguma de que o proprietário de fato irá investir e zelar pelo bem-estar das equipes. Contudo, há de se ficar de olho no Cantusca, agora, dos “States”.

Errata:

Após a publicação deste artigo, obtivemos informações sobre o insucesso da negociação que transformaria o Canto do Rio, em clube-empresa. O Atlantic Bank, responsável pelo Los Angeles Atlantic Soccer, grupo de investimentos que firmaria a parceria, entrou em contato conosco e informou que não mais acontecerá a fusão. 

Ainda de acordo com a nota enviada, o projeto esbarrou em questões jurídicas relacionadas à CBF e à Ferj, que inviabilizam o negócio. Portanto, o grupo desistiu da fusão.


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Leila de Melo

Ex-atleta frustrada e jornalista por vocação. Fã de Kobe Bryant e de esquema 4-4-2. Escreve sobre esporte, porque a vida não  é o bastante. Jornalista formada em comunicação social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Como citar

MELO, Leila de. Cantusca dos States. Ludopédio, São Paulo, v. 141, n. 43, 2021.
Leia também: