.

Como ídolos da história do futebol influenciam o universo esportivo

10 de agosto de 2022
Fonte: Unsplash

A relação entre o universo esportivo e grandes nomes que se destacaram – e/ou seguem fazendo história – no futebol nacional e internacional muitas vezes não termina após o auge da carreira. Alguns atletas são atuantes também fora dos gramados e inspiram tendências, seja no futebol, em outras vertentes de esportes ou mesmo em questões relevantes para a sociedade.

Seria possível citar muitos nomes, aposentados ou em atividade, mas os maiores representam um pouco da magia do esporte e da grandeza simbólica de ídolos: Pelé, Maradona, Ronaldo e Marta.

O Rei do Futebol e o herói

Como não poderia deixar de ser, a lista pode começar por um nome histórico, um dos maiores de todos os tempos: Edson Arantes do Nascimento, ou simplesmente Pelé. Recebeu diversos títulos e homenagens como atleta e melhor jogador do século, além de muitos outros ao longo de sua trajetória. Maior artilheiro de todos os tempos no futebol em geral mundial, carrega também o legado da conquista de três Copas do Mundo (1958, 1962 e 1970).

Hoje, aos 81 anos de idade, permanece inspirando gerações de fãs e futebolistas, incentiva novos atletas e sempre é ouvido quando se trata do assunto do esporte em sua essência. O documentário Pelé, lançado em 2021, retrata um pouco dessa jornada, de talentoso a herói nacional.

O ídolo e o apaixonado por futebol

Como todo bom futebol, a rivalidade está presente. E se fala de Pelé, fala-se também de Maradona. Detentor do título do Gol do Século, seguiu carreira como treinador depois de sua jornada de sucesso como jogador. O mundo inteiro rendeu-se em homenagens emocionantes diante de sua morte em 2020, aos 60 anos de idade. Idolatrado, especialmente pelos argentinos, não cairá no esquecimento.

Considerado um Deus por muitos, Diego Armando Maradona não foi somente um dos maiores jogadores do mundo, foi também um dos maiores torcedores, apaixonado pelo futebol. Jogou muito, torceu, vibrou e se emocionou muitas vezes diante da sua maior paixão.

Fonte: Unsplash

O Fenômeno nos gramados e nos negócios

Campeão do mundo jogando pela seleção brasileira nas Copas de 1994 e 2002, Ronaldo Luís Nazário de Lima, o Ronaldo Fenômeno, continua atuante no meio esportivo, inspirando novos atletas e fãs do mundo todo. Além do universo do futebol, conciliando também com sua atuação como empresário, se dedica a outras paixões, como é o caso do poker. Faz parte atualmente do time de embaixadores da PokerStars, plataforma de jogos online.

Um dos maiores ídolos do futebol nacional e internacional, eleito por três vezes melhor jogador do mundo, Ronaldo fundou após a aposentadoria uma empresa de marketing esportivo. Foi membro do Conselho de Administração do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Comanda hoje dois clubes de futebol, sendo sócio majoritário do Cruzeiro (Brasil) e presidente do Real Valladolid (Espanha).

Fora do contexto dos estádios e sua carreira fenomenal no futebol, já havia demonstrado talento nas mesas de poker há alguns anos, tendo conquistado a 26ª colocação no Main Event do PokerStars Caribbean Adventure (PCA) em 2015 e chegado ao 7º lugar entre competidores de um evento paralelo do festival em 2016. Agora os fãs podem esperar novidades dele e de torneios da modalidade através do canal RonaldoTv na Twitch.

A Rainha e a história de muitas

Quem inspira muitos – e muitas – e ainda não pendurou as chuteiras é a brasileira Marta Silva. Aos 36 anos de idade, está atualmente jogando pelo Orlando Pride, time dos Estados Unidos. Maior artilheira da Seleção Brasileira na história, tanto entre as mulheres quanto entre os homens que defenderam a camisa do Brasil. Eleita por seis vezes a melhor jogadora de futebol do mundo.

Essa trajetória por si só já é uma grande história de craque. E é também uma enorme batalha. O que a Rainha Marta representa para o esporte vai muito além dos recordes e de estatísticas, ganhando uma dimensão de contexto atual fundamental para empoderamento feminino e luta por direitos – bem como para a motivação de jovens no meio esportivo e na sociedade como um todo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Como citar

, . Como ídolos da história do futebol influenciam o universo esportivo. Ludopédio, São Paulo, , 2022.
Leia também:
  • 178.26

    Projetos sociais e práticas culturais no circuito varzeano

    Alberto Luiz dos Santos, Enrico Spaggiari, Aira F. Bonfim
  • 178.27

    Torcida organizada e os 60 anos do Golpe Civil-Militar: politização, neutralidade ou omissão?

    Elias Cósta de Oliveira
  • 178.26

    1974/2024: a solitária revolução portuguesa e lampejos sobre o futebol

    Fabio Perina