176.28

Resumos do GTs I e II – III Seminário Online do Ludopédio 2024

Equipe Ludopédio 28 de fevereiro de 2024

Com objetivo de debater e dar visibilidade a pesquisas realizadas por mulheres sobre futebol(is), será realizado, entre os dias 09 e 16 de março de 2024, o III Seminário Online do Ludopédio – Mulheres e futebol: pesquisar, trabalhar, torcer e jogar. O seminário do Ludopédio reunirá apresentações que contemplam a multiplicidade de temas observada no campo dos estudos sobre futebol nas ciências humanas. As apresentações de pesquisas realizadas por mulheres abordarão diferentes dimensões, fenômenos e práticas relacionadas ao universo futebolístico.

Os resumos dos 12 Grupos de Trabalho serão publicados ao longo de seis textos. Confira a programação completa do evento. 

futebol mulheres


Grupo de Trabalho 1 – Futebol de Mulheres I

09/03 – sábado – 13h30-16h

 

Nosso futebol não é um movimento feminista, é uma diversão’: estratégias de mulheres para legitimar o futebol feminino durante o início da década de 1980 no Recife
Caroline Soares de Almeida

Esta proposta analisa o papel da equipe de futebol “Coisinha do Pai” na elaboração de um projeto de regulamentação do Futebol Feminino no Brasil. Fundada em 1980, na cidade do Recife (Pernambuco/Brasil), logo após a liberação da prática desse esporte no país. Entre seus objetivos estavam a organização da prática do futebol feminino local e a criação de ligas, por meio da tentativa de diálogo com a Federação Pernambucana de Futebol (FPF), contando com o apoio de jornalistas na divulgação das ações em prol dessa causa. O intuito desse movimento consistia em desenvolver um documento que mostrasse a viabilidade física e moral da prática desse esporte, na modalidade campo, por mulheres. Entre as estratégias encontradas por essas jogadoras para que a causa ganhasse apelo público, estava em afastar o futebol feminino de um projeto de profissionalização e também da associação a movimentos feministas.


A profissionalização da carreira esportiva no futebol de mulheres no Brasil: trajetórias das atletas de elite
Gabriela Borel Delarmelina

Descrever como as mudanças recentes no futebol de mulheres brasileiro têm influenciado o desenvolvimento da carreira esportiva e das percepções e expectativas das atletas quanto à profissionalização da modalidade. Método: Foram entrevistadas 20 jogadoras que fazem parte de clubes que disputaram a série A1 do futebol brasileiro no ano de 2021 e 2022. A análise temática indicou dois temas que serão explorados a seguir. Resultados: “A existência de contratos, salários ou a formalização de uma jogadora como profissional” diz respeito ao cenário de mudança de vinculação das jogadoras de futebol a seus clubes, deslocando a dupla carreira como principal meio. Há dois problemas vinculados ao contexto: a duração desses contratos, para quem o possui; e a não existência deles em alguns clubes e regiões brasileiras. Seguidamente, a “Legitimação das mulheres enquanto profissionais” passa pelo reconhecimento social, mas principalmente sobre as próprias construções de suas identidades como jogadoras de futebol. As mulheres, de modo geral, consideram-se como outra categoria mais similar à base, não como uma categoria que está no mesmo nível de jogo – e de profissionalização – dos homens. Essa impressão corrobora para o fato de que elas podem exercer uma carreira de elite, mas ainda dentro do espectro amador, como apontado por Stambulova e colaboradores (2009). Conclusão: Embora tenhamos motivos para otimismo diante do crescimento e reconhecimento do futebol de mulheres, existem desafios a serem enfrentados. As mudanças observadas no futebol de mulheres brasileiro têm proporcionado às atletas novas oportunidades e perspectivas, mas também demandam ações para enfrentar os desafios e garantir uma profissionalização que valorize plenamente as mulheres no esporte.


Mulheres vestem azul Marinho: Análise do futebol feminino paraense na década de 80
Mayze Victória de Jesus Nonato

O trabalho em questão contará com a historiografia das mulheres, historiografia dessas mulheres na Amazônia, de como foram inseridas ao meio masculino ligado ao futebol. Na década de 80, momento que o futebol feminino volta a ser liberado para a prática entre as mulheres, o Estado do Pará também vai se inserindo a realidade de algumas mulheres que buscavam desenvolver o esporte, com a contribuição dos documentos do Clube do Remo (Clube paraense).


Brasil, o país do futebol… de homens: Relações de hegemonia e representação como forma de exclusão no futebol brasileiro: um olhar a partir do Avaí Kindermann
Fabiana Amorim

O trabalho busca investigar de que forma se configurou ideologicamente na cultura a exclusão das mulheres no futebol brasileiro, como resultado sócio-histórico da proibição no governo de Getúlio Vargas e através da noção de representação estereotipada na mídia brasileira. A compreensão do futebol enquanto parte de uma disputa mais geral de sociedade, que reflete os tensionamentos da realidade, também abriram espaço para o surgimento do Kindermann, clube do interior de Santa Catarina que se tornou referência nacional no futebol feminino em um momento de reorganização nacional, onde também visualizamos mudanças ocorridas nas instituições de futebol nos últimos anos, a partir das pressões da sociedade e dos movimentos de mulheres.


Futsal Feminista e bell hooks: espaço para aprender, praticar e dialogar
Amanda Borges da Costa

O presente trabalho tem como finalidade relatar as experiências do projeto de extensão Escola de Esportes, vinculado a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que possui uma frente intitulada Futsal Feminista. Essa frente tem como objetivo ser um espaço para que mulheres com e sem vínculo com a universidade, possam aprender e praticar o esporte com outras mulheres e ter um espaço para dialogar e refletir sobre os desafios e desigualdades na sociedade. O propósito deste trabalho é apresentar a análise feita das experiências no projeto de extensão Futsal Feminista relacionando com a teoria feminista de bell hooks. O Futsal Feminista iniciou em 2022 e está vinculado à um projeto de pesquisa que investiga a prática pedagógica no ensino dos esportes. Para isso, o projeto de pesquisa e extensão é desenvolvido em um modelo de pesquisa-ação, organizado em dois momentos (a) reuniões periódicas e (b) aulas regulares. Nas reuniões periódicas (a), um grupo, constituído por uma aluna de doutorado, que é a professora/treinadora, duas bolsistas de Iniciação Científica, um aluno de graduação, uma coordenadora e um coordenador do projeto, ambos docentes da Universidade, se reúne semanalmente para discutir e refletir sobre as aulas e demais ações do projeto. O segundo momento (b) é constituído por aulas regulares, que acontecem duas vezes por semana no ginásio da Escola Superior de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da universidade. Ao observar as experiências no projeto, pude perceber semelhanças entre o que acontecia nas aulas e o que bell hooks discorre em suas obras sobre o ensino, o que pode interferir no processo de ensino e aprendizagem e a importância da interação entre professoras/es e alunas/os para que o aprendizado aconteça, a partir da criação de uma comunidade (HOOKS, 2020).


Desafios e Conquistas: A Inserção das Mulheres nos “futebóis” de Juiz de Fora
Ana Karolina Oliveira da Silva

Esta pesquisa aborda a inserção das mulheres em cargos de gestão técnica nos futebóis em Juiz de Fora. O objetivo deste trabalho é evidenciar os desafios e superações necessárias para que uma mulher consiga se inserir e se manter em cargos de gestão técnica nos futebóis em Juiz de Fora. A proposta é analisar como tem ocorrido a inserção delas nesses cargos na cidade. A metodologia do estudo é a história oral temática, que adota uma abordagem qualitativa, tornando-se essencial para garantir a representatividade e valorizar as narrativas das mulheres que trabalham com os “futebóis” na cidade de Juiz de Fora. Neste estudo, optamos por uma amostra intencional. Para a coleta de dados, utilizamos de entrevista, os depoimentos foram registrados por meio de gravações eletrônicas, com um roteiro de perguntas semiestruturadas, organizadas em blocos temáticos. A análise dos dados é fundamentada nos referenciais da Análise de Conteúdo. Os relatos das entrevistadas indicam que a consolidação em cargos de destaque na gestão técnica demanda não apenas constante qualificação e formação, mas também a construção de redes de contatos, muitas vezes lideradas por homens, devido à predominância masculina nesse ambiente. Desafios diários, disparidades na remuneração, luta contra desconfiança e extensa demanda de tempo impactam seus relacionamentos pessoais. A evolução dos calendários nos futebóis de mulheres tem o potencial de criar um espaço significativo para aquelas que buscam oportunidades e reconhecimento na gestão técnica. No entanto, ainda há um longo percurso a ser trilhado para que as mulheres em Juiz de Fora possam alcançar plenamente o reconhecimento e espaço que merecem. Ao compartilhar suas experiências e histórias, essas mulheres contribuem para a construção de um ambiente mais diversificado e justo no cenário esportivo local.

 


 

Grupo de Trabalho  2 – Torcer I

09/03 – sábado – 16h30-19h

 

O meio-campo entre a política e a arquibancada: o caso dos ultras na Espanha
Camylle Caldas Barreto do Nascimento

A pesquisa tem como objetivo geral identificar a atuação dos grupos ultras na Espanha no contexto do fortalecimento e avanço da onda da nova direita no século XXI. Ainda que a violência seja, de forma geral, associada diretamente ao hooliganismo e os episódios violentos por eles protagonizados durante a década de 90, os grupos ultras também se envolvem na disputa física e na tentativa de dominação do oponente, além do levante de pautas políticas para além da arquibancada. Compreendendo, também, que a cultura de torcida do futebol começou a emergir como movimento político-social a partir dos anos 90, é válido ressaltar que os clubes e a modalidade esportiva, de modo geral, já tenha haviam sido utilizados como instrumento para ganhos e objetivos políticos, ilustrado pelo caso da Guerra Civil espanhola liderada por Francisco Franco. Na dialética entre a herança histórica de forte influência fascista e o policy-making da contemporaneidade espanhola, como dito por Gramsci, ‘uma grande variedade de sintomas mórbidos aparecem’. 


Cultura material e práticas de consumo da torcida gremista: a paixão pelo futebol refletida no comportamento do consumidor
Laiana Pereira da Silveira

Neste estudo, propõe-se observar como um personagem importante no tempo presente pode ser utilizado como forma de agregar valor a produtos esportivos. A pesquisa é focada em um acontecimento que esteve em movimento no período de dezembro de 2022 a dezembro de 2023, envolvendo a contratação de um jogador de futebol uruguaio, pelo Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, time gaúcho. A perspectiva adotada para investigar o estudo segue o viés do consumo de vestuário e da cultura material. O objetivo do estudo é identificar e apontar as relações estabelecidas pelo clube, através do marketing material, que potencializou as vendas de camisas do Grêmio durante o contrato do jogador uruguaio. Desde as especulações sobre sua contratação até o fim do seu contrato, diversos foram os produtos e preços comercializados pelo clube. Os novos processos na cultura contemporânea, ao serem destacados por Rubim (2007), apresentam a culturalização da mercadoria, onde é evidenciado “o crescente papel de componentes simbólicos na determinação do valor das mercadorias” (Rubim, 2007, p. 37). Com isso, as práticas de consumo dos torcedores gremistas foram sendo direcionadas através dos lançamentos dos novos produtos, e quando esses produtos eram esgotados pela torcida, o clube encontrava novas maneiras de suprir essa necessidade. Portanto, esse estudo observa o impacto de um personagem no comportamento de consumo dos torcedores do clube que ele representava.


Um estádio só delas? Relações de consumo e performatividade das torcedoras mulheres do Sport Club do Recife
Paloma de Castro, Soraya Barreto Januário

O trabalho pretende apresentar os principais resultados de pesquisa publicada recentemente em periódico e que teve como objetivo refletir sobre as relações de consumo e participação das mulheres no futebol a partir de marcadores performáticos em ambientes como de um estádio em dia de jogo, em uma perspectiva de gênero. Para isso, realizamos a observação participante das partidas decorrentes da punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) ao Sport Club do Recife, motivada pela violenta invasão de campo no Campeonato Brasileiro de 2022, na qual, durante três jogos, só foi permitida a entrada da torcida composta por mulheres, crianças e PCDs. O recorte teórico-metodológico se deu abarcado pelas epistemologias e antropologia feministas, sendo realizado enquanto método de coleta uma observação participante, diário de campo, entrevistas semiestruturadas e registros fotográficos. A análise foi dividida em quatro fases de participação das mulheres no estádio, fomentadas por importantes marcadores performáticos de suas identidades de torcedoras e da oferta de consumo propiciada pelo clube. Como resultados, encontramos padrões das práticas torcedoras hegemônicas, bem como rupturas no comportamento e consumo clubístico. Como conclusões, entendemos que jogos como esses podem contribuir para uma virada na participação das mulheres nas arquibancadas, não só no perfil da torcida, como também na forma como clubes e entidades esportivas enxergam as torcedoras.


Política e Torcidas Organizadas – Um estudo sobre a Nação 12
Júlia Ferreira de Almeida

O meu objeto de estudo e pesquisa durante os meses que eu me dediquei ao projeto de conclusão de curso foi torcidas organizadas. O trabalho consiste em dois capítulos sendo o primeiro dedicado a cruzar fatos onde torcidas e política estiveram juntos – inclusive sobre arquibancada feminina – tanto no Brasil quanto fora, um panorama geral. Já o segundo capítulo eu foquei em destrinchar uma torcida do Flamengo, Nação 12, na qual nas arquibancadas sempre se mostrou politizada. Objetivo central foi alocar, ou não, a torcida em um tipo de organizada, de acordo com o historiador Caio Pinheiro em  “”As ondas que (se) movem (n)o mar das torcidas: das charangas à guinada antifascista na Ultras Resistência Coral.””. O último capítulo foi destinado a entrevistas com componentes da torcida estudada.


A ascensão de uma nova onda conservadora no Brasil e os movimentos de resistência no Brasil contemporâneo
Camila Valente

O debate em torno do futebol e suas dimensões políticas, suscita uma maior compreensão. O futebol é um dos esportes mais populares do mundo e essa popularidade é bastante expressiva na cultura brasileira, devido a isso os aspectos político-sociais refletem diretamente neste esporte. Partindo desta perspectiva, este trabalho parte do pressuposto das mudanças no tempo histórico da forma de torcer no Brasil atrelados às mudanças político-sociais do país. Frente aos aspectos abordados, o objetivo geral deste estudo é fazer um diálogo entre a ascensão de uma nova onda conservadora no Brasil na última década e a presença cada vez maior de movimentos de resistência nas arquibancadas contra as opressões a grupos tidos como minoritários no futebol, como mulheres, LGBTQI+ e negros. Para alcance desta finalidade, faz-se necessário analisar a conjuntura político-sociais no Brasil, bem como as movimentações de caráter progressistas nas arquibancadas. A metodologia de trabalho respalda-se num levantamento bibliográfico já elaborado em torno desta questão investigada bem como entrevistas semiestruturadas e visitas ao campo de pesquisa. Conclui-se que é deveras importante compreender esses movimentos de torcida existentes nas arquibancadas que dialogam com as liberdades individuais de direitos e que muitas vezes a transcendem, principalmente em um momento histórico em que há a ascensão de uma nova onda conservadora.


A(s) masculinidade(s) torcedoras Uma análise discursiva do imaginário dos cantos da torcida do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense
Soraya Damasio Bertoncello

O futebol permite observar como os indivíduos envolvidos no jogo – atletas, torcida, etc – se sentem, enxergam e percebem o mundo ao seu redor. O presente artigo tem como objetivo identificar os imaginários de masculinidades expressos nos cantos da torcida do Grêmio, clube de futebol de Porto Alegre. Para tanto, foi feita uma observação in loco dos cantos e, a partir da Análise Discursiva de Imaginários e de levantamento teórico sobre gênero e masculinidades, foi possível confirmar que as músicas entoadas pelos gremistas privilegiam uma masculinidade hegemônica e heteronormativa, que deprecia o rival usando termos homofóbicos, valoriza o consumo de álcool, o regionalismo e o pertencimento ao Clube. Apesar disso, os cantos também valorizam a homoafetividade entre torcedores do mesmo clube, celebrando a alegria, o amor, a festa e a união.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Equipe Ludopédio

Nosso objetivo é criar uma rede de informações, de pesquisadores e de interessados no tema futebol. A ideia de constituir esse espaço surgiu da necessidade e ausência de um centro para reunir informações, textos e pesquisas sobre futebol!

Como citar

LUDOPéDIO, Equipe. Resumos do GTs I e II – III Seminário Online do Ludopédio 2024. Ludopédio, São Paulo, v. 176, n. 28, 2024.
Leia também:
  • 178.30

    Ser (ídolo) ou não ser…

    Eduarda Moro
  • 178.28

    Projetos sociais e práticas culturais no circuito varzeano

    Alberto Luiz dos Santos, Enrico Spaggiari, Aira F. Bonfim
  • 178.27

    Torcida organizada e os 60 anos do Golpe Civil-Militar: politização, neutralidade ou omissão?

    Elias Cósta de Oliveira