.

FIFA e OMS ampliam colaboração para promover a saúde por meio do futebol

9 de junho de 2023
OMS
Foto: OMS

A FIFA e a Organização Mundial da Saúde decidiram continuar trabalhando juntas e aproveitar a capacidade do futebol de inspirar hábitos saudáveis e acesso equitativo à saúde em todo o mundo.

O Memorando de Entendimento, em vigor desde 4 de outubro de 2019, foi prorrogado por mais quatro anos pelo diretor-geral da OMS, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, e pelo presidente da FIFA, Gianni Infantino, durante a 76ª Assembleia Mundial da Saúde em Genebra, na Suíça.

“Saúde e futebol são companheiros perfeitos. A promoção de estilos de vida saudáveis, estádios seguros e os benefícios físicos e mentais da atividade física estão entre os muitos objetivos de saúde que a OMS se orgulha de continuar marcando com a FIFA nos próximos quatro anos”, disse o Dr. Tedros. “A parceria da OMS com a FIFA já conseguiu compartilhar mensagens baseadas em evidências para ajudar pessoas de todas as idades a levar uma vida mais saudável e segura por meio do poder do futebol e do esporte. A OMS espera continuar esta jornada”.

A exemplo do que ocorreu no Catar no ano passado, as ações resultantes da parceria devem se estender à Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2023, que será disputada na Austrália e Nova Zelândia e tem os Estados Unidos como favoritos à conquista, de acordo com projeções futebolísticas da Midnite.

“Estamos orgulhosos de ter assinado e renovado o Memorando de Entendimento com a Organização Mundial da Saúde – estamos orgulhosos de continuar nosso relacionamento para transmitir importantes mensagens de saúde mental e física ao nosso público global de futebol”, disse Gianni Infantino. “Estendo minha gratidão ao Dr. Tedros, à sua equipe maravilhosa, a todos que ajudam no setor de saúde – de médicos a enfermeiros, profissionais de saúde e ministros da saúde – e a todos que contribuem para tornar nossas vidas melhores”.

Quatro anos de parceria

 

Refletindo sobre os últimos quatro anos de parceria, Infantino acrescentou: “Tanto o Dr. Tedros quanto eu sentimos que em um mundo cada vez mais dividido, talvez se a Organização Mundial da Saúde e a FIFA unirem forças, possamos conseguir algo, possamos ter apenas um pouco de impacto para tornar nossas vidas um pouco melhores. Desde 2019, trabalhamos juntos com nossos colegas da Organização Mundial da Saúde para tentar usar o impacto do futebol, que ajuda a impulsionar a saúde de todos”.

Durante a Copa do Mundo da FIFA de 2022, no Catar, a FIFA e a OMS lançaram a campanha Futebol Une o Mundo. Apoiado por grandes nomes da história do futebol como Lionel Messi, Cristiano Ronaldo, Hassan Al-Haydos, Karim Benzema, Lucy Bronze, Giulia Gwinn, Kaká, Robert Lewandowski, Carli Lloyd, Édouard Mendy e Emmanuel Petit, bem como Alisson Becker e Didier Drogba, dois dos Embaixadores da Boa Vontade da OMS para Esporte e Saúde, a campanha ilustrou a capacidade inigualável do futebol de unir as pessoas.

A FIFA, a OMS e o Ministério da Saúde Pública do Catar trabalharam juntos em vários projetos para destacar a importância de todos terem acesso à saúde física e mental.

A organização do torneio deu especial atenção à saúde e bem-estar e incluiu um conjunto de atividades, entre as quais: a implementação de estratégias de concentração e vigilância em massa para prevenir a propagação da COVID-19 e outras doenças infecciosas; políticas aprimoradas para proteger as pessoas contra os malefícios do tabaco, incluindo tornar as áreas dos estádios livres do fumo; e

opções de alimentação saudável em todas as 64 partidas, com alimentação saudável e vegetariana atingindo a cota de 30% em todos os estádios da Copa do Mundo da FIFA 2022, mostrando assim que ambientes alimentares saudáveis, sustentáveis e de alta qualidade são possíveis em grandes eventos esportivos.

Campanhas digitais

 

Para enfrentar uma variedade de desafios relacionados à saúde, as duas organizações colaboraram em várias campanhas e projetos digitais desde o ano de 2020.

Isso inclui violência doméstica (#SafeHome), valorização do trabalho dos profissionais da saúde na pandemia de COVID-19 (#HumanitysHeroes), acesso equitativo a vacinas, diagnósticos, oxigênio e outras ferramentas que salvam vidas (#ACTogether) e a campanha “Passe a mensagem para expulsar o coronavírus”, na qual o FIFA Legends instou as pessoas a realizarem cinco ações para impedir a propagação da doença.

Para atingir um público mais amplo, alguns desses programas também ganharam apoio ativo de outras organizações, incluindo a União Africana, a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) e a Comissão Europeia.

Nos últimos três anos, os dois grupos também defendem a necessidade de ser ativo para incentivar o exercício físico regular. Segundo a OMS, as crianças devem praticar atividade física por pelo menos 60 minutos por dia e os adultos saudáveis devem se exercitar por pelo menos 30 minutos por dia. No entanto, de acordo com os dados mais recentes da OMS, 80% dos adolescentes não se exercitam o suficiente todos os dias.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Como citar

, . FIFA e OMS ampliam colaboração para promover a saúde por meio do futebol. Ludopédio, São Paulo, , 2023.
Leia também:
  • 179.21

    Zé Luiz: tão longe, tão perto

    Eduarda Moro
  • 179.20

    César Luis Menotti (5.xi.1938 – 5.v.2024)

    Alexandre Fernandez Vaz
  • 179.19

    Futebol e Antagonismo na política brasileira: por uma agenda democrática e popular

    Hugo Araújo, Jefferson Luiz