.

Flamengo: De um início conturbado ao G5 do Brasileirão

19 de agosto de 2022

Após derrotar o Athletico Paranaense por 5 a 0 em São Paulo, o Flamengo assegurou o 2º lugar na série A do campeonato Brasileiro. Essa vitória é um exemplo de superação do time carioca, que começou a temporada com dificuldade. Relembre aqui o caminho que o “Mengão” de possível rebaixado a um dos times com mais chances de ser campeão.

Atlético Goianiense     1–1   Flamengo: Estreia com empate preocupou a torcida

No dia 9 de abril, o Flamengo estreou no Campeonato Brasileiro contra o Atlético-GO. O jogo começou muito agitado, com o time goianiense marcando logo aos três minutos de partida. No entanto, após o VAR analisar o lance, o gol foi anulado devido a impedimento.

Apesar do Flamengo exercer um bom controle de campo, com passes e jogadas arriscadas, o time não conseguiu marcar no primeiro tempo. Porém, no segundo tempo, o Atlético-Go abriu o placar com gol de Hugo após passe de Wellington Passos. Por sua vez, o Flamengo empatou aos 38 minutos quando Bruno Henrique cabeceou no ângulo após escanteio.

Apenas 1 vitória nos 5 primeiros jogos da temporada: 2 derrotas e 2 empates

O segundo jogo do Flamengo pela série A do Brasileirão viu o time carioca ganhar por 3 a 1 contra o São Paulo. Entretanto, nas semanas seguintes, o alvinegro voltou a ter dificuldades em campo. O empate com o Palmeiras foi seguido por duas derrotas, uma por 1 a 0 contra o Athletico Paranaense e outra por 1 a 0 contra o Botafogo.

Com esses resultados, a situação do time foi se agravando consideravelmente. De 4º colocado, o Flamengo passou a ser o 16º, perto da zona de rebaixamento. Era preciso que o time se recuperasse e voltasse a ganhar.

O alívio: 2 vitórias seguidas afastaram o Flamengo da zona de rebaixamento

Com o desespero de evitar o rebaixamento, o Flamengo enfrentou o Goiás no dia 21 de maio no Maracanã.  Logo no primeiro tempo, o time carioca exerceu domínio e posse de bola. Bruno Henrique e Pedro foram a peça fundamental do ataque enquanto Gabigol jogou recuado. Quando Matheuzinho cruzou para Pedro, o atacante não hesitou em mandar para dentro da rede. Além disso, o alvinegro teve ainda chance de aumentar o placar, com o gol de Pablo, que foi anulado por falta em Tadeu.

Na semana seguinte, o Mengão enfrentou o Fluminense, seu maior rival. O jogo foi tenso, com direito a cartão vermelho para jogadores de ambos os times. Com um gol do Fluminense logo aos 10 minutos do primeiro tempo, a equipe flamenguista teve que se esforçar para diminuir a vantagem do oponente e virar o placar. Aos 34 minutos e aos 57, A. Pereira e Gabriel marcaram, dando a vitória ao time alvinegro e permitindo que ele alcançasse o 8º lugar.

A recaída: 4 derrotas em 5 jogos

Depois de ganhar contra o Fluminense, a equipe carioca chegou em altos espíritos para enfrentar o Fortaleza. Porém, essa foi apenas a primeira de uma série de derrotas que deixaram o time novamente perto da zona de rebaixamento. Após perder por 2 a 0 para o Fortaleza, por 1 a 0 para o Bragantino e por 3 a 1 para o Internacional, o Flamengo ficou na 16ª posição pela 2ª vez no ano.

A vitória contra o Cuiabá, por 2 a 0, permitiu que o time carioca respirasse. Mas a derrota para o Atlético Mineiro fez com que a torcida e a diretoria do time ficassem preocupadas novamente. Foi aí que a equipe passou por mudanças estruturais e sua maré de sorte mudou.

8 vitórias em 9 jogos: Goleadas levaram o Flamengo ao G5

O Flamengo ganhou do atlético mineiro por 3 a 0 em 25 de junho e, desde então, perdeu apenas uma única vez. Além de derrotar o Santos e o Coritiba, este time goleou o Juventude por 4 a 0. Contra o Avaí e o São Paulo, teve vitórias com pequenas diferenças de placar, por 2 a 0 e 2 a 1, respectivamente.

O Athletico Goianiense e Paraense são as vítimas mais recentes das grandes goleadas do Flamengo, tendo sido derrotados por 4 a 1 e 5 a 0.  E, agora que a competição está na metade, o Flamengo saiu de um dos times provavelmente rebaixados para um dos possíveis campeões, com um exemplo de superação.

Essa melhora na performance do time carioca faz com que ele tenha odds excelentes nas casas de apostas, em especial para quem quer utilizar os bonus sem deposito. Acompanhe os jogos para ver se o Flamengo se tornará ou não o campeão da temporada, depois de uma trajetória tão conturbada.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Como citar

, . Flamengo: De um início conturbado ao G5 do Brasileirão. Ludopédio, São Paulo, , 2022.
Leia também:
  • 178.26

    Projetos sociais e práticas culturais no circuito varzeano

    Alberto Luiz dos Santos, Enrico Spaggiari, Aira F. Bonfim
  • 178.27

    Torcida organizada e os 60 anos do Golpe Civil-Militar: politização, neutralidade ou omissão?

    Elias Cósta de Oliveira
  • 178.26

    1974/2024: a solitária revolução portuguesa e lampejos sobre o futebol

    Fabio Perina