.

Diplomacia em Campo – Arsenal vs Dynamo de Moscou

3 de maio de 2023

Era 21 de novembro de 1945 e um dos conflitos mais sangrentos da história da humanidade tinha acabado fazia poucos meses. Embora ainda houvesse ruínas e traumas por toda parte, o clima geral era de otimismo. Afinal, a guerra havia acabado. 

A Conferência de Yalta, onde Stalin, Roosevelt e Churchill sentaram lado a lado, também tinha acontecido pouco antes. Tão pouco que ainda havia esperança de que a União Soviética e os países aliados ainda poderiam ser, de alguma forma, amigos. A esperança durou pouco tempo. 

A diplomacia entre os lados vencedores da guerra acabou se tornando algo bem parecido com o jogo “amistoso” entre o inglês Arsenal e o Dynamo de Moscou. Mas, se você quiser ficar por dentro de todos os jogos atuais, seu lugar é no in2bet. Lá, você vai encontrar seus jogos favoritos, as melhores cotações e condições. Já neste artigo, falaremos sobre um jogo que nenhuma casa de apostas foi capaz de prever. 

Jogando Pela Paz

Após anos de guerra, todos estavam sedentos por distração e os amantes de futebol já não se lembravam mais do último jogo de verdade que tinham assistido. A inglesa Football Association organizou uma turnê do campeão soviético daquele ano, o Dynamo Moscou, onde este jogaria com alguns times ingleses, na Inglaterra. Nesta turnê, o time soviético encarou o Chelsea e o Cardiff, além do Arsenal. 

O jogo contra o Chelsea terminou empatado em um eletrizante 3×3. O time soviético cativou a torcida com o seu estilo rápido e ofensivo. Segundo relatos, a torcida passou mesmo a torcer contra o time da casa, quando os Blues, depois de muito esforço, marcaram 3×2. 

O juiz acabou favorecendo o Dynamo com um gol de empate claramente impedido. Afinal, manter a multidão calma e a diplomacia em paz eram as prioridades no momento. Não houve muito o que fazer pelo fragilizado Cardiff, então na terceira divisão. O jogo acabou 10×1 para o time visitante.

Um Adversário À Altura 

Depois de assustar o Chelsea e trucidar o Cardiff, era o momento de encarar o Arsenal, pentacampeão nacional, nos anos 30. Como o estádio do Arsenal havia sido cedido para o esforço de guerra, o jogo aconteceu em White Hart Lane, casa do Tottenham Hotspur. O que estava para acontecer era um dos jogos mais estranhos da história do futebol e ainda que o estádio estivesse lotado, poucos puderam vê-lo. 

Em pouco tempo de jogo, o estádio foi tomado pela “pea-souper”, uma mistura da tradicional neblina londrina com os gases tóxicos emitidos pela indústria local, formando uma densa névoa amarelada. Além de impedir a visão, a fumaça era tão tóxica que chegava a matar plantas por onde passava, em alguns casos. 

Em situações normais, o jogo teria sido suspenso. Porém, não havia nada de normal naquela turnê de 1945. Então, o jogo prosseguiu, ainda que nem o juiz, nem a arquibancada, ou mesmo os próprios jogadores pudessem ver o que estava acontecendo. 

A partida, que terminou em 4×3 para os visitantes, foi marcada por momentos bizarros. Quando a neblina baixou, o Dynamo foi pego com dois jogadores a mais em campo. Enquanto isso, um jogador do Arsenal que havia sido expulso, juntou-se ao time novamente. Além de muitos gols, a partida também teve diversos supercílios abertos, olhos roxos e uma infinidade de gols anulados. 

Você Sabia? 

O Tricolor de Aço também jogou contra um time soviético, não muito depois da guerra. O Bahia enfrentou o então líder do Campeonato Russo, o Torpedo, no Estádio de Lênin, em 1957. No confronto, o time baiano venceu por 2×1.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Como citar

, . Diplomacia em Campo – Arsenal vs Dynamo de Moscou. Ludopédio, São Paulo, , 2023.
Leia também:
  • 179.21

    Zé Luiz: tão longe, tão perto

    Eduarda Moro
  • 179.20

    César Luis Menotti (5.xi.1938 – 5.v.2024)

    Alexandre Fernandez Vaz
  • 179.19

    Futebol e Antagonismo na política brasileira: por uma agenda democrática e popular

    Hugo Araújo, Jefferson Luiz