92.3

Ludopédio de segunda é de primeira!

Equipe Ludopédio 6 de fevereiro de 2017

LudodeSeg

A equipe Ludopédio começa a nova temporada entrando em campo todas as segundas-feiras com um texto na nossa sessão Arquibancada. Agora a cada semana, um dos nossos editores traz um assunto especial feito exclusivamente para o portal.

Retomando as suas origens, em especial, no GIEF (Grupo Interdisciplinar de Estudos Sobre o Futebol), quando os pesquisadores Enrico Spaggiari, Marco Antunes de Lima, Paulo Miranda Favero e Sérgio Settani Giglio se reuniram para criar o Ludopédio, a produção de conteúdo da equipe volta ter a periodicidade e a densidade necessária no site. A cada semana um dos editores do Ludopédio colocarão suas ideias e análises em debate. Além dos editores-fundadores Enrico SpaggiariMarco Antunes de LimaSérgio Settani Giglio também estarão presentes os demais editores do portal: Marco Lourenço, Max Rocha e Victor de Leonardo Figols.

A sessão Arquibancada já conta com diversos colaboradores. Além dos Grupos de Pesquisa e dos sites parceiros, o Ludopédio também foi enriquecido com colunistas fixos: Leandro Marçal (Jornalista), Daniela Alfonsi (Antropóloga e Diretora Técnica do Museu do Futebol), Marcos Teixeira (Jornalista) e Marcos Alvito (Historiador).

Desde o surgimento do Ludopédio, a proposta estabelecida para a Arquibancada foi a de produzir um denso material especializado de qualidade e de fácil acesso para todos. Sem deixar de lado as novidades da bola e os eventos da rodada, nesta sessão você encontrará diversos temas relacionados ao futebol muito além dos tabloides e das mesas redondas. Diversas áreas do saber – política, antropologia, história, economia, sociologia, direito esportivo, preparação física, marketing e comunicação esportiva – estarão à serviço dos grandes temas debatidos sobre o nosso futebol, como calendário, memória dos ídolos, unificação de títulos, corrupção, violência, torcidas, diretos de transmissão, rivalidades, êxodo de atletas…dentre tantos outros assuntos que precisam de um outro ponto de vista.

Então agora você já sabe. Toda segunda-feira tem um texto de primeira feito pela prata da casa. Mas não se esqueça: a Arquibancada é livre e aberta pra quem quiser pensar o interno e o entorno do futebol!

Caso o leitor e a leitora também queiram compor esse espaço em nossa Arquibancada, basta seguir as instruções aqui para enviar o seu texto.

Saudações Ludopédicas!

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Equipe Ludopédio

Nosso objetivo é criar uma rede de informações, de pesquisadores e de interessados no tema futebol. A ideia de constituir esse espaço surgiu da necessidade e ausência de um centro para reunir informações, textos e pesquisas sobre futebol!

Como citar

LUDOPéDIO, Equipe. Ludopédio de segunda é de primeira!. Ludopédio, São Paulo, v. 92, n. 3, 2017.
Leia também:
  • 177.14

    Resumos do GTs XI e XII – III Seminário Online do Ludopédio 2024

    Equipe Ludopédio
  • 177.12

    Resumos do GTs IX e X – III Seminário Online do Ludopédio 2024

    Equipe Ludopédio
  • 177.8

    III Seminário Online do Ludopédio: breve perfil das mulheres que pesquisam futebol

    Equipe Ludopédio