Carlos Roberto de Oliveira nasceu no município de Duque de Caxias (RJ), a treze de abril de 1954. Ídolo máximo da história do Clube de Regatas Vasco da Gama, é conhecido popularmente pela alcunha de Roberto Dinamite. O apelido foi dado por dois jornalistas esportivos, Eliomário Valente e Aparício Pires, quando o atleta ainda se encontrava nas divisões de base do clube de São Januário. A manchete do Jornal dos Sports – “Garoto Dinamite explodiu” – consagrou o nome e a marca do jovem centroavante desde então.

Roberto participou de duas Copas do Mundo pela Seleção Brasileira, em 1978 e 1982. Atuou profissionalmente por mais de vinte anos no Vasco (1971-1993), salvo uma breve passagem pelo futebol espanhol, em 1980 (Barcelona FC). Conquistou o Campeonato Brasileiro de 1974, no Maracanã, sendo artilheiro e um dos maiores goleadores da história da competição. Obteve ainda cinco títulos estaduais. Autor de setecentos e cinquenta gols, o Camisa 10 cruzmaltino disputou mais de mil partidas como jogador profissional.  

Roberto Dinamite
Roberto Dinamite. Foto: Divulgação/CBF.

Em 1992, antes de encerrar a carreira esportiva, Roberto Dinamite se filiou ao Partido da Social Democracia Brasileira e se candidatou a uma vaga na Câmara Municipal. Graças à sua popularidade futebolística, elegeu-se vereador pelo PSDB no mesmo ano, obtendo cerca de trinta e cinco mil votos, o segundo vereador mais votado naquele pleito.

Dois anos depois, sem ter chegado ao fim do mandato, duplicou sua votação na candidatura à vaga de Deputado Estadual para a ALERJ, novamente com a obtenção da segunda maior votação na disputa eleitoral, com quase setenta mil votos. Sua legislatura voltou-se para o apoio aos Esportes e deu ênfase às áreas de Saúde e Educação, com a proposição de cento e cinquenta projetos, dos quais cinquenta foram transformados em lei.

Em 1998, elegeu-se mais uma vez deputado da ALERJ (Assembleia Legislativa do Estado), embora com uma votação menos expressiva, que não ultrapassou quarenta e cinco mil votos. No ano seguinte deixou o PSDB e transferiu-se para então o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), sendo vice-presidente do Diretório Municipal. Foi reeleito pela terceira vez em 2002, ocasião em que aumentou sua votação, com cerca de cinquenta e cinco mil votos. O ex-jogador foi eleito Deputado Estadual ainda uma quarta vez, em 2010, com quase quarenta mil votos.

As atividades legislativas de Roberto Dinamite incluem a participação em Comissões Parlamentares de Inquérito, como aquela que apurou a evasão de renda nos estádios (1995); foi membro efetivo de CPIs responsáveis por reduzir a exploração da mão-de-obra infantil. Em 1996, presidiu comissões que trataram de acompanhar o Projeto Olímpico para o “Rio 2004”. Até 2001, foi membro efetivo de comissões encarregadas de diferentes áreas, dentre as quais: Cultura e Desportos; Prevenção às Drogas; Ciência e Tecnologia; Meio-Ambiente e Legislação Social.   

Roberto Dinamite também participou da política interna do Vasco da Gama. Rival do ex-presidente Eurico Miranda desde 2001, quando foi expulso da Tribuna de Honra em uma partida em São Januário, na companhia do filho, Roberto foi derrotado duas vezes. Em 2008, no entanto, sua chapa conseguiu maioria e Roberto foi eleito para a presidência do tradicional clube da zona norte do Rio de Janeiro. Depois de assistir à queda do time naquela temporada, o deputado reconduziu o time de futebol profissional à Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro no ano seguinte.

Com problemas de saúde que o levaram a uma cirurgia em 2022, recebeu a visita de inúmeros fãs e companheiros do mundo do futebol, o que incluiu um encontro com Zico, ídolo do time arquirrival. Todo o apoio de amigos, familiares e torcedores não impediu o falecimento do ídolo em 8 de janeiro de 2023.

Referências consultadas

Fundação Museu da Imagem e do Som (MIS-RJ). Depoimento de Roberto Dinamite, prestado em 20/06/2001.

http://www.robertodinamite.com.br/

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Bernardo Borges Buarque de Hollanda

Professor-pesquisador da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC-FGV).

Como citar

HOLLANDA, Bernardo Borges Buarque de. Roberto Dinamite, o atleta e a política. Ludopédio, São Paulo, v. 169, n. 24, 2023.
Leia também:
  • 178.30

    Ser (ídolo) ou não ser…

    Eduarda Moro
  • 178.28

    Projetos sociais e práticas culturais no circuito varzeano

    Alberto Luiz dos Santos, Enrico Spaggiari, Aira F. Bonfim
  • 178.27

    Torcida organizada e os 60 anos do Golpe Civil-Militar: politização, neutralidade ou omissão?

    Elias Cósta de Oliveira