164.17

Carta aberta a Rogério Ceni

Gostaria de aproveitar esse espaço nesse momento para verbalizar algumas frustrações são paulinas com o ídolo Rogério Ceni. Uma semana atrás, eu disse para os outros colunistas do Camisa 012 que esse texto seria completamente crítico ao seu trabalho. Porém, o futebol muda tudo muito rápido e esse fim de semana você ganhou um clássico e, mais importante que isso, você acertou a escalação.

Todos nós temos extremo respeito por você e pelo que você já fez no clube, porém, você já citou que como treinador você lida com a carreira de forma diferente. Sendo assim, nós torcedores também lidamos com a sua carreira de forma diferente, e você não tem mais o direito de cometer erros constantes e ainda assim estar estável no cargo. Eu não entendi até agora se você sente isso na sua função no São Paulo.

Porém, como torcedor responsável por expressar pensamentos, eu tenho que falar diretamente pra você, Rogério Ceni. Vemos um São Paulo hoje completamente refém de você porque você é um baita líder para nós. Essa passagem do ano passado fez a gente voltar a ver um São Paulo aguerrido que há anos a gente não via. Você entende o que é o São Paulo e como formar um São Paulo campeão como ninguém. A gente sente essa necessidade de você dar certo. 

Rogério Ceni
Foto: reprodução Twitter/São Paulo

Muitos passaram na função nos últimos anos e quase nenhum nos trouxe essa sensação. Todavia, como treinador você não pode ser tão cabeça dura com alguns nomes. O São Paulo hoje tem um elenco recheado de ótimos jogadores, mas você está escolhendo errado. Isso tem que ficar claro pra você, assim como é claro pra nós. Qualquer outro treinador do Brasil teria morrido abraçado com o Igor Gomes como você fez, com jogadores melhores no banco de reserva demonstrando publicamente o seu descontentamento com sua PÉSSIMA decisão tomada constantemente da mesma forma. Você vai fazer isso esse ano de novo com o Nestor?

Esse fim de semana tivemos um show de decisões simples acertadas: Jhegson Méndez, Galoppo, Luciano na ponta e vencemos. A pergunta que fica é: você viu isso? Ou o seu apego por alguns está te impedindo de ver o óbvio?

Torço muito para que você se torne mais frio nos momentos de avaliação e nos traga títulos novamente. Acredito ser muito mais fácil você se tornar um treinador mais frio e sábio do que trazermos qualquer outro treinador de qualquer outro lugar. Além disso, torço demais por ti e seria um sonho ter um São Paulo ganhando títulos comandado por você, mas quem gosta e quem torce, é duro quando tem que ser.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Vitor Freire

Mestre em Educação Física na FEF-UNICAMP, amante de Esportes, são Paulino desde sempre.@vitordfreire@camisa012

Como citar

FREIRE, Vitor. Carta aberta a Rogério Ceni. Ludopédio, São Paulo, v. 164, n. 17, 2023.
Leia também:
  • 174.14

    2023: O lampejo do campeão

    Vitor Freire
  • 170.9

    Reviravoltas do Morumbi

    Vitor Freire
  • 167.27

    Diário de Bordo do Morumbi

    Vitor Freire