171.30

Jornalismo esportivo na imprensa negra gaúcha: o foot-ball nas páginas de O Exemplo (1892 – 1930)

Soraya Damasio Bertoncello 30 de setembro de 2023

Surgido em Porto Alegre, RS, no final do século XIX, o jornal O Exemplo foi um dos mais longevos periódicos da imprensa negra no Brasil. Considerando a invisibilidade histórica das conquistas e do patrimônio cultural da população negra, este trabalho surge com o objetivo de colaborar nas pesquisas existentes acerca da imprensa negra gaúcha, em especial, na discussão sobre o futebol, afinal, “a história no do futebol no meio popular porto-alegrense, nomeadamente negro, é uma das páginas mais desconhecidas e controversas do esporte” (Santos, 2018, p. 15).

O período histórico que sucede a assinatura da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, foi marcado pela luta da população afro-brasileira por reconhecimento à cidadania e participação política e social no país.  Foi uma pequena elite formada por “negros e mulatos livres” que existia nas áreas urbanas da época, a responsável pelo surgimento da imprensa negra no Brasil nos séculos XIX e XX.

Por imprensa negra, compreendem-se os veículos de comunicação especializados na temática racial e comprometidos com a construção de narrativas a partir de uma ótica negra sobre os temas tradicionalmente abordados na imprensa. Ela surge da carência de um espaço de fala, de valorização da população negra e da necessidade de denúncia do preconceito racial (Santos, 2011).  Na sua primeira edição, de 11 de dezembro de 1892, O Exemplo já deixa explícito o seu propósito: “o nosso programa é simples e podemos exará-lo em duas palavras: a defesa de nossa classe e o aperfeiçoamento de nossos medíocres conhecimentos” (O Exemplo, 11 dez. 1892, p.1).

Durante os seus quase 40 anos de existência, O Exemplo passou por interrupções, renovações em seu quadro e fechamentos. Perussatto (2018, p. 31) divide a existência do jornal em três fases: “a primeira entre dezembro de 1892 e janeiro de 1897; a segunda entre outubro de 1902 e junho de 1911; e a terceira, entre fevereiro de 1916 e janeiro de 1930”. As edições da primeira fase d’O Exemplo trazem, basicamente, publicações voltadas às questões da comunidade negra porto-alegrense, com denúncias de preconceito, registros de atividades sociais e textos sobre hábitos culturais da época. Na sua segunda fase, o jornal recebe a inclusão do subtítulo “Jornal do Povo” e começa a abordar assuntos das classes populares em geral, não necessariamente da comunidade negra. A terceira e última fase do jornal é marcada pelos anúncios de muitos bancos, uma tentativa de ampliar o público leitor.

Jornalismo esportivo na imprensa negra gaúcha: o foot-ball nas páginas de O Exemplo (1892 – 1930
Fonte: O Exemplo – 10 de abril de 1921.

O esporte também tinha espaço nas páginas de O Exemplo. Os relatos de turfe, futebol e remo – modalidades mais populares da época – pouco se assemelham à prática de jornalismo esportivo contemporâneo. O jornal circulou anos antes da popularização e espetacularização do futebol, iniciada nos anos 1930, e poucos anos depois da consolidação da educação física como atividade formativa importante, algo que só ocorre em 1882 com a “Reforma do Ensino Primário, Secundário e Superior” de Rui Barbosa (Ramos, 1982).

A imprensa esportiva também irá se desenvolver após o fim de O Exemplo. O Jornal dos Sports, primeira publicação inteiramente dedicada ao esporte no país, data da década de 1930.  O futebol surge no Rio Grande do Sul no final do século XIX nas cidades da fronteira com os países do Rio da Prata – Uruguai e Argentina e “mesmo os jornais da comunidade negra tinham certa desconfiança com o novo esporte e tardaram a divulgá-lo” (Santos, 2018, p. 63).

Metodologia

Para o mapeamento da cobertura esportiva e de futebol n’O Exemplo, utilizou-se a análise de conteúdo proposta pela francesa Laurence Bardin (2010), porque permite a identificação de conteúdo recorrentes e sua exploração dentro do contexto do jornal.

Foram analisadas 724 edições de O Exemplo, sendo 52 da primeira fase do jornal (de 1892 a 1897), 132 da segunda (edições publicadas entre 1902 e 1911) e 544 edições da terceira fase (jornais publicados entre 1916 e 1930). Estes jornais estão disponibilizados nos cinco acervos digitalizados que armazenam edições de O Exemplo: Acervo Pessoal de Oliveira Silveira, acervo da Biblioteca Pública Rio-Grandense, acervo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, acervo do Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa, e acervo do Núcleo de Documentação Histórica a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que traz as coleções do Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho e da Biblioteca Nacional.

O esporte em O Exemplo

A primeira análise se refere à quantidade de edições disponíveis e analisadas em cada uma das três etapas do jornal, e quantas destas edições traziam textos sobre esporte.

Tabela 1: quantidade de edições mencionando esportes, por fase de O Exemplo

 Primeira fase (1892 a 1897)Segunda fase (1902 a 1911)Terceira fase (1916 a 1930)Total
Com esporte13 – 25%65 – 49%400 – 74%481 – 67%
Sem esporte39 – 75%67 – 51%140 – 26%243 – 33%
Total52132540724

                                                (Fonte: a autora)

Foram contadas nesta análise textos sobre eventos esportivos (jogos, corridas de turfe, touradas etc.), notícias com resultados dos eventos (resultados de jogos, de corridas de cavalo), palpites sobre turfe, notas sociais acerca dos clubes esportivos da época (convocação para assembleias, anúncios de troca de direção etc.), notícias sobre atletas e campeonatos.

A primeira notícia identificada foi publicada na edição número 41, de 24 de setembro de 1893, e traz palpites para uma corrida de cavalos. “PRADO BOA-VISTA Por obsequio de um nosso amigo, habilitado por seus conhecimentos hypicos, principiamos hoje a publicar palpites sobre os diversos pareos do programma de corridas” (O EXEMPLO, 1893, grifo da autora).

Jornalismo esportivo na imprensa negra gaúcha: o foot-ball nas páginas de O Exemplo (1892 – 1930
Fonte: O Exemplo – 24 de setembro de 1893.

Observa-se um aumento percentual da presença de temas esportivos ao longo das fases, o que aponta a popularização do tema, das práticas e do interesse do público leitor. Quanto à modalidade esportiva relatada, todas as 13 edições da primeira fase são sobre turfe e trazem palpites ou resultados sobre as corridas nos prados de Porto Alegre.

 

Na segunda etapa do jornal, foram identificados 10 textos sobre tauromaquia, 53 textos sobre turfe, um texto sobre remo, um texto sobre balonismo, um texto sobre boxe e dois textos sobre futebol. É na segunda etapa do jornal, a partir da edição de primeiro de janeiro de 1905, que passa a existir uma coluna sobre turfe chamada “Sport-Hyppico”. A coluna, porém, não aparece em todas as edições subsequentes, nem na mesma posição do jornal.

Nas 400 edições da terceira fase de O Exemplo, que compreende jornais publicados entre 1916 e 1930, a quantidade de citações de cada esporte é a que mostra a tabela abaixo. Importante lembrar que são 400 edições com esportes, e, por vezes, uma mesma edição do jornal trazia notas sobre mais de uma modalidade. Por esse motivo, o número de textos não é o mesmo número de edições.

Tabela 2: quantidade de textos por modalidade esportiva na terceira fase de O Exemplo

ModalidadeTextos
Turfe272
Futebol238
Remo14
Atletismo1
Basquete1
Tiro1

(Fonte: a autora)

Na edição publicada com a data de 20 de fevereiro de 1916, surge a coluna chamada Pelo Sport, trazendo notícias (em sua maioria, resultado de jogos e corridas) sobre futebol e turfe. Nas edições analisadas, o esporte é capa uma única vez: o futebol ilustra a primeira página de O Exemplo de 10 de abril de 1921.

O foot-ball em O Exemplo

O futebol surge a partir da segunda fase de O Exemplo, que contém publicações de outubro de 1902 e junho de 1911, com duas menções. A primeira delas é na edição de 25 de julho de 1909 e relata o primeiro clássico Gre-Nal da história.

Jornalismo esportivo na imprensa negra gaúcha: o foot-ball nas páginas de O Exemplo (1892 – 1930
Fonte: O Exemplo – 25 de julho de 1909.

A segunda menção ao futebol, de 16 de janeiro de 1910, chama a atenção para a crescente popularização da modalidade. Na época, o futebol era uma prática majoritariamente das elites, entretanto, o texto salienta que o jogo estava “invadindo todas as classes sociais” (O EXEMPLO, 1910).

Jornalismo esportivo na imprensa negra gaúcha: o foot-ball nas páginas de O Exemplo (1892 – 1930
Fonte: O Exemplo – 16 de janeiro de 1910.

Na terceira fase de O Exemplo, foram identificadas 238 menções sobre futebol – número muito próximo aos textos sobre turfe (272), uma modalidade que é noticiada desde os primeiros anos do jornal.

 

Além de Grêmio e Internacional, mencionados na nota sobre o GreNal de 1909, também são identificadas nas notícias de O Exemplo os seguintes clubes (todos eles já extintos): F.B.C. União, S.C. Rio Branco, Gaúcho F.B.C, S.C. Nancy, S.C. Garibaldi, S.C. Rio Grandense e seu grande rival da época, S.C. Bento Gonçalves,  S.C. Cruzeiro (não há como identificar se se trata do Esporte Clube Cruzeiro, ainda em atividade, hoje com sede em Cachoeirinha, na Grande Porto Alegre), S.C. Colombo, Primavera, S.C. Carlos Gomes, 1º de Novembro, 8  de Setembro F. B. C., F.B.C. Aventureiro, S. C. Municipal, Palmeiras, Aquidabã, Venezianos, Ruy Barbosa, Frisch Auf, S. C. Brazil, Fusil FBC, Americano, S. C. São José, Globo, Guarany, Folha Verde, Operário, Arvoredo, Ancora; 7 de Setembro, Nacional Foot Ball Club, Football Club Montenegro, Sport Club Lomba Grande da região do Vale dos Sinos; F. B. Estrela e 15 de Novembro de Cachoeira do Sul e S. C. América do Sul de Pelotas.

Quanto às ligas mencionadas, aparecem, a partir das edições da década de 1920, a Liga Nacional de Futebol Porto-Alegrense (LNFP), disputada por times de atletas de classes populares – em sua maioria, pretos e pardos – e que teve seu primeiro campeonato organizado em 13 de maio de 1920 (essa é a liga que, mais tarde, ficou pejorativamente conhecida por Liga da Canela Preta – denominação de cunho racista que nunca foi identificada na imprensa da época), a Associação Porto Alegrense de Foot Ball e a Associação Sportiva de Foot Ball, além de torneios comemorativos diversos e excursões dos times da capital ao interior.

Algumas considerações

Esta pesquisa se propôs a fazer um levantamento quantitativo inicial sobre o esporte – especialmente, o futebol – em O Exemplo. A abordagem foi adotada para mostrar o crescimento do tema ao longo das décadas de existência do jornal, e era a mais adequada considerando o tamanho do corpus de pesquisa. Uma futura abordagem qualitativa do material identificado permitirá não apenas descobertas mais aprofundadas sobre o modo de fazer jornalismo esportivo mesmo antes de tal denominação existir, bem como o tensionamento da temática racial na sociedade da época.

Sobre os dados levantados, o aumento da presença dos esportes em O Exemplo, ao longo do tempo, não chega a ser uma surpresa, uma vez que o jornal acompanhou a popularização do futebol, o período imediatamente anterior ao surgimento dos Jogos Olímpicos Modernos e os princípios da prática da Educação Física no Brasil. Também, por ser um jornal que circulou em um momento de transformação na sociedade do trabalho no Brasil, é natural que temas de lazer se tornassem cada vez mais frequentes.

O futebol foi a única modalidade que não apareceu apenas nas colunas dedicadas aos esportes (quando estas já existiam), mas em partes do jornal dedicadas também aos clubes sociais e cidades do interior. Mesmo antes de ser considerado o esporte nacional por excelência, o futebol mostrava sua crescente popularidade “para além das quatro linhas”. Isso se deve à facilidade da prática da modalidade, que não exige materiais de difícil acesso ou locais específicos – como no caso dos esportes náuticos ou do ciclismo.

A imprensa é importante fonte histórica, e estudar a imprensa negra permite uma nova perspectiva sobre o período de circulação de O Exemplo e, consequentemente, uma nova forma de pensar a própria história do Brasil enquanto república ainda muito jovem.

Referências bibliográficas

 

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições 70, 2010.

O EXEMPLO. Porto Alegre.11 dez. 1892

O EXEMPLO. Porto Alegre. 24 set. 1893

O EXEMPLO. Porto Alegre. 16 jan. 1910

PERUSSATTO, Melina. O Exemplo, a imprensa e os homens “de cor” em Porto Alegre no pós-abolição. Intellèctus, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p.28-47, 2018. Disponivel em: https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/intellectus/article/viewFile/36014/25706. Acesso em: 10 de maio de 2023.

RAMOS, Jayr Jordão. Os exercícios físicos na história e na arte. São Paulo: Ibrasa. 1982.

SANTOS, José Antônio dos. Intelectuais negros e imprensa no Brasil meridional. Ìrohìn. Brasília, ano XI, n.16, abril-maio, 2006

SANTOS, José Antônio dos. Prisioneiros da História: trajetórias intelectuais na Imprensa Negra Meridional. 2011. Tese (Doutorado em História) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. Disponivel em: http://repositorio.pucrs.br/dspace/handle/10923/3805. Acesso em: 10 de maio de 2023.

SANTOS, José Antônio dos. Liga da Canela Preta: a história do negro no futebol. Porto Alegre: Diadorim Editora, 2018


OBS: Este trabalho é um resumo do que foi apresentado na no GP Comunicação e Esporte, do 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, e é a primeira parte de uma pesquisa em andamento que buscará compreender o futebol praticado pelas comunidades afro-gaúchas na Porto Alegre do começo do século XX.

 

 

Jornalismo esportivo na imprensa negra gaúcha:  o foot-ball nas páginas de O Exemplo (1892 – 1930)¹

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Soraya Damasio Bertoncello

Jornalista e publicitária. Mestranda em Comunicação Social - PUCRS. Estudo o futebol enquanto espaço midiático para propaganda social.

Como citar

BERTONCELLO, Soraya Damasio. Jornalismo esportivo na imprensa negra gaúcha: o foot-ball nas páginas de O Exemplo (1892 – 1930). Ludopédio, São Paulo, v. 171, n. 30, 2023.
Leia também:
  • 178.30

    Ser (ídolo) ou não ser…

    Eduarda Moro
  • 178.28

    Projetos sociais e práticas culturais no circuito varzeano

    Alberto Luiz dos Santos, Enrico Spaggiari, Aira F. Bonfim
  • 178.27

    Torcida organizada e os 60 anos do Golpe Civil-Militar: politização, neutralidade ou omissão?

    Elias Cósta de Oliveira