147.48

Ep. 2 – Na boca do túnel | Indiscutível, é?

Guilherme Trucco, Raul Andreucci 30 de setembro de 2021

Parece que sim, viu. Pelo que conversamos sobre Sérgio Sant’Anna, o autor tem tudo para estar na galeria de grandes escritores da literatura de futebol. E talvez não seja tão comentado e mesmo conhecido de todos – até porque não escreve apenas desse tema, é um escritor de mão cheia! – quanto mereceria.

Por isso, no segundo episódio do podcast Travessão – Literatura & Futebol você tem a oportunidade, portanto, de descobrir (ou rever, pra quem já leu) um pouco mais sobre o homem que escreveu “Na boca do túnel” e este mesmo conto em questão.

A construção de um personagem tão complexo por meio da narrativa em primeira pessoa de um técnico de futebol de time suburbano carioca é genial. Genial. Uma palavra que a gente repetiu com gosto. Você vai ver as camadas, as divagações filosóficas e, claro, grandes discussões que envolvem nossa identidade brasileira e futebolística.

Quem quiser ler antes de ouvir, utilizamos a publicação Especial Bravo! – Literatura & Futebol, um meio do caminho entre uma revista diferentona e um livro pobrezinho, e uma senhora coletânea do Sérgio Sant’Anna, o 50 Contos e 3 Novelas.

Para compreender toda a nossa admiração pelo autor e, em especial, conhecer a história do conto (indiscutível!) que escolhemos, ouça o episódio no player logo abaixo. 

Depois, se animar, comente nas nossas redes e confira os links para coisinhas mencionadas na gravação e dicas de leitura sobre o assunto.

____

Ouça o segundo episódio do Travessão

____

REFERÊNCIAS DO EP. 2

Livro mencionado
50 Contos e 3 Novelas – de Sérgio Sant’Anna (Companhia das Letras)

Livro mencionado
O Negro no Futebol Brasileiro – de Mario Filho (Mauad)

Livro mencionado
Ode a Mauro Shampoo e outras histórias da várzea (Mórula) – de Luiz Antonio Simas (Mórula)

Dica do Trucco
Trivela – matéria sobre a relação do autor com o futebol, com as aspas de que o esporte dava “caldo” e das histórias do tio que o levava aos treinos do Fluminense, entre outras!

Dica do Raul
Especial Bravo! – Literatura & Futebol – livro em que conheci o trabalho do autor, recheado de outros textos de, como a publicação mesmo diz, “craques” da escrita (da Abril)

____

__ Travessão
Literatura & Futebol
com Guilherme Trucco & Raul Andreucci

Instagram: @travessao_literatura_e_futebol

Quem chuta no Travessão | Somos uma dupla de dois. O Guilherme Trucco, com toda a sua experiência de escritor e pesquisador de literatura de futebol (e brasilidade, ressalte-se), autor de Saída Bangu (Off Flip) e Vocês vão ter que me engolir (prestes a sair pela Dolores). E o Raul Andreucci, que, também tem livros de futebol na conta, autor de A Selva do Futebol e organizador da revista contrAtaque! F.C., e cuida de duas editoras (de futebol!), a Dolores e o Ludopédio.

Qual a meta do Travessão | Programamos uma primeira temporada de seis episódios. Um por quinzena, nos principais tocadores (como o Spotify, pode ficar tranquilo! Rs!). Falamos sobre os textos de futebol, sejam contos de novatos de uma coletânea ou romances de um autor consagrado, e publicamos algo que converse com o tema na sequência na coluna do Ludopédio.

 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Guilherme Trucco

Escangalho a porosidade das palavras. Rabisco um Realismo de Encantaria e futebol. Filho de Xangô e Iemanjá.

Raul

Graduado em Jornalismo e Mestre em Ciências Sociais, ambos pela PUC-SP. Com passagens e frilas por Lance!, Folha de S.Paulo, Caros Amigos e Editora Abril. Idealizador da Dolores, um dos editores do Ludopédio e sócio da Eita.

Como citar

TRUCCO, Guilherme; ANDREUCCI, Raul. Ep. 2 – Na boca do túnel | Indiscutível, é?. Ludopédio, São Paulo, v. 147, n. 48, 2021.
Leia também:
  • 171.11

    Futebol na Literatura de Língua Alemã – Parte IX: O futebol na RDA dos anos 1960, em um romance de Erich Loest

    Marcel Vejmelka
  • 171.4

    Publicações de literatura infantil e infanto-juvenil de futebol na literatura brasileira

    Alan Francisco de Paula
  • 164.28

    Lima Barreto e a arte do mundo esférico

    Edônio Alves Nascimento